top of page

Verstappen vence o GP de Miami Sprint

Max Verstappen converteu a pole position em vitória durante a corrida Sprint de sábado no Grande Prêmio de Miami, liderando o rival da Ferrari, Charles Leclerc, e o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, no final de um encontro cheio de ação.


Verstappen defendeu sua liderança na largada e superou um Safety Car antes de construir uma vantagem confortável na frente do pelotão, com Leclerc se contentando com o segundo e Perez lutando contra o rápido titular Daniel Ricciardo para reivindicar o terceiro


Ricciardo se defendeu brilhantemente da outra Ferrari de Carlos Sainz e Oscar Piastri – que foi o único finalizador da McLaren depois que Lando Norris abandonou na primeira volta – para terminar em quarto, com Nico Hulkenberg da Haas em sétimo e Yuki Tsunoda da RB marcando o ponto final quando Lewis Hamilton tomou uma penalidade pós-corrida.



De acordo com a última vez na China, a sessão de qualificação Sprint de sexta-feira definiu o grid para as 19 voltas e 100 quilômetros rasos, com Verstappen emergindo no topo no final de uma fase complicada do SQ3 que viu vários pilotos lutarem para conseguir uma volta forte. seus pneus macios obrigatórios.


Algumas mudanças na ordem de largada fizeram com que Valtteri Bottas fosse transferido para o final do grid graças a uma penalidade de três posições no grid por impedir Piastri durante a qualificação, e Alex Albon foi para o pit lane devido a mudanças na suspensão nas condições do Parc Ferme.


Então, antes da formação do grid, Leclerc e Esteban Ocon se envolveram em um incidente incomum ao sair do pit lane, com o piloto da Alpine – que foi colocado no caminho da Ferrari – forçado a adquirir uma nova asa dianteira e logo recebendo uma nova asa dianteira. Penalidade de 10 segundos.


Quando as coberturas dos pneus foram retiradas de todos os 20 carros, foi revelado que a grande maioria dos pilotos largaria com borracha média, com apenas Tsunoda, em 15º, e o favorito da casa Logan Sargeant, em 18º, fazendo algo diferente ao optar para macios.


Na tão esperada largada, o pole-sitter Verstappen imediatamente se moveu para o lado direito da pista para defender sua liderança de Leclerc na Curva 1, onde uma investida ousada de Perez por fora o fez correr ao lado e permitir que Ricciardo passasse para o terceiro lugar.


Mais atrás, Norris se envolveu em drama pela segunda largada consecutiva no Sprint, tendo girado na primeira curva - e deixado com danos terminais - após o contato entre Hamilton, Fernando Alonso e Lance Stroll no gargalo enviar o último Aston Martin na McLaren.


“Havia uma lacuna por dentro, então fui em frente”, comentou Hamilton no rádio depois, com Alonso argumentando que seu ex-companheiro de equipe “chegou como um touro”, apenas para os comissários analisarem o incidente e decidirem contra qualquer ação adicional.


Alonso foi forçado a parar para comprar uma nova asa dianteira, enquanto Stroll retornou à garagem da Aston Martin para retirar seu carro fortemente danificado e Ocon aproveitou a oportunidade para cumprir sua penalidade de 10 segundos, permitindo ao francês aproximar-se da traseira do pack sob o Safety Car.


No reinício, Verstappen manteve a liderança sobre Leclerc, com Ricciardo em terceiro, atrás de Perez, Sainz, Piastri, Hulkenberg e Kevin Magnussen, que se beneficiaram do drama para transformar o 14º em oitavo e a última posição de pontuação no estado atual.



Na volta 5, Perez usou o DRS para se aproximar do RB de Ricciardo na reta posterior e fazer uma jogada limpa na curva 11, com o australiano tendo que trabalhar duro nas voltas seguintes para evitar que Sainz e Piastri fizessem o mesmo.


A meia distância, Verstappen ostentava uma vantagem de quase dois segundos atrás de Leclerc, apesar de relatar um equilíbrio “terrível” e “aderência traseira zero” em uma atualização do pit wall da Red Bull, com o companheiro de equipe Perez cerca de três segundos mais à deriva.


Enquanto Ricciardo estava prestes a segurar Sainz e Piastri, a outra grande batalha envolveu Magnussen e Hamilton, com o piloto da Haas recebendo uma penalidade de 10 segundos por sair da pista e ganhar vantagem na complicada chicane da curva 14/15 em sua defesa de oitavo lugar.


Algumas voltas depois, a briga acelerou novamente quando Hamilton tentou subir por dentro da Curva 11, onde Magnussen correu largo, voltou à pista no ápice da Curva 12 e depois bateu as rodas com o heptacampeão mundial, que permaneceu em nono.


Na volta 14, Hamilton tentou ultrapassar Magnussen mais uma vez, levando a outro momento entre as curvas 11 e 12 – o britânico relatou que “ele me empurrou para fora da pista” – o que permitiu que o soft starter Tsunoda passasse para o nono lugar e ganhasse uma posição líquida de pontos devido à penalidade iminente do dinamarquês.


Houve novas mudanças logo depois, quando Tsunoda e, finalmente, Hamilton ultrapassaram Magnussen, que foi atingido com novas penalidades pelo confronto acima e violações dos limites da pista, provocando um confronto direto entre as máquinas RB e Mercedes pelo ponto final para o bandeira quadriculada.


À medida que todo esse drama se desenrolava, o líder da corrida Verstappen manteve a calma para ver os quilômetros restantes e conquistar a vitória no Sprint, seguido por Leclerc e Perez, enquanto Ricciardo se mantinha por pouco no quarto lugar, sobre os perseguidores Sainz e Piastri.



Hulkenberg foi um ótimo sétimo para Haas, com Hamilton conseguindo vencer Tsunoda para o oitavo, mas depois caindo na ordem depois de ser investigado por excesso de velocidade no pit lane quando o campo passou por ele sob o Safety Car inicial e posteriormente recebeu um tempo de 20 segundos. pena.


Pierre Gasly, portanto, ficou em nono em seu Alpine, à frente de Sargeant, Zhou Guanyu, Russell no outro Mercedes, titular do pit lane Albon, Bottas e Ocon, com Hamilton terminando em 16º, à frente do atrasado Alonso e do fortemente penalizado Magnussen.



Qual é a próxima atividade ?

Após a corrida Sprint, os pilotos estarão em ação durante a qualificação para o Grande Prêmio, no sábado, com a sessão marcada para começar às 17h00.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page