Frederik Vesti conquistou a quinta vitória da temporada, partindo do sexto lugar do grid, em uma disputada Monza Sprint Race.
O piloto da PREMA Racing manteve Victor Martins sob controle nas voltas finais, depois que um Safety Car no final da corrida tirou sua liderança. Richard Verschoor, da Van Amersfoort Racing, completou o pódio, negando ao líder do Campeonato, Théo Pourchaire, uma visita ao pódio.
COMO ACONTECEU O polesitter Ralph Boschung ficou na defensiva imediatamente e travou na primeira curva, atravessando a estrada de fuga e caindo para quarto. Tendo ficado com três de largura com os suíços, Verschoor e Vesti lutaram pela liderança na curva 2, mas foi o piloto da PREMA quem conseguiu avançar na curva 3 para chegar à frente do pelotão.
Houve contato entre Zane Maloney e Amaury Cordeel através de Ascari na primeira volta e o piloto da Invicta Virtuosi Racing parou, exigindo uma intervenção antecipada do Safety Car. De volta às condições de corrida na volta 5, Vesti conseguiu o reinício necessário para manter a liderança, enquanto Boschung caiu fora do top 10 com seus pneus médios fortemente furados
Pourchaire subiu para sexto com uma ultrapassagem sobre o compatriota Isack Hadjar na curva 1 da volta 6, com o objetivo de se aproximar de seu rival pelo título na liderança. Duas voltas depois, Martins, companheiro de equipe do ART Grand Prix, estava em movimento, conquistando o terceiro lugar de Kush Maini com um mergulho de frenagem tardia para o interior da primeira curva. Mais para trás e Pourchaire contornou Jak Crawford na Curva 4 para reivindicar a quinta posição.
Na volta 10, Martins abriu caminho para a faixa DRS de Verschoor à frente. Na volta 12 e freando tarde, o francês fez outra investida para ficar em segundo, voltando seu foco para o líder Vesti. No entanto, a liderança do dinamarquês foi imediatamente anulada depois que Roy Nissany rodou na Curva 4 e trouxe o Safety Car mais tarde na mesma volta.
Vesti lançou-se a meio da última curva para iniciar a corrida na volta 16, conseguindo novamente manter a liderança. Pourchaire defendia o quinto lugar de Crawford na Curva 4, mas pegou Maini de surpresa com uma manobra de frenagem tardia para garantir o quarto lugar do piloto da Campos Racing.
Embora o Safety Car tenha eliminado a vantagem de Vesti, o dinamarquês manteve a liderança, apesar de Martins se manter dentro do alcance do DRS, já que os quatro primeiros estavam separados por apenas dois segundos. Uma série de voltas mais rápidas do piloto da ART não foi suficiente para alcançar Vesti durante uma volta final tensa, e o júnior da Mercedes garantiu sua quinta vitória em 2023, à frente de Martins e Verschoor.
Pourchaire conquistou pontos importantes no P4 à frente de Maini em quinto para Campos. Hadjar e Crawford lutaram pelo sexto lugar na última volta, mas ambos foram eliminados do top 10 com penalidades de cinco segundos por deixarem a pista e ganharem e ultrapassarem os limites da pista, respectivamente. Oliver Bearman, Arthur Leclerc e Roman Stanek lucraram, completando os pontos em sexto, sétimo e oitavo lugares respectivamente.
CITAÇÃO CHAVE - Frederik Vesti, PREMA Racing “P1 na Sprint Race em Monza. Honestamente, é tão bom estar de volta ao pódio. As últimas rodadas foram muito difíceis para mim, então esta é uma ótima maneira de me recuperar. Pronto para avançar amanhã na Feature Race.”
A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO A diferença no Campeonato de Pilotos desce para nove pontos, embora Théo Pourchaire mantenha a liderança com 175 pontos contra 166 de Frederik Vesti. Ayumu Iwasa não conseguiu terminar, mas permanece em terceiro na classificação com 134. Victor Martins sobe para a quarta posição, agora em 131 com Jack Doohan em quinto em 130.
Na classificação por equipes, a ART Grand Prix amplia sua vantagem na liderança, passando para 306 contra 271 da PREMA Racing. Rodin Carlin permanece em terceiro com 200 pontos.
A PROXIMA ETAPA A penúltima corrida especial da temporada começa às 04h55, horário de Brasília. Théo Pourchaire sai da pole position com o piloto da ART Grand Prix buscando carimbar sua autoridade na batalha pelo Campeonato de Pilotos. -Matéria traduzida do site oficial
Comments