top of page

Hamilton surpreende e marca a Pole em Budapeste para o GP da Hungria

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, conquistou sua primeira pole position desde os estágios finais da temporada de 2021 com um desempenho brilhante na qualificação no Grande Prêmio da Hungria, levando a melhor sobre Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren, no final de uma hora de qualificação ultra apertada.

Em uma sessão que viu a 'Alocação Alternativa de Pneus' da Pirelli em jogo, que impôs pneus duros para o Q1, pneus médios para o Q2 e pneus macios para o Q3, Hamilton navegou pelas precárias trocas de abertura para chegar ao top 10, onde conquistou sua primeira pole em 34 eventos (Arábia Saudita 2021).


A melhora de Hamilton em sua segunda corrida rebaixou Verstappen - que não conseguiu encontrar mais tempo - para segundo por apenas 0,003s, com Norris oito centésimos atrás em terceiro, apoiado pelo companheiro de equipe estreante Oscar Piastri em outra exibição forte da McLaren.


Zhou Guanyu foi outra estrela da qualificação ao terminar em quinto lugar, seguido pela liderança da Ferrari de Charles Leclerc e seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que destacou o forte ritmo da Alfa Romeo no sinuoso circuito de Hungaroring.


Fernando Alonso e Aston Martin tiveram que se contentar com a oitava posição, enquanto Sergio Perez finalmente conseguiu encerrar sua fase difícil de desempenhos na qualificação, embora tenha ficado apenas em nono em seu Red Bull, com Nico Hulkenberg como o último vice-campeão do Q3.


Carlos Sainz não conseguiu se juntar ao companheiro de equipe da Ferrari, Leclerc, no Q3, pois perdeu por pouco o corte em 11º, seguido por Esteban Ocon, da Alpine, e o retornado da F1, Daniel Ricciardo, que conquistou um respeitável 13º lugar para AlphaTauri – último na classificação de construtores – durante sua primeira sessão competitiva desde que voltou a correr.


Também incapaz de seguir seu companheiro de equipe na disputa da pole foi Lance Stroll, que terminou em 14º no segundo do Aston Martins, tendo sido provisoriamente o último na fase Q2 antes de Pierre Gasly da Alpine perder um tempo de volta e cair para 15º.

Uma sessão de Q1 repleta de ação viu uma eliminação dramática para George Russell, que perdeu a temperatura dos pneus antes de sua última tentativa, quando foi forçado a desacelerar para encontrar uma posição na pista e ficar longe dos pilotos que se aproximavam em voltas rápidas - deixando-o em 18º lugar no dia da corrida.


O piloto da Williams, Alex Albon, perdeu o corte do Q2 em 16º, com Yuki Tsunoda ultrapassado pelo novo companheiro de equipe Ricciardo a caminho de 17º, enquanto Kevin Magnussen na segunda máquina Haas e o novato Logan Sargeant no outro FW45 – que cometeu um erro em sua última volta – fecharam a retaguarda.


Confira o grid de largada:

Release oficial do site da F1 (matéria traduzida)





Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page