top of page

Verstappen de pole, volta mais rápida e vitória na Espanha

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, teve outro desempenho de comando rumo à vitória no Grande Prêmio da Espanha de domingo, levando para casa as máquinas Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell, com o companheiro de equipe Sergio Perez em quarto.

Verstappen controlou a corrida do semáforo até a bandeira quadriculada para conquistar sua quinta vitória na temporada de 2023 e seu terceiro triunfo no Circuito de Barcelona-Catalunha, aumentando ainda mais sua liderança na classificação do campeonato.

A Mercedes teve uma exibição muito melhor para subir ao pódio duplo, com Hamilton sobrevivendo a um confronto na primeira volta com Lando Norris da McLaren e superando uma batalha inicial com Carlos Sainz da Ferrari, e Russell subindo do 12º no grid com uma série de ultrapassagens.


Perez apresentou uma recuperação sólida - depois de largar em 11º - para terminar em quarto, perdendo apenas o último lugar do pódio para Russell após uma corrida final, com Sainz completando os cinco primeiros, tendo caído da ponta afiada conforme a corrida se desenvolvia.


Após o heroísmo do pódio em Mônaco na última vez, Esteban Ocon teve que se contentar com a oitava posição, enquanto uma penalidade de cinco segundos dada a Yuki Tsunoda – por forçar Zhou Guanyu a sair da pista – significou que o piloto da Alfa Romeo e o outro alpino de Pierre Gasly completou os pontos.


Charles Leclerc também ganhou uma vaga com a sanção de Tsunoda, mas não conseguiu garantir um ponto após mudanças no atacado em sua pós-qualificação da Ferrari – e sua primeira saída do Q1 desde o Grande Prêmio de Mônaco de 2019 – o viu largar do pit lane.

Tsunoda ficou à frente de Oscar Piastri, da McLaren, e do companheiro de equipe AlphaTauri, Nyck de Vries, que foi o primeiro dos pilotos uma volta atrás de Verstappen, seguido por Nico Hulkenberg, da Haas, e o líder Williams, de Alex Albon.


Norris foi forçado a ir para os boxes para uma nova asa dianteira após seu incidente com Hamilton na largada e teve uma corrida solitária para 17º, com as outras máquinas Haas, Alfa Romeo e Williams de Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Logan Sargeant fechando a retaguarda.


A vitória de Verstappen significa que a Red Bull continua invicta na campanha, com o atual bicampeão mundial – que também ganhou o bônus de volta mais rápida – ficando 53 pontos à frente do rival mais próximo Perez na corrida pelo título de pilotos.


CITAÇÃO CHAVE

“É um grande prazer pilotar com um carro como este”, disse o vencedor da corrida, Verstappen, depois de pular do carro. “Uma vitória aqui, é incrível. Foi um fim de semana forte de mim, da equipe. Espero que possamos continuar assim!”

QUAL É O PRÓXIMO?

A próxima parada no calendário da F1 de 2023 será o Circuito Gilles-Villeneuve de Montreal para o fim de semana do Grande Prêmio do Canadá , que acontece de 16 a 18 de junho.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page