O Campeonato Europeu Regional de Fórmula Alpine chega à Itália neste fim de semana nas sinuosas faixas de asfalto do Circuito de Mugello , preparando o cenário para a quinta prova dupla da temporada.
A paisagem ondulante da Toscana proporcionará o cenário perfeito para mais de 30 monopostos prontos para dar um show para os entusiastas da série, que poderão testemunhar um novo capítulo em uma temporada onde a batalha pelo título está mais viva do que nunca.
Os dois candidatos do momento são Rafael Camara e Tuukka Taponen , da Ferrari Driver Academy. O primeiro, que corre pela equipe Prema Racing , soma 159 pontos, quatro vitórias e três pódios. Já o finlandês, ao volante de um monolugar R-ace GP , soma 113 pontos graças a uma vitória na Holanda e a uma recente dupla vitória em Hungaroring. Também vale a pena ficar de olho no piloto veneziano Brando Badoer (Van Amersfoort Racing) , que chega à Toscana com uma forte sequência de resultados consecutivos, tendo terminado em segundo lugar nas últimas três corridas.
Simultaneamente, outro destaque nesta temporada é o piloto da Williams Academy, Alessandro Giusti , em seu segundo ano na série, mostrando suas habilidades com o ART Grand Prix. Giusti subiu ao pódio duas vezes durante a ronda de Zandvoort, seguido de um recente quarto lugar na primeira corrida húngara. O piloto francês ocupa atualmente o quarto lugar na classificação, à frente do seu compatriota e companheiro de equipa Evan Giltaire . Este último teve um forte início de temporada, vencendo a Corrida 2 em Hockenheim e alcançando outros resultados úteis, colocando-o atualmente em quinto lugar na geral, à frente de James Wharton (Prema Racing) e garantindo o primeiro lugar na classificação de estreantes.
Nesta categoria, o piloto da RPM Noah Strømsted procura a redenção depois de uma ronda anterior sem pontos na Hungria. No entanto, ele continua em segundo lugar na classe e sexto na classificação geral, à frente dos outros estreantes Ivan Domingues (Van Amersfoort Racing), Enzo Deligny (R-ace GP) e Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing), que completam entre os 10 primeiros do campeonato.
A programação do fim de semana italiano começará na quinta-feira com provas coletivas pré-evento com duração de 2 horas às 09h00 e às 14h05. Sexta-feira terá a Prova Coletiva de 50 minutos às 09h50 e 13h40, enquanto a primeira sessão de qualificação está marcada para sábado às 08h30, com a primeira corrida às 14h00. No domingo, a segunda sessão oficial será às 08h30 e a corrida final às 14h05. Como de costume, tanto as eliminatórias quanto as corridas serão transmitidas ao vivo no canal oficial do campeonato no YouTube .
Comentários