Sergio Perez lembrou ao mundo que é um candidato ao campeonato mundial ao seguir o triunfo da F1 Sprint com a vitória no Grande Prêmio do Azerbaijão no domingo. Mas não foi tão bom para todos os outros.
Vencedor: Sérgio Perez “Eu posso ganhar o campeonato mundial.” Sergio Perez estava otimista depois de conquistar a vitória no domingo em Baku, o mexicano confirmando suas proezas nas ruas da cidade do Azerbaijão, um dia depois de garantir o máximo de pontos no F1 Sprint.
Ele ainda tem uma montanha para escalar se quiser ter alguma chance de conquistar o troféu que importa no final da temporada, mas em Baku ele aproveitou a sorte com o Safety Car no domingo e depois fez valer segurando fora companheiro de equipe Max Verstappen para a vitória.
Ao fazer isso, ele se tornou o primeiro piloto a vencer no Azerbaijão mais de uma vez. Foi seu quinto pódio em Baku - mais do que qualquer outro piloto - e a quinta vitória consecutiva em um circuito de rua. Ele agora está apenas seis pontos atrás de Verstappen no campeonato.
Perdedor: Nyck De Vries Este foi um fim de semana para esquecer para Nyck De Vries. O holandês largou em último na F1 Sprint – e só conseguiu recuperar para 14º. Na corrida, ele “estragou tudo” e bateu, trazendo o Safety Car.
O piloto da AlphaTauri não conseguiu pontuar em nenhuma corrida nesta temporada - e esta foi a primeira vez que ele não conseguiu ver a bandeira quadriculada em quatro corridas em 2023. Enquanto isso, seu companheiro de equipe marcou em cada um dos dois últimos Grandes Prêmios.
Vencedor: Charles Leclerc Charles Leclerc estabelece metas altas, então ele ficou compreensivelmente desapontado por ter perdido a liderança – tendo largado da pole – e caído para terceiro na bandeira.
Mas este foi seu primeiro pódio da temporada, contribuindo para uma soma de 22 pontos neste fim de semana (incluindo seu segundo lugar no Sprint) – para mais do que triplicar a marca que ele alcançou nas três primeiras corridas do ano.
Perdedores: Alfa Romeo A Alfa Romeo não teve ritmo para competir por pontos no F1 Sprint ou no Grande Prêmio de domingo - a equipe italiana parece ter dado um passo atrás em relação aos seus rivais imediatos.
Zhou Guanyu não conseguiu terminar - naquela que foi a primeira desistência da equipe na temporada - enquanto a tarde de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas acabou quase imediatamente depois que um dano sofrido na primeira volta o deixou com um carro danificado.
Vencedor: Fernando Alonso A sequência impiedosamente consistente de Fernando Alonso em 2023 continuou, enquanto ele seguia três terceiros lugares consecutivos com o quarto lugar em Baku.
O espanhol nunca havia terminado entre os cinco primeiros na corrida do Azerbaijão, enquanto sua equipe Aston Martin nunca conseguiu ficar entre os seis primeiros no país.
O bicampeão mundial ocupa o terceiro lugar no campeonato de pilotos, apenas 33 pontos atrás do líder Verstappen e 12 à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes.
Perdedores: Alpine Este foi um fim de semana horrível para a Alpine, cuja falta de confiabilidade na sexta-feira os colocou em desvantagem e fez com que a equipe francesa não conseguisse validar sua atualização significativa.
Esteban Ocon largou do pit lane e correu nos pontos durante grande parte da corrida, antes que seu pit stop obrigatório o deixasse fora da disputa. Pierre Gasly nunca foi um candidato a entrar no top 10.
Como resultado, a equipe não conquistou pontos pela segunda corrida consecutiva - só não conseguiu pontuar em três corridas em todo o ano de 2022. Vencedor: Lewis Hamilton Pode parecer estranho descrever Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, como um vencedor ao terminar em sexto – seu pior resultado da temporada até agora.
No entanto, o britânico tirou o máximo proveito de um Mercedes que é o quarto melhor em termos de desempenho puro e é exatamente o mesmo que o Silver Arrows que ele correu na Austrália.
Atualizações estão a caminho - mas com o que ele tem, Hamilton fez um bom trabalho para vencer seu companheiro de equipe George Russell em Baku e ficar em quarto lugar na classificação de pilotos.
Perdedor: Max Verstappen O segundo lugar não deve ser desprezado, mas Max Verstappen tem altos padrões e, se não fosse pelo Safety Car, há uma boa chance de o holandês ter conquistado três vitórias em quatro. Mas o Safety Car saiu, o que custou a liderança de Verstappen e o relegou para o terceiro lugar. Ele passou facilmente por Leclerc para ficar em segundo, mas não conseguiu desafiar seu principal rival e companheiro de equipe Perez pela liderança.
Seguiu-se um terceiro lugar no Sprint, duas posições atrás de Perez, e isso equivale a um fim de semana decepcionante.
Vencedor: Yuki Tsunoda Yuki Tsunoda foi imenso em 2023, o piloto japonês tirando tudo de um AlphaTauri que é um dos carros mais lentos – senão o mais lento – do grid. Ele perdeu terreno depois de parar antes do Safety Car ser chamado para o companheiro de equipe De Vries - permitindo que seus rivais imediatos conseguissem um pit stop barato. Mas ele manteve a cabeça fria e fez uma corrida madura para conquistar o ponto final em oferta. Seus últimos cinco resultados foram 11º, 11º, 11º, 10º e 10º. Esse é o tipo de consistência que lhe renderá uma renovação de contrato.
Perdedores: Williams Isso mostra o quão longe a Williams chegou que um fim de semana sem pontos é considerado um resultado insatisfatório - mas foi isso que a equipe britânica sofreu em uma pista onde sua vantagem de velocidade em linha reta ofereceu a eles uma chance de um bom resultado. Alex Albon sofreu alguns danos na asa dianteira na primeira volta, o que prejudicou seu equilíbrio e custou-lhe algum downforce. O fato de ele ter terminado em 12º mostra o potencial do carro. Logan Sargeant fez uma corrida forte, considerando que estava com o pé atrás por ter perdido o Sprint, mas estava muito atrás para disputar os pontos. A Williams permanece com um ponto em quatro corridas, o que não é um reflexo justo de sua qualidade em 2023.
Comments