O segundo lugar para Jake Dennis em um movimentado Hankook London E-Prix foi o suficiente para vencer o ABB FIA Formula E World Championship com uma corrida de sobra, tornando-se o primeiro piloto britânico a conquistar um título mundial em casa.
Dennis sobreviveu a duas viagens perdidas no loop ATTACK MODE, forte pressão de seu rival mais próximo e polesitter Nick Cassidy (Envision Racing), bem como duas bandeiras vermelhas para se tornar o primeiro campeão mundial britânico da Fórmula E
O título é o primeiro de Andretti na Fórmula E - a equipe americana faz parte da série desde o primeiro dia - e o primeiro título mundial da FIA de Dennis.
O britânico entrou na corrida com 24 pontos de vantagem sobre Nick Cassidy, que somou três pontos antes do início da corrida ao conquistar a Pole Position para Julius Bär.
O Kiwi liderou as primeiras etapas antes de ceder o primeiro lugar ao eventual vencedor e compatriota Evans na volta 11 e o segundo lugar ao companheiro de equipe Sébastien Buemi.
Dennis já havia passado por Cassidy com uma jogada oportunista na última curva apenas algumas voltas antes, com Cassidy imediatamente lutando para contornar Andretti. A luta pelo título mundial estava em andamento.
No entanto, com Cassidy correndo em formação logo atrás de Buemi, os pilotos da Envision Racing entraram em contato. A asa dianteira de Cassidy foi deslocada, prendendo-se sob a roda dianteira esquerda. Apesar dos reparos no pit stop e do retorno à pista, Cassidy não conseguiu continuar, o que efetivamente acabou com suas esperanças de avançar do segundo lugar na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos. Boas notícias para Dennis e a equipe Avalanche Andretti.
A carroceria solta daquele confronto causou um breve período sob o safety car, amontoando o pelotão. Enquanto isso, Jake Dennis compartilhou sua exasperação pelo rádio em Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) com o alemão agarrado ao quarto lugar às custas de Dennis no Avalanche Andretti com motor Porsche enquanto a batalha pelo título das equipes esquentava.
Mas o desafio de Wehrlein também caiu no esquecimento em uma manobra pouco antes de uma bandeira vermelha para a recuperação do Nissan de Sacha Fenestraz. Ele e Jake Hughes se enredaram na curva 1, danificando o terminal Porsche do alemão.
No reinício, Evans liderou, com Dennis trabalhando para chegar ao terceiro lugar - o suficiente para selar o título como estava. Um movimento excessivamente otimista de Norman Nato (Nissan Formula E Team) na penúltima curva na volta 34 causou uma reação em cadeia atrás com vários carros incapazes de evitar o corpo a corpo, forçando outro feitiço sob condições de bandeira vermelha.
O reinício veio rapidamente com uma corrida de três voltas até a bandeira e Dennis tendo que apenas manter sua posição para garantir seu primeiro título mundial.
Diante do jubiloso apoio da casa, Dennis recebeu a bandeira quadriculada em terceiro, atrás de Evans, mas foi promovido a segundo após um pênalti para António Félix da Costa, do TAG Heuer Porsche. Sébastien Buemi (Envision Racing) completou o pódio.
Dennis foi coroado Campeão Mundial de Pilotos com 213 pontos, com Evans com 176, incapaz de alcançá-lo com uma rodada da temporada de 16 corridas restante, a segunda da rodada dupla do Hankook London E-Prix de 2023.
O Campeonato Mundial de Equipes chegará à corrida final com a Envision Racing apenas oito pontos à frente de seu fornecedor de motores de fábrica, a Jaguar TCS Racing. A TAG Heuer Porsche Formula E Team está em terceiro com uma mudança matemática de primeiro lugar.
Jake Dennis, nº 27, equipe Avalanche Andretti Formula E, disse:
“Estou sem palavras, honestamente. Significa muito para mim, os meninos de pé lá fora, tivemos tudo jogado em nós, honestamente, parecia que todos estavam competindo contra nós - mas Jesus Cristo, acabamos de nos tornar campeões mundiais! Estou muito feliz por mim, pela equipe, por todos - nós merecemos muito isso.
“Só cheguei a este campeonato há três anos, quase ganhámos no ano de estreia mas agora para voltar e ter o ano que tivemos, quebrando todos os recordes de pódio. Tornar-se campeão mundial é alucinante, eu realmente não pensei que isso pudesse acontecer neste ano, mas todo o crédito aos meus meninos. Eu os amo tanto, eles me deram um foguete absoluto o ano todo, isso é o mínimo que eu poderia fazer por eles.
Eu também pude ouvir os fãs, é absolutamente incrível compartilhar esse momento com eles. Minha mãe está por aí em algum lugar, é incrível para ela. Campeão mundial - estou simplesmente maravilhado.”
Michael Andretti, CEO e presidente da Andretti Autosport, disse:
"Foi insano, acho que basicamente explica o que é a Fórmula E, você nunca sabe até a última volta. Mesmo nas duas últimas voltas, estávamos prendendo a respiração. Não posso agradecer à equipe o suficiente, aguentando todos esses anos para finalmente chegar ao topo do pódio para um campeonato. Quero agradecer à Porsche, o trem de força deles foi fantástico, eles tiveram um ano incrível com ele e também ao nosso patrocinador Avalanche. Mas principalmente toda a equipe, eles trabalharam duro e realmente merecem esta vitória."
A corrida final da 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship é amanhã (domingo). A segunda corrida do Hankook London E-Prix de 2023 é a Rodada 16 e conclui uma temporada que começou na Cidade do México, seguida por Diriyah, Hyderabad, Cidade do Cabo, São Paulo, Berlim, Mônaco, Jacarta, Portland, Roma e Londres.
Comments