Tricampeão registrou melhor tempo do dia na pista onde já subiu seis vezes ao pódio. Guilherme Salas foi o mais rápido do treino livre da manhã no oeste paranaense
A Stock Car Pro Series abriu nesta sexta-feira (17) a programação da quarta etapa da temporada 2024. O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), promete muitas emoções e corridas imprevisíveis, sobretudo em razão da previsão de mudança do clima para a sequência do fim de semana. No início dos trabalhos de pista, com temperatura ambiente amena e pista seca, Daniel Serra foi o mais rápido do dia no traçado de 3.058 metros. O tricampeão cravou 1min03s158 com o Chevrolet Cruze #29 da Eurofarma RC na pista onde já venceu duas vezes e conquistou seis pódios — sendo um dos líderes na estatística.
O segundo treino da sexta-feira reuniu os melhores tempos do dia. Vencedor da corrida 1 da etapa realizada em novembro do ano passado em Cascavel, Bruno Baptista terminou a apenas 0s045 da marca estabelecida por Serra e foi o segundo mais rápido a bordo do Toyota Corolla #44 da RCM Motorsport, quebrando o que seria uma dobradinha da Eurofarma RC, uma vez que o tricampeão Ricardo Maurício foi o terceiro melhor colocado.
Guilherme Salas foi um dos principais nomes da abertura dos trabalhos no oeste paranaense.
Pela manhã, o piloto encabeçou a tabela de tempos ao anotar 1min03s864. No período da tarde, Salas voltou a andar entre os primeiros: foi o segundo mais rápido do Grupo 1 e o quarto colocado no geral, tendo como melhor volta 1min03s393.
O top-5 do treino da tarde foi concluído por outro piloto que já havia andado bem pela manhã. Um dos quatro competidores a correr em casa no fim de semana, o paranaense Ricardo Zonta (RCM Motorsport) foi o quinto mais rápido do treino livre 2 depois de ter sido o quarto melhor colocado da primeira atividade do dia em Cascavel. Outros dois ‘filhos da terra’, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Zezinho Muggiati (KTF), finalizaram o treino livre 2 em sexto e sétimo, respectivamente. Gabriel Robe, com o carro da WOKIN Garra Racing, foi o oitavo melhor colocado, seguido por Allam Khodair (Blau Motorsport) e Arthur Leist (Full Time Sports).
Depois de Salas e Serra, o terceiro mais rápido do treino livre 1 foi Gaetano Di Mauro. Entretanto, o piloto da Cavaleiro Sports e vencedor da corrida principal da etapa de Interlagos, em abril, sofreu um revés por conta do incêndio em seu carro durante a sessão da manhã. O piloto conseguiu sair do veículo e está bem.
Previsão de frio e chuva — Os líderes dos dois treinos em Cascavel ressaltaram a mudança climática que está por vir de sexta-feira para sábado. Segundo o site ‘Climatempo’, a temperatura ambiente deve cair bruscamente e variar entre 10ºC e 13ºC. A possibilidade de chuva é de 92%, com quantidade prevista de 40mm, com expectativa de temporal para o período da tarde.
Daniel Serra destacou o desempenho do carro no início dos trabalhos, mas disse que é difícil traçar qualquer perspectiva em razão da virada no tempo para a sequência do fim de semana.
“Mesmo sendo apenas sexta-feira, é sempre melhor começar na frente do que atrás. Nosso carro está se comportando bem, e quando testamos as coisas sentimos o carro reagindo. Isso é sempre bom. Mas vamos ver amanhã, já que a previsão é que esteja um pouquinho mais frio e com um pouco de chuva também, então não dá muito para saber. Mas, de qualquer forma, é um bom começo”, afirmou.
Por sua vez, Salas acredita que terá um carro competitivo mesmo no molhado depois de uma sexta-feira positiva. “Estamos melhorando a cada prova, evoluindo. Andamos bem hoje, lideramos o primeiro treino e terminamos em quarto a segunda sessão. O equilíbrio do carro está bem legal, mas amanhã é o dia que vale. Mesmo com a chuva, nosso carro mostrou aqui, no ano passado, que era bem rápido, então estou confiante em andar bem no molhado, se assim acontecer”, disse.
Programação e transmissão — O sábado será bem movimentado com a sessão classificatória que vai definir o grid das duas provas do fim de semana. A tomada de tempos está marcada para 9h30, enquanto a corrida sprint acontece às 14h.
O domingo traz o ponto alto do fim de semana. A visitação aos boxes, uma das atrações mais esperadas pelos fãs, precede a corrida principal da etapa, com 50 minutos de duração. A prova tem largada prevista para 14h15 (horário de Brasília).
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Commentaires