top of page

Matheus Comparatto domina última corrida do ano da F4 Brasil e leva o vice-campeonato

Fefo Barrichello faz bela ultrapassagem sobre Luan Lopes e chega em segundo. Campeão Vinícius Tessaro é o quinto


Com uma corrida dominadora na manhã de domingo, Matheus Comparatto, campeão entre os estreantes na BRB Fórmula 4 Brasil, venceu a última prova da temporada da categoria de base e também levou o vice-campeonato no geral. O piloto da OAKBERRY Bassani F4 assumiu a ponta na largada e abriu uma vantagem segura para não ser ameaçado.


Após uma bela disputa com Luan Lopes, Fefo Barrichello, piloto da Cavaleiro Sports, fez uma bela ultrapassagem na freada para o S do Senna e assumiu a segunda posição. Luan Lopes, da TMG Racing, completou o pódio em terceiro. Álvaro Cho, companheiro de Lopes e que ainda estava na briga pelo vice-campeonato, chegou em quarto e terminou em terceiro na temporada de 2023.


O campeão Vinícius Tessaro, da também campeã Cavaleiro Sports, terminou na quinta posição. Natural de Formosa, em Goiás, e vivendo atualmente em Brasília, ele tem 16 anos e é um dos expoentes da F4 Brasil. Começou no kart em 2014 e foi Campeão Brasileiro (Mirim e Júnior Menor) e da Copa Brasil (Mirim). Ainda no kartismo adicionou ao currículo as conquistas do SKUSA Super Nationals, campeão Sul-Brasileiro e bicampeão Brasileiro da Rotax Junior Max. Aos 11 anos, em 2018, o piloto venceu o Capacete de Ouro e em 2022, Tessaro migrou para a F4 Brasil. Em 2023, liderando o campeonato desde a primeira corrida, o goiano registrou seis vitórias, três pole positions, nove voltas mais rápidas e nove presenças no pódio em 17 corridas disputadas até o momento.


A corrida

Antes mesmo da largada, Rafaela Ferreira rodou no momento do alinhamento no grid, mas conseguiu voltar à posição. Na briga pelo vice-campeonato, Matheus Comparatto fez valer a pole-position, saltou bem e manteve a ponta antes mesmo da primeira curva, seguido por Luan Lopes, Fefo Barrichello e Álvaro Cho. O campeão antecipado Vinicius Tessaro vinha em quinto.

Mesmo com apenas dois pneus novos, Comparatto conseguia se manter à frente, mesmo com os rivais mais próximos com jogos inteiros zerados. Na segunda volta, ele já tinha uma vantagem de seis décimos em relação a Lopes, que vinha sendo muito pressionado por Fefo Barrichello.


Na quinta volta, Fefo tentou a ultrapassagem sobre Lopes na freada para a primeira perna do Pinheirinho, mas teve a porta fechada. Enquanto isso, Álvaro Cho, ainda vivo na briga pelo vice-campeonato, tentava se aproximar dessa disputa para tentar ameaçar o rival Comparatto, que liderava a corrida com tranquilidade a essa altura.


A pressão de Fefo Barrichello surtiu efeito no início da sétima volta. Com uma bela manobra na freada para o S do Senna, ele conseguiu superar Luan Lopes e assumiu a segunda posição da corrida. Com isso, passou a ter pista livre para tentar se aproximar de Matheus Comparatto, líder da prova.


Na 12ª volta, Rafaela Ferreira acabou recolheu o carro na tomada do Laranjinha, mas não provocou a entrada do safety car. Enquanto isso, Nelson Neto se defendia com afinco da pressão de João Tesser na briga pelo sexto lugar.


Fefo Barrichello se aproximou de Matheus Comparatto na penúltima volta. Mas o piloto da OAKBERRY Bassani F4 se manteve à frente mesmo com pneus em piores condições e venceu a última corrida da temporada, com Fefo em segundo e Luan Lopes fechando o pódio. Álvaro Cho foi o quarto e o campeão Vinícius Tessaro terminou em quinto.


BRB Fórmula 4 Brasil - Corrida 3:

1. Matheus Comparatto

2. Fernando Barrichello

3. Luan Lopes

4. Álvaro Cho

5. Vinicius Tessaro

6. Nelson Neto

7. João Tesser

8. Alexandre Machado

9. Lucca Zucchini

10. Arthur Pavie

11. Cecília Rabelo

12. Rafaela Ferreira

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page