top of page

Verstappen supera o caos do tempo chuvoso e vence em casa

Max Verstappen converteu a pole position em vitória no Grande Prêmio da Holanda pelo terceiro ano consecutivo, navegando em um encontro cheio de ação e sob chuva para receber a bandeira quadriculada à frente de Fernando Alonso e Pierre Gasly e empatar com Sebastian Vettel no nove vitórias sucessivas na F1

Tudo começou com rajadas de chuva antes do início da corrida, que dramaticamente se transformaram em uma chuva na primeira volta, gerando estratégias divididas para cima e para baixo na ordem, enquanto Verstappen liderava um grupo de pilotos que inicialmente ficaram de fora com slicks e seu companheiro de equipe Perez liderou um grupo nos boxes para enfrentar os intermediários.


O que se seguiu foi uma fase de abertura frenética, com aqueles que mudaram cedo para intermediários ganhando destaque, enquanto aqueles que permaneceram mais tempo com slicks perderam um monte de posições, antes da chuva diminuir e a pista secar gradualmente.


Com as Red Bulls executando as estratégias alternativas mencionadas acima, foi Perez quem liderou quando a corrida se acalmou, enquanto Verstappen caiu para quarto – atrás de Zhou Guanyu e Gasly – e teve trabalho a fazer para recuperar o P1.


Depois de conseguir fazer isso com um ritmo muito superior, Verstappen parecia pronto para uma corrida clara até a bandeira quadriculada e a vitória em uma pista seca, apenas para que mais chuva chegasse ao radar e atingisse a pista com força no etapas finais.

Isso levou a outra agitação na atividade do pit lane e a uma bandeira vermelha após a queda de Zhou, trazendo uma corrida de sete voltas até a bandeira quando a ação recomeçou e servindo como um último teste para o atual bicampeão mundial Verstappen superar.


Superá-lo Verstappen fez isso enquanto manteve a calma no reinício escorregadio e administrou a diferença para Alonso e Perez com desenvoltura, confirmando seu triunfo suado e igualando o recorde de vitórias de Vettel que se mantém desde a temporada de 2013.


O segundo lugar de Alonso marcou seu primeiro pódio desde o Canadá, há mais de dois meses, enquanto Perez cruzou a linha em terceiro, mas foi punido com uma penalidade de cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane, promovendo um encantado Gasly ao pódio.


Perez teve que se contentar com o quarto lugar após sua sanção, seguido pela Ferrari de Carlos Sainz e pela Mercedes de Lewis Hamilton, que se envolveram em uma briga tardia e violenta, com Lando Norris, Alex Albon, Oscar Piastri e Esteban Ocon completando os pontos.

Lance Stroll perdeu por pouco um resultado entre os 10 primeiros no outro Aston Martin, seguido por Nico Hulkenberg, o estreante na F1 Liam Lawson e Kevin Magnussen – o piloto da AlphaTauri recebeu uma penalidade de 10 segundos por impedir o dinamarquês no pit lane.


Deixando esse momento de lado, foi um forte desempenho de estreia para o neozelandês de 21 anos, que por outro lado ficou longe de problemas e manteve o carro na pista, terminando três posições atrás do companheiro de equipe Yuki Tsunoda, que levou cinco segundos. sua própria penalidade por causar uma colisão com George Russell.


Valtteri Bottas foi o único Alfa Romeo a terminar após a queda de Zhou, tirando 15º de Tsunoda e Russell, este último perdendo o que teria sido uma pontuação por pontos após contato com Norris durante a corrida final até a bandeirada.


Juntando-se a Zhou nos bastidores estavam Charles Leclerc devido a danos sofridos na primeira volta que se revelaram demasiado desafiantes para correr, e Logan Sargeant, que seguiu a sua queda na qualificação com outra manobra pesada.

Citação chave

“É incrível”, disse o vencedor da corrida Verstappen. “Também hoje não nos facilitaram com o tempo, fazer sempre as chamadas certas. Estou incrivelmente orgulhoso. Já tive arrepios quando tocaram o hino nacional antes da largada. Mesmo com todo o mau tempo, a chuva, os fãs ainda estavam empenhados, então era uma atmosfera incrível.”


Qual é o próximo

A próxima parada no calendário da F1 de 2023 será Monza, no fim de semana do Grande Prêmio da Itália , que acontece de 1 a 3 de setembro.


Matéria traduzida do site oficial

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page