top of page

Sainz faz a Pole em Monza superando Verstappen e Leclerc

Carlos Sainz saiu na frente no final de uma emocionante hora de qualificação para o Grande Prêmio da Itália, quando o piloto da Ferrari levou a melhor sobre Max Verstappen, da Red Bull, e seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, para garantir sua primeira pole position da temporada.

Sainz liderou após as primeiras voltas do Q3, mas as melhorias de Verstappen e Leclerc significaram que o espanhol precisava de outro ganho para completar o trabalho – 1m 20,294s dando-lhe o primeiro lugar por pouco mais de um centésimo de segundo.


Verstappen e Leclerc tiveram que se contentar com o segundo e terceiro, com menos de um décimo de segundo cobrindo as três primeiras posições, enquanto George Russell, da Mercedes, venceu o outro Red Bull, Sergio Perez, pela posição de “melhor do resto”.


Houve alguma preocupação para a Ferrari no início da sessão, já que Sainz e Leclerc ficaram sob os holofotes por potencialmente não seguirem as instruções do Diretor de Corrida em relação ao tempo máximo de volta, mas os comissários confirmaram que não haveria mais ação assim que a disputa da pole terminou. .


Alex Albon produziu outra excelente exibição de qualificação para terminar em sexto para a Williams, enquanto a dupla da McLaren Oscar Piastri e Lando Norris imprensaram Lewis Hamilton nas posições sete a nove, e Fernando Alonso, da Aston Martin, completou os 10 primeiros lugares.


AlphaTauri esteve perto de chegar ao Q3 em casa, mas acabou tendo que se contentar com o 11º lugar com Yuki Tsunoda e o 12º com Liam Lawson, este último continuando a se aproximar de seu companheiro de equipe após um início sólido de sua carreira na F1 na Holanda.


Nico Hulkenberg foi o mais rápido dos pilotos da Haas a caminho da 13ª posição, com Valtteri Bottas da Alfa Romeo e Logan Sargeant da Williams – através de um erro caro na sua última volta – os outros pilotos a desistirem na Q2.


Zhou Guanyu perdeu por pouco um lugar no Q2 no outro Alfa Romeo depois de perder um tempo de volta por exceder os limites da pista, deixando-o em 16º, enquanto a Alpine seguiu o pódio em Zandvoort com uma dupla eliminação surpresa na fase de abertura – Pierre Gasly levando 17º depois do companheiro de equipa Esteban Ocon ter vivido um momento selvagem na chicane de Ascari.

As duas últimas vagas no grid para a corrida de domingo vão para o Haas de Kevin Magnussen e o Aston Martin de Lance Stroll, que sentiram os efeitos de perder o TL1 para dar ao piloto reserva Felipe Drugovich uma corrida no AMR23 e depois ficar de fora a maior parte do TL2. em meio a questões técnicas.


Citação chave

“Foi uma qualificação muito intensa, especialmente no Q3, onde todos nós três lutamos – estávamos muito, muito no limite”, disse o pole Sainz depois de saltar do carro e receber os aplausos dos fãs apaixonados da Ferrari. “Naquela última volta, eu sabia que tinha algum tempo de volta em Ascari e Parabólica. Fui em frente e deu certo, graças a Deus, porque dei muito força naquela última volta!” Carlos Sainz

Qual é o próximo

O Grande Prêmio da Itália de 2023 está programado para começar às 10h, horário de Brasília, no domingo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page