top of page

Verstappen vitorioso no emocionante GP do Canadá de F1 com chuva e seco

Max Verstappen e Red Bull se recuperaram de suas lutas em Mônaco ao retornarem às vitórias em um Grande Prêmio do Canadá cheio de ação, superando pancadas de chuva, vários períodos de Safety Car, reinícios e um duro desafio por trás para liderar Lando Norris.


Verstappen seguiu o piloto da Mercedes, George Russell, nos primeiros momentos molhados da corrida, até que Norris, que atacava, revisou os dois em melhores condições, apenas para um Safety Car inoportuno - trazido quando Logan Sargeant caiu - para deixar o homem da McLaren para terceiro.



Verstappen dominou aquele reinício e mais chuvas para manter a liderança, que ele também protegeu quando a pista secou e o pelotão mudou de pneus intermediários para slicks, e novamente após um segundo período de Safety Car desencadeado pela colisão de Carlos Sainz e Alex Albon.


Enquanto o atual campeão mundial finalmente subiu em direção à bandeira quadriculada, Norris ficou em segundo lugar através de uma feroz batalha no meio da corrida com Russell, e este último se contentou com o terceiro depois de algumas brigas tardias com o companheiro de equipe Lewis Hamilton e o outro McLaren de Oscar Piastri.



Russell e Hamilton, que haviam parado para comprar pneus slick novos no segundo período do Safety Car, aumentaram os batimentos cardíacos no pit wall da Mercedes quando trocaram de roda em diversas ocasiões – o britânico mais jovem fazendo o movimento decisivo para o P3 no penúltima volta.


Atrás dos cinco primeiros colocados, Fernando Alonso e o favorito da casa, Lance Stroll, conquistaram pontos duplos para a Aston Martin, enquanto Daniel Ricciardo seguiu um forte desempenho na qualificação para registrar seus primeiros pontos no Grande Prêmio da temporada em oitavo.



O companheiro de equipe de Ricciardo, Yuki Tsunoda, também estava na disputa por pontos, mas um erro nos momentos finais o fez deslizar pela grama e cair na ordem, promovendo Pierre Gasly e Esteban Ocon, que também deram a Alpine um duplo top- 10 resultado.


A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, inicialmente subiu na ordem como os únicos pilotos a começar a corrida com pneus de chuva, em vez de intermediários, mas perdeu a recompensa ao cruzar a meta em 11º e 12º, respectivamente.


Tsunoda terminou em 14º após seu erro caro, entre a dupla da Kick Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, com apenas 15 dos 20 carros chegando à linha de chegada no que acabou sendo uma das corridas mais dramáticas da temporada de 2024 até agora.



Sainz e Albon, que estavam em busca de pontos, se aposentaram após se unirem, enquanto problemas persistentes na unidade de potência também forçaram Charles Leclerc a se aposentar e fizeram com que a Ferrari não conseguisse marcar um único ponto após o triunfo em Mônaco.


Além do já mencionado Sargeant, Sergio Perez foi o quinto e último aposentado depois de sair da pista e danificar a asa traseira, forçando o mexicano a voltar aos boxes e aumentando a miséria da saída do Q1 na qualificação.



Quando os finalistas do pódio chegaram ao parque fechado, o companheiro de equipe de Perez, Verstappen, deu um soco no ar de alegria ao aumentar sua liderança no campeonato de 31 pontos para 56 – aproveitando ao máximo os problemas de Leclerc e da Ferrari.


A Fórmula 1 retorna agora no final de semana de 21 a 23 de Junho em Barcelona para o Grande Prêmio da ESPANHA.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page