Em dia repleto de emoção e reviravoltas, competidores triunfaram no autódromo que comemora 50 anos neste final de semana
O Autódromo Internacional de Goiânia presenciou neste sábado (27), duas corridas do BRB Fórmula 4 Brasil, campeonato certificado pela FIA e motorizado pela Abarth, que foram dignas da comemoração dos 50 anos da pista de 3.835 metros. Alvaro Cho e Ethan Nobels tiveram vitórias de “cinema” na quarta etapa do ano, com muita emoção e indefinição até os últimos momentos de prova.
Alvaro Cho, vencedor da Corrida 1, prova que abriu o sábado de velocidade em Goiânia, conquistou sua terceira vitória do ano. O piloto da TMG Racing largou da quarta colocação e, após escalar até a segunda posição já na largada, fez um jogo de pressão sobre o companheiro de equipe e até então líder da prova, Arthur Pavie.
Já Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports, faturou a segunda prova do dia após vencer o duelo com Cho, realizando boas defesas. O vencedor, que faz parte dos estreantes de 2024, triunfou pela segunda vez no ano.
No lugar certo e na hora certa — Pole-position, Pavie vinha em um bom ritmo após uma largada limpa. Porém, uma escapada na volta 8 fez o brasiliense cair para a última posição e ver a chance de vencer ir pelos ares. Por outro lado, Cho tirou proveito da situação e, bem posicionado, assumiu a liderança e rumou para cravar sua terceira vitória em 2024.
Na esteira do incidente com Pavie, Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4) subiu para a segunda colocação e consolidou mais um pódio na temporada, enquanto Rafaela Ferreira (TMG Racing) fechou a prova em terceiro lugar. Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports), que precisou enfrentar Ciro Sobral (TMG Racing) por diversas vezes durante a corrida, conseguiu o quarto lugar. Já a quinta posição ficou com o argentino Gino Trappa (Oakberry Bassani F4), que também foi o vencedor rookie.
“Goiânia é uma pista difícil e o ideal é nunca andar muito atrás. Faz parte da disputa pressionar o adversário. O Pavie acabou cometendo um deslize e eu aproveitei. Fico triste por ele, mas corrida é corrida”, disse o vencedor da manhã no Planalto Central.
Defesas implacáveis — Já a Corrida 2 trouxe Pepê Souza para puxar a fila do grid após a inversão dos oito primeiros colocados da prova anterior. A largada foi extremamente disputada, com mais de três carros brigando pela primeira posição ainda na reta principal. Ethan Nobels levou a melhor.
O piloto de nacionalidade belga abriu vantagem, de modo que o pelotão se dispersou. No meio do grid, competidores como Gui Favarete, Rogério Grotta e Arthur Pavie buscavam se recuperar do prejuízo da Corrida 1 e protagonizaram ultrapassagens.
Cho, que vinha em segundo, começou a diminuir a distância para Nobels nos dez minutos finais de prova. O piloto da TMG passou a estudar o melhor momento para tentar tomar a liderança do adversário. Os dois protagonizaram uma interessante batalha, mas Nobels conseguiu dar uma aula de direção defensiva.
Nobels seguiu administrando a vantagem até receber a bandeirada na frente. Cho ficou a menos de meio segundo atrás, enquanto Ciro Sobral, também da TMG Racing, fechou o pódio após segurar as investidas do argentino Gino Trappa. Matheus Comparatto fechou o top-5.
“O Alvaro estava bem rápido desde o começo e eu consegui segurar ele, tivemos até boas disputas. Também consegui administrar bem os pneus. Foi muito bom, e estou muito feliz. Essa corrida foi muito difícil, então vencer foi muito legal”, comentou o piloto do carro #12 abastecido pela Gasolina Podium da Petrobras, assim como todos os outros do grid do F-4 Brasil.
A categoria-escola continua sua programação no fim de semana com a Corrida 3, que abre as atividades no Autódromo Internacional de Goiânia neste domingo às 8h50. A prova vai encerrar a etapa que marca a metade do campeonato 2024.
A temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.
Comments