O piloto da Red Bull, Max Verstappen, começará o Grande Prêmio de Mônaco da pole position depois de terminar em primeiro lugar em uma hora de qualificação sem fôlego no circuito de Monte Carlo, superando Fernando Alonso, rival da Aston Martin, e Charles Leclerc, da Ferrari.
Em uma disputa pela pole que não contou com o companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, que caiu no Q1, vários pilotos tiveram períodos no topo das tabelas de tempos em meio a uma sequência de voltas que deixou os fãs à beira de seus assentos.
Com Alonso na pole provisória, foi necessário um grande esforço de 1m 11.365s de Verstappen para garantir o P1, negando ao espanhol o que seria sua primeira pole desde a temporada de 2012 por pouco menos de um décimo de segundo.
Alonso, no entanto, conseguiu uma vaga na primeira linha, seguido pelo favorito da casa Leclerc e o alpino de Esteban Ocon, que fez uma volta impressionante para levar a melhor sobre Carlos Sainz na outra Ferrari.
Lewis Hamilton se recuperou de seu acidente no treino final e nas fases desalinhadas do Q1 e Q2 para terminar em sexto no Mercedes W14 revisado, seguido pelo segundo Alpine de Pierre Gasly e companheiro de equipe George Russell
Yuki Tsunoda alcançou sua segunda participação no terceiro trimestre da temporada a caminho da nona posição, com Lando Norris fechando os 10 primeiros lugares, apesar de ter encontrado barreiras no segmento do segundo trimestre.
Enquanto Norris avançou para o Q3, Piastri ficou de fora do outro McLaren, terminando em 11º à frente de Nyck de Vries – que registrou o melhor resultado de qualificação de sua passagem pelo AlphaTauri até o momento em 12º – Alexander Albon da Williams, Lance Stroll da Aston Martin e Alfa Romeo. Valtteri Bottas.
Logan Sargeant perdeu pouco mais de meio décimo em sua busca pelo Q2, com o americano sendo o primeiro a perder o corte em 16º, seguido por Kevin Magnussen – cuja sessão de FP3 foi impactada por problemas hidráulicos – e Nico Hulkenberg em uma dupla saída do Q1 para Haas.
Zhou Guanyu terminou a qualificação na 19ª posição, apesar de ter liderado a tabela de tempos durante uma movimentada fase de abertura, com o acidente precoce de Perez saindo de Sainte Devote deixando-o no final da ordem e enfrentando um grande desafio para marcar pontos no domingo.
CITAÇÃO DO POLE
“Sim, estou muito feliz”, disse o pole position Verstappen. “Sabíamos que seria um pouco difícil para nós neste fim de semana, para juntar tudo. Ontem não foi o melhor começo, mas acho que continuamos melhorando e melhorando.
“Na classificação, você precisa fazer tudo e arriscar tudo. Meu primeiro setor não foi ideal na última volta, acho que a Curva 1 foi um pouco cautelosa, mas depois percebi que estava atrás, então no último setor dei tudo de mim e cortei algumas barreiras…
“Precisamos de uma largada limpa [para a corrida]. A curva 1 é curta. Quero dizer, em Mônaco, muitas coisas podem acontecer – Safety Car, chuva, o que você quiser, sempre há um pouco de caos envolvido. Acho que em termos de ritmo de corrida o carro é rápido, então esse não é o problema, mas só precisamos mantê-lo limpo e calmo.”
A CORRIDA
O Grande Prêmio de Mônaco de 2023 está programado para começar às 10h, horário de Brasília, no domingo.
Comments