Foi o dia da redenção para Paul Aron em Spielberg, quando o homem da PREMA Racing recuperou do oitavo lugar no grid para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 3 da FIA. O estoniano perseguiu o pole position do grid invertido Josep María Martí depois de um Safety Car no meio da corrida para garantir sua vitória.
Gabriele Minì somou pontos importantes para a luta pelo título na segunda posição para a Hitech Pulse-Eight, à frente de Caio Collet, da Van Amersfoort Racing, que voltou ao pódio pela primeira vez desde a Sakhir Sprint Race.
COMO ACONTECEU Depois de uma volta de formação liderada pelo Safety Car, Martí manteve a liderança fora da linha, mas Oliver Goethe não se afastou de forma limpa, caindo de quarto para 27º. Aron estava voando e subiu para terceiro no final da primeira volta. Na volta 2, Gabriel Bortoleto, do Trident, caiu para 14º depois de uma lenta saída da curva 3. O brasileiro foi rápido na recuperação, tirando 13º de Mari Boya e 12º de Dino Beganovic em rápida sucessão.
Aron liberou Kaylen Frederick para P2 na volta 8 e voltou sua atenção para o líder Martí, que construiu uma vantagem de 3,6s nas primeiras etapas da corrida. O júnior da Mercedes imediatamente estabeleceu a volta mais rápida da corrida com ar limpo para tirar quatro décimos do espanhol.
Frederick estava na defensiva mais uma vez na volta 9, já que desta vez, Minì ultrapassou o piloto do ART Grand Prix pelo lado de fora da curva 4 para terminar em terceiro. Collet passou na volta seguinte para a Curva 3. Franco Colapinto tentou tirar o sexto lugar de Zak O'Sullivan, mas foi muito fundo na Curva 4 e fez uma viagem pelo cascalho, caindo para 19º como resultado.
O Safety Car foi acionado na volta 11 após o contato entre Oliver Gray e Rafael Villagómez na curva 4. O piloto do VAR girou após o contato com o #20 Rodin Carlin, e o britânico não teve para onde fugir para evitá-lo.
A corrida recomeçou na volta 14 e Martí colocou um pequeno buffer entre ele e Aron no reinício. Enquanto isso, Beganovic conseguiu ultrapassar Luke Browning na curva 3 para terminar em nono na frente do piloto da Hitech Pulse-Eight. O'Sullivan passou para os cinco primeiros na volta 16, mergulhando para dentro de Frederick subindo a colina na curva 3.
Aron aproximou-se de Martí gradualmente volta após volta após o reinício e na volta 18, ele liberou o piloto espanhol na curva 3, desviando-se de Minì no processo, que colocou todos os três na frente na curva. O piloto da Hitech Pulse-Eight conseguiu passar para segundo na Curva 4, deixando Martí para terceiro.
Collet mergulhou para dentro do piloto de Campos na última curva da penúltima volta para passar para o terceiro lugar, e O'Sullivan aproveitou a perda de ímpeto para passar Martí para o quarto lugar. Edgar passou para o quinto lugar na Curva 5, encerrando um dia complicado para o pole position do grid reverso.
Aron compensou sua decepção depois de perder a pole com uma vitória soberba no spray. O PREMA segurou Minì, que ficou em P2, com Collet em terceiro na frente de O'Sullivan. Edgar marcou seu primeiro top cinco da temporada pela MP Motorsport, largando em 16º do grid, enquanto Martí terminou em sexto para Campos. Frederick foi sétimo na final à frente de Beganovic, Montoya e Bortoleto, que conquistou o último ponto do Campeonato em 10º.
FRASE CHAVE – Paul Aron, PREMA Racing
“A Sprint Race foi feita aqui no Red Bull Ring e voltamos para casa com a vitória. As emoções estão nas alturas, honestamente. Fomos super rápidos ontem, o PREMA fez um trabalho incrível e conseguimos a pole position, mas cometi um erro na minha volta com os limites da pista e perdi meu tempo. Então, hoje, largando de oitavo, tivemos um ritmo incrível no molhado, novamente o PREMA acertou em cheio. Todo o crédito para eles, o carro estava incrível e também a corrida foi muito agradável. Conseguimos lutar pela defesa e voltamos para casa com a vitória. Parece mais do que é porque é uma espécie de redenção para ontem, mas a Feature Race é amanhã, estivemos nela durante todo o fim de semana, então esperamos poder continuar amanhã".
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO A vantagem de Gabriel Bortoleto no campeonato cai para 20 pontos após terminar em décimo. Josep María Martí continua em segundo lugar com 73 pontos. Gabriele Minì e Paul Aron são terceiro e quarto respectivamente, empatados com 65 pontos. Dino Beganovic fecha os cinco primeiros no Campeonato de Pilotos, subindo para 64 pontos.
Na classificação por equipes, a PREMA Racing ainda lidera com 177 pontos. O Trident segue na segunda posição, com o ponto adicional de Bortoleto levando a equipe italiana para 152. A Hitech Pulse-Eight segue em terceiro, agora com 128 pontos.
A PRÓXIMA CORRIDA A corrida especial de Fórmula 3 em Spielberg está programada para começar às 03h25, horário de Brasília. Grégoire Saucy sai do P1 depois de conquistar sua primeira pole na F3 na sexta-feira.
Comments