Josep María Martí provou que não há lugar como a sua casa, ao garantir a sua primeira vitória na corrida especial de Fórmula 3 na corrida caseira dele e da Campos Racing . O espanhol largou da pole e manteve tudo sob controle para conquistar a terceira vitória na temporada e se colocar na luta pelo título.
Franco Colapinto voltou ao pódio pela primeira vez desde a Sakhir Sprint Race, mas não conseguiu alcançar Martí para a vitória após uma ultrapassagem no meio da corrida para o segundo lugar. A consistência de Dino Beganovic continuou enquanto ele conquistou confortavelmente o terceiro lugar.
COMO ACONTECEU Apesar de conseguir um forte lançamento da pole, Martí foi forçado a mergulhar imediatamente para dentro para cobrir Taylor Barnard. Impressionando em sua primeira largada na primeira linha e se beneficiando do vácuo, o piloto da Jenzer Motorsport tentou contornar o lado de fora, mas teve que sair pela estrada de fuga, voltando em segundo. Depois de marcar seu primeiro pódio na Sprint Race, a corrida de Luke Browning terminou cedo na primeira volta. O contato com Leonardo Fornaroli na curva 4 deixou o # 16 Hitech Pulse-Eight subindo com a suspensão quebrada para trazer o Safety Car.
Martí optou por dar o salto no início da volta 7, tentando se afastar de Barnard na curva 12. O britânico estava em Campos logo após o reinício, mas não conseguiu manter o ritmo, saindo do alcance do DRS na volta 10.
Barnard começou a cair constantemente na ordem, enquanto Colapinto e Beganovic passavam pelo Jenzer ao longo da reta principal em voltas consecutivas com DRS. Gabriel Bortoleto abriu caminho na volta 17, mas Barnard tentou revidar na curva 2. Isso abriu a porta para Aron passar voando, freando tarde na descida na curva 5.
Um erro na última curva deu a Mari Boya e Sebastián Montoya a oportunidade de atacar. Enquanto o piloto da MP Motorsport passava, Barnard reagiu, mergulhando no interior do piloto do Hitech Pulse-Eight para recuperar o oitavo lugar momentaneamente antes de uma investida tardia de Montoya travar.
Na batalha pelos pontos finais, o vencedor da Sprint Race, Zak O'Sullivan, fez uma ambiciosa tentativa de ultrapassagem em Oliver Goethe por fora da curva 13. Colocou a dupla em três de largura com Grégoire Saucy no início da volta 19. Embora ambos os Os pilotos da PREMA Racing e ART Grand Prix conseguiram passar, o # 8 ART furou após o menor contato com a asa dianteira do Trident. Saucy caiu para o final do pelotão, enquanto Goethe recebeu uma penalidade de 10 segundos por causar uma colisão.
Na frente, ninguém podia negar a Martí e à torcida os festejos, com o espanhol chegando à bandeira quadriculada com 4,4 segundos de vantagem sobre Colapinto e Beganovic.
Bortoleto alcançou resultados consecutivos em P4, à frente de Aron e do herói da casa, Boya. Montoya garantiu o sétimo lugar à frente de O'Sullivan, depois que o júnior da Williams rebaixou Barnard para P9 com uma passagem na penúltima volta. A penalidade de tempo de Goethe promoveu Christian Mansell à posição de pontos finais.
FRASE DO VENCEDOR – Josep María Martí, Campos Racing
“Acabei de ganhar minha primeira Feature Race aqui em casa, então estou muito feliz com isso. Obviamente, fizemos uma ótima corrida, tivemos que controlar Taylor no começo e, depois do reinício do Safety Car, tive que controlá-lo novamente por um tempo. De repente, olhei em meus espelhos, olhei de novo e Franco estava lá.
“Tive de gerir o meu ritmo a partir daí, tentar manter os meus pneus em bom estado antes do final porque realmente não sabia o que o Franco estava a fazer com os seus pneus, com ele nunca se sabe. Eu estava apenas tentando fazer o meu melhor, obter o meu melhor tempo de corrida e correu perfeitamente, muito feliz com o resultado e um grande obrigado à equipe.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO O Bortoleto segue na liderança do Campeonato de Pilotos, com 92 pontos confortáveis. A vitória disparou Martí do sexto para o segundo lugar com 68 pontos, sete pontos à frente de Beganovic em terceiro. Gabriele Minì não conseguiu somar pontos e caiu para quarto, com Aron agora dois atrás do italiano com 54 pontos.
A PREMA Racing ultrapassou seus compatriotas Trident no topo da classificação por equipes com 156 pontos, com uma vantagem de cinco pontos. Hitech Pulse-Eight permanece em terceiro com 117, enquanto Campos Racing e MP Motorsport ultrapassam ART Grand Prix em quarto e quinto, com 73 e 62 pontos, respectivamente.
A PROXIMA ETAPA O campo da Fórmula 3 tem uma pequena pausa antes de uma corrida movimentada de quatro fins de semana de corrida em cinco semanas. A ação começa com a Rodada 6 e uma visita a Spielberg de 30 de junho a 2 de julho.
Commenti