top of page

F2 SPRINT RACE - Crawford conquista a primeira vitória em Spielberg

Jak Crawford conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 da FIA na Spielberg Sprint Race.

Começando com os pneus slick em condições variáveis, o piloto da Hitech Pulse-Eight perdeu na largada, mas parecia tranquilo quando voltou à frente do pelotão na volta 6. Victor Martins passou do 10º no grid para o segundo lugar, com Clément Novalak transformando uma largada em P20 em seu primeiro pódio na temporada de 2023.

COMO ACONTECEU A chuva fraca antes da corrida fez com que metade do pelotão optasse por largar com pneus de chuva. Utilizando os pneus macios para seco, o pole position reverso Crawford manteve a liderança nas primeiras curvas, mas foi Arthur Leclerc quem aproveitou ao máximo sua escolha para começar no molhado. O piloto da DAMS passou de terceiro para a liderança da corrida na Curva 4, depois que o Hitech Pulse-Eight correu ao lado.

Jehan Daruvala girando para o cascalho na curva 7 trouxe um Safety Car no início da volta 2. Isso deu aos corredores de pneus de chuva a chance de mudar para slicks, com Théo Pourchaire, Frederik Vesti e Dennis Hauger parando, depois de correr dentro dos cinco primeiros.


Na frente, Leclerc optou por ficar de fora e manteve a liderança no reinício na volta 4. O segundo colocado Richard Verschoor deixou cair uma roda no meio-fio e girou na saída da Curva 1, necessitando de outro Safety Car. Leclerc optou por ir aos boxes, devolvendo a liderança a Crawford, à frente de Juan Manuel Correa.

De volta à corrida na volta 8, Kush Maini, Zane Maloney e Enzo Fittipaldi subiram a colina três vezes na curva 3. Mergulhando para dentro, Maloney passou em ambos, mas logo caiu na ordem quando a pista secou e os macios se tornaram o pneu de sua escolha. A batalha permitiu a Martins passar para o terceiro lugar e ele rapidamente se aproximou de Correa. No final da frenagem, o piloto do ART Grand Prix subiu por dentro da curva 3 para ultrapassar o carro nº 23 da Van Amersfoort Racing.

Outro beneficiário dos pneus macios, Novalak já havia recuperado 16 lugares após despachar Isack Hadjar para o quarto lugar e logo alcançou Correa. Na volta 18, o piloto do Trident passou por dentro para terminar em terceiro, dando a Hadjar espaço para seguir seu compatriota para terminar em quarto.

Um giro de Fittipaldi entre as curvas 3 e 4 após pegar a grama fez com que o Safety Car virtual fosse acionado por duas voltas.

Tendo lutado para voltar aos pontos, Oliver Bearman não conseguiu segurar o placar. Depois de ultrapassar Hauger no início da corrida, o piloto da MP Motorsport retribuiu o favor ao terminar em oitavo. Com o benefício do ziguezague, o norueguês conseguiu passar por cima de Jack Doohan para terminar em sétimo na última volta.


Ninguém poderia negar a Crawford júnior da Red Bull sua primeira vitória no Red Bull Ring. Martins lutou até o segundo lugar, com Novalak voltando ao pódio pela primeira vez desde Zandvoort no ano passado.

Hadjar garantiu que os dois carros Hitech terminassem entre os quatro primeiros, já que a valente defesa de Correa foi recompensada com o quinto lugar à frente de Roman Stanek. Hauger terminou em sétimo com Jack Doohan completando os artilheiros na frente de Bearman e Vesti da PREMA Racing.

FRASE – Jak Crawford, Hitech Pulse-Eight

“Foi uma corrida difícil. Sabíamos que ia ser complicado com o tempo e tínhamos de fazer a escolha certa. A decisão mais segura para nós, que estava nos slicks, foi o que fizemos. As primeiras voltas foram muito duras. Felizmente, tivemos as voltas do Safety Car para ajudar a aquecer os pneus e, no final, consegui a liderança e consegui administrar bem a diferença. “Meus pensamentos e orações vão para a família de Dilano e obviamente é um dia muito amargo hoje.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Com os quatro primeiros colocados sem pontuar, as coisas permanecem inalteradas na liderança do Campeonato de Pilotos. Frederik Vesti lidera com 110 pontos contra 99 de Théo Pourchaire, com Ayumu Iwasa a mais 17 pontos atrás em terceiro. Oliver Bearman é o quarto com 70 pontos à frente de Dennis Hauger, que reduz a diferença para o britânico para 11 pontos. Victor Martins é o maior alpinista, subindo quatro lugares para o sexto lugar com 56. Na classificação por equipes, a PREMA Racing ainda lidera com 180 pontos, mas sua vantagem sobre o ART Grand Prix diminuiu para 25 pontos. A DAMS permanece em terceiro com 118, com a MP Motorsport ficando dois pontos à frente de Rodin Carlin com 99 pontos.

A PRÓXIMA CORRIDA Martins estará em busca de mais troféus quando alinhar na pole para a Corrida Especial de domingo, que começa às 4h55, horário local.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page