top of page

F2 - Verschoor consegue a redenção de Spielberg em voltas finais frenéticas

Depois de ser desqualificado da vitória da Spielberg Feature Race no ano passado, não havia como negar Richard Verschoor desta vez, pois ele conquistou o primeiro lugar. Na estratégia alternativa de 11º, o holandês deu aos torcedores de laranja muito o que comemorar, garantindo a primeira vitória da Van Amersfoort Racing na FIA Fórmula 2.

Ayumu Iwasa fez outra investida estelar para vencer o rival do campeonato Frederik Vesti pelo segundo lugar, com o piloto da PREMA Racing fechando o pódio.

COMO ACONTECEU De segundo da grelha, Vesti conseguiu a melhor largada no semáforo, arrancando imediatamente a liderança ao pole position Victor Martins. O piloto da ART também perdeu para o companheiro de equipe Théo Pourchaire na curva 1, e suas primeiras lutas continuaram.

Kush Maini foi muito tarde no freio para tirar o terceiro lugar do francês na curva 3. No entanto, ambos perderam rapidamente quando Jack Doohan moveu sua Invicta Virtuosi Racing passando pela dupla na curva seguinte.


Depois de recuperar cinco posições sozinho na primeira volta, Iwasa subiu para o nono na volta 6. Amaury Cordeel espremeu Dennis Hauger na grama saindo da curva 1, deixando a porta aberta para Iwasa ultrapassar os dois.

Martins acabou retribuindo o favor a Maini, repassando o piloto da Campos Racing para o terceiro lugar na volta 8. Maini perdeu duas posições em duas curvas, com o suave Enzo Fittipaldi também o liberando para o quinto lugar.

Pourchaire foi o primeiro do pelotão da frente a fazer a paragem obrigatória na volta 8, seguido por Maini e Jehan Daruvala. Doohan e Martins rapidamente se juntaram a eles uma volta depois, enquanto Vesti estendeu sua primeira passagem por mais uma volta antes de passar a liderança para Fittipaldi.

Na frente, o piloto de Rodin Carlin começou a abrir uma brecha para Verschoor. Lutando pela oitava posição na estrada, Doohan alcançou Pourchaire e mergulhou no interior da Curva 3, o francês incapaz de mantê-lo para trás.

Arthur Leclerc e Oliver Bearman disputaram os supermacios na volta 27. Enquanto o piloto da PREMA Racing voltou no final da ordem em 18º, o piloto monegasco foi forçado a sair para o lado da pista logo após seu pitstop, provocando um carro de segurança virtual.

Convertido em um Safety Car completo na volta 29, os corredores de estratégia alternativa capitalizaram, com Verschoor completando sua parada obrigatória e saindo em quinto. O líder da corrida, Fittipaldi, optou por ir aos boxes uma volta depois, caindo para o nono.


A corrida recomeçou na volta 33 e ficou claro que Verschoor havia feito a escolha certa. Explorando seus pneus novos, ele ultrapassou os dois ARTs de Martins e Pourchaire para subir para terceiro.

Um breve VSC para recuperar Campos de Maini depois que ele manteve contato no reinício foi retirado, e os corredores supermacios estavam em movimento novamente a quatro voltas do fim. Bearman encontrou seu caminho em Martins subindo a colina para o sexto lugar antes de passar Pourchaire na curva 4 para reivindicar o quinto lugar.

Na frente, Vesti estava prestes a manter Doohan, Verschoor e Iwasa para trás. O australiano foi o primeiro a perder para o piloto #22 do VAR, e Vesti logo o seguiu. Fora da Curva 3, Verschoor conseguiu o ziguezague de que precisava para assumir a liderança do piloto PREMA na Curva 4.

Iwasa então derrotou Vesti, estabelecendo uma batalha de volta final entre os pilotos VAR e DAMS pela vitória. Verschoor defendeu onde precisava e segurou a vitória popular diante de legiões de torcedores holandeses. Iwasa cruzou a linha de chegada em segundo depois de largar de 16º e Vesti fechou o pódio em terceiro.

Doohan trouxe para casa 12 pontos em quarto, enquanto Bearman virava seu fim de semana com uma recuperação para o quinto lugar. Fittipaldi teve que se contentar com o sexto lugar na frente de Pourchaire, Jak Crawford, Victor Martins e Jehan Daruvala, que conquistou o último ponto em 10º para a MP Motorsport.

FRASE CHAVE – Richard Verschoor, Van Amersfoort Racing

“Acabei de vencer a corrida do P11. Foi incrível, especialmente as últimas voltas foram uma boa luta com Iwasa. Foi super legal, também muito feliz para a equipe. Mal posso esperar para chegar a Silverstone na próxima semana.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO A liderança de Frederik Vesti no Campeonato de Pilotos continua pela terceira rodada consecutiva, com o piloto da PREMA Racing ampliando sua liderança para 20 pontos. Théo Pourchaire continua em segundo com 105 pontos, enquanto Ayumu Iwasa se aproxima a quatro pontos do francês em terceiro. Oliver Bearman é o estreante líder em quarto lugar com 81, enquanto a vitória promove Richard Verschoor ao quinto lugar com 75 pontos.

A PREMA Racing quebrou a barreira dos 200 pontos, ficando 43 pontos à frente do ART Grand Prix em 206. DAMS continua em terceiro, agora com 137 pontos, à frente de Rodin Carlin em quarto com 105.

A PROXIMA ETAPA O grid de 2023 está de volta à ação no próximo fim de semana, com a Fórmula 2 indo para o lendário circuito de Silverstone de 7 a 9 de julho.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page