top of page
Foto do escritorRedação

Verstappen conquista a vitória do GP da Bélgica e Red Bull faz dobradinha 1-2

Max Verstappen se recuperou de uma penalidade de cinco posições na caixa de câmbio para conquistar sua oitava vitória consecutiva no Grande Prêmio da Bélgica de domingo, com o companheiro de equipe Sergio Perez aumentando as comemorações para a Red Bull ao completar uma dobradinha.

Verstappen gradualmente derrotou seus rivais em um encontro tenso de 44 voltas em Spa-Francorchamps, ficando em primeiro lugar depois que o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, começou a corrida na pole. O líder do campeonato então manteve seu carro na pista durante uma chuva no meio da corrida que ameaçou - mas não forçou - uma mudança de pneus slick para intermediários.


Perez também ultrapassou Leclerc para voltar para casa como vice-campeão, cruzando a linha de chegada cerca de 20 segundos atrás de Verstappen e dando à Red Bull seu primeiro resultado perfeito desde o Grande Prêmio de Miami em maio.


Leclerc manteve a posição final do pódio, negando o heptacampeão mundial Lewis Hamilton (que parou no final para marcar a volta mais rápida), enquanto Fernando Alonso colocou seu Aston Martin à frente da outra máquina Mercedes de George Russell para terminar em quinto.


Lando Norris inicialmente perdeu uma série de posições depois de começar a corrida com pneus médios e depois mudar para os duros, mas uma mudança para os macios quando a chuva começou a cair se mostrou inspirado e ele engoliu a competição com sua borracha aderente e acabou em sétimo.

A Aston Martin garantiu mais pontos duplos com Lance Stroll apoiando o companheiro de equipe Alonso em nono, enquanto Esteban Ocon e Yuki Tsunoda completaram os pontos em oitavo e 10º, respectivamente, por meio de uma briga tardia.

Pierre Gasly foi mais longe na corrida do que qualquer outro com um primeiro stint considerável, mas uma parada lenta quando ele finalmente boxeou atrapalhou seus esforços e o deixou em 11º na bandeira quadriculada, seguido pelos Alfa Romeos de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu. A Williams misturou-se nas posições de pagamento de pontos no início, com o FW45 mostrando uma velocidade incrível em linha reta, mas eles desapareceram conforme as diferentes estratégias de pneus slick se desenrolaram, deixando Alex Albon em 14º e Logan Sargeant em 17º.

Verstappen ultrapassou seu companheiro de equipe Perez e assumiu a liderança na Bélgica

A dupla da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, ambos impactados por penalidades pré-corrida, terminaram em 15º e 18º, respectivamente, enquanto o 16º foi para o segundo AlphaTauri de Daniel Ricciardo, que não conseguiu igualar os esforços de pontuação do companheiro de equipe Tsunoda.

Apenas 18 carros terminaram a corrida depois que um confronto na primeira curva entre o finalista do pódio da Sprint Oscar Piastri e Carlos Sainz levou os dois pilotos a desistirem - o homem da McLaren cortou a parede interna em La Source e parou na lateral da pista, e o Ferrari danos antes de ser chamado para se aposentar.

Quando os pilotos voltaram ao parque fechado, Verstappen não conseguiu esconder sua alegria ao socar o ar em comemoração pela décima vez nesta temporada, ficando a apenas uma vitória de igualar o recorde de vitórias consecutivas de Sebastian Vettel em nove corridas no processo.

Isso também significa que Verstappen agora detém uma vantagem de 125 pontos sobre Perez na classificação de pilotos , enquanto o holandês continua seu esforço para o que seria um tricampeonato mundial em recuperação.


Depois de um dia de Sprint cheio de ação e afetado pela chuva, todos os olhos estavam voltados para o céu quando o paddock da F1 se reagrupou para o evento principal, o próprio Grande Prêmio da Bélgica, com rajadas de chuva ameaçando se transformar em pancadas de chuva durante a manhã - preparando o perspectiva de outra reviravolta relacionada ao clima.

Citação chave

“Eu sabia que tínhamos um ótimo carro, era tudo sobre sobreviver na curva 1”, disse Verstappen. “Eu podia ver que tudo estava ficando muito apertado. Eu já estive nessa posição antes de mim, então eu estava tipo, 'Vou ficar fora disso', então funcionou. Acho que todos nós fizemos as ultrapassagens e movimentos certos, só fiquei um pouco preso no começo em um trem DRS. Uma vez que [estava] claro, eu poderia seguir meu próprio ritmo. Mais uma vez, muito agradável!”

Qual é o próximo

Os pilotos terão agora uma pausa de verão de quatro semanas antes da próxima parada do calendário da F1, que será em Zandvoort para o Grande Prêmio da Holanda , que acontecerá de 25 a 27 de agosto.


material do site da F1

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page