Oliver Bearman fez tudo que podia em Baku, adicionando a vitória da Feature Race à sua vitória no Sprint no sábado. O piloto da PREMA Racing fez uma corrida controlada na frente, gerenciando a diferença para os rivais atrás dele depois de perder a liderança brevemente no início.
Enzo Fittipaldi garantiu sua primeira visita ao pódio em 2023 para Rodin Carlin com o segundo lugar, dando a volta por fora de Théo Pourchaire nos momentos finais.
COMO ACONTECEU Bearman conseguiu um grande lançamento para manter a liderança da pole com Fittipaldi e Pourchaire logo atrás. Victor Martins foi o que mais se movimentou, subindo três posições do oitavo para o quinto lugar na curva 2.
Entrando na volta 2 e com um bom reboque, Pourchaire pressionou o Rodin Carlin para o segundo e selou a jogada com DRS na curva 3. Uma volta depois e com mais DRS, Pourchaire subiu para a liderança, ultrapassando Bearman.
Foi uma inversão de papéis na volta 4, desta vez o piloto da PREMA fazendo a manobra na curva 1 para retomar a liderança. Mais atrás, dois pilotos da Red Bull Junior Team lutaram muito, quando Jak Crawford ultrapassou Dennis Hauger por dentro na Curva 3 para a sexta posição.
A carga de Martins continuou quando Frederik Vesti se tornou o primeiro piloto a entrar nos boxes e trocar os supermacios pelos médios na volta 7. Ele foi seguido por Jehan Daruvala, Arthur Leclerc e Ralph Boschung, dando início ao primeiro dos pitstops obrigatórios.
Fittipaldi e Martins foram os próximos a fazer o pit stop obrigatório, respondendo logo na volta seguinte. O trio saiu livre do quarteto liderado por Vesti em seus médiuns. O líder da corrida, Bearman e Pourchaire, estavam na volta 8 para suas paradas, saindo na mesma ordem em que entraram. Mais uma vez, eles saíram longe daqueles que fizeram as paradas anteriores, promovendo os corredores de estratégia alternativa Isack Hadjar e Ayumu Iwasa para a frente do pelotão.
O Safety Car virtual foi acionado brevemente depois que Brad Benavides encontrou as barreiras na curva 4. Seu carro PHM Racing by Charouz foi rapidamente recuperado e a corrida retomada na volta 11. Vesti foi arrastado para trás durante a fase de pitstop, mas liberou Hauger e Kush Maini em consecutivos voltas, voltando para P7 na volta 14.
Houve alguns momentos difíceis para Bearman durante a fase intermediária da corrida, quase raspando na parede na curva 15 em várias voltas quando ele começou a derrubar Pourchaire para 2,3s na volta 20.
Algumas voltas mais rápidas para Fittipaldi arrastaram o brasileiro cada vez mais perto de Pourchaire e na volta 24, ele conseguiu a passagem para a quarta posição na estrada. Com o DRS na Curva 3, ele contornou o lado de fora do ART para reivindicar o interior na Curva 4 e a posição com ele.
Iwasa finalmente fez sua parada obrigatória a quatro voltas do fim, devolvendo a liderança a Bearman, perdendo os pontos e a liderança do campeonato no processo.
Sem pressão por trás, Bearman manteve as coisas seguras e trouxe para casa a vitória número dois de 2023. Fittipaldi foi capaz de resistir à breve pressão de Pourchaire para se manter em segundo, enquanto a dupla ART lutava atrás. Martins não conseguiu chegar perto o suficiente com o DRS para subir ao último lugar do pódio, terminando na quarta posição.
Vesti conquistou uma importante quinta posição e mais pontos vitais no Campeonato. Maini terminou em sexto na frente de Hauger. Hadjar subiu 10 lugares para garantir o oitavo lugar, ao lado de conseguir o ponto da volta mais rápida, enquanto Richard Verschoor e Jak Crawford completaram o top 10.
FRASE PRINCIPAL – Oliver Bearman, PREMA Racing
“Foi uma corrida incrível. Ter uma série de vitórias neste fim de semana é uma ótima sensação. Tenho que agradecer imensamente à equipe, eles me deram o carro mais rápido neste fim de semana, então um ótimo trabalho deles. Foi uma corrida difícil, é sempre disputada e sofri muita pressão por trás, principalmente na largada, mas assim que consegui abrir uma brecha, estava apenas esperando um Safety Car ou algo ruim acontecer, mas felizmente nada aconteceu. e conseguimos levar a vitória. Muito feliz com este resultado e vamos continuar assim.”
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Com Ayumu Iwasa saindo da quarta rodada sem nenhum ponto, a finalização em P2 de Théo Pourchaire coloca o francês na liderança do Campeonato de Pilotos com 65 pontos. Frederik Vesti está em segundo, agora com 60 pontos. Apesar de um fim de semana decepcionante, Iwasa continua na luta com 58, agora em terceiro, enquanto a dobradinha de Bearman o leva da 16ª para a quarta posição, agora com 41 pontos, dois pontos à frente de Kush Maini em quinto.
Um ótimo fim de semana para a PREMA Racing significa que a equipe italiana assume a liderança da classificação por equipes, tornando-se a primeira equipe com três dígitos com 101 pontos. O ART Grand Prix está agora com 94 pontos, enquanto o DAMS permanece em terceiro com 91, apesar do fim de semana sem gols da equipe.
A SEGUIR A Fórmula 2 tem um curto teste de temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha, de 10 a 12 de maio, antes de se reunir para a 5ª rodada em Imola, de 19 a 21 de maio.
Comments