O piloto da Red Bull, Max Verstappen, conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada, levando a melhor sobre o rival da Ferrari, Charles Leclerc, e Oscar Piastri, da McLaren, em uma sessão que viu Carlos Sainz e Lewis Hamilton sofrerem respectivas eliminações no Q1 e Q2.
Depois de algumas dificuldades significativas de afinação durante os treinos, o atual campeão mundial Verstappen voltou à forma na qualificação para definir o ritmo desde o início, com sua volta inicial de 1m 23,445s na fase final do Q3 suficiente para garantir o primeiro lugar.
Charles Leclerc foi o rival mais próximo de Verstappen, liderando o ataque da Ferrari na ausência do companheiro de equipe Sainz, que lamentou o trânsito a caminho de sua saída do Q1, enquanto Piastri aproveitou um erro do companheiro de equipe Lando Norris para ficar em terceiro.
Assim como Leclerc, o quarto colocado George Russell hasteou a bandeira da Mercedes na disputa pela pole position depois que Hamilton não conseguiu passar, com Norris de volta em quinto graças a um momento selvagem em sua corrida final, seguido pelo voador AlphaTauri de Yuki Tsunoda.
Fernando Alonso foi o piloto mais rápido da Aston Martin na sétima posição, à frente de Nico Hulkenberg da Haas, o outro Red Bull de Sergio Perez (que perdeu o tempo da última volta por ultrapassar os limites da pista) e Pierre Gasly da Alpine.
No entanto, poderá haver uma reviravolta na história após a qualificação, com Piastri e Gasly sob investigação dos comissários devido a um aparente incidente impeditivo durante a fase final da sessão.
A progressão de Russell para o Q3 ocorreu às custas de Hamilton, que caiu na segunda barreira da qualificação em 11º, deixando-o questionando o que havia de errado com seu carro, com Ocon e Stroll seguindo em 12º e 13º para Alpine e Aston Martin.
Alex Albon apareceu na ponta nos estágios iniciais da qualificação, mas o Q2 provou ser o limite para ele e para a Williams, já que seus rivais aumentaram a pressão, o que significa que ele largará em 14º, bem na frente da AlphaTauri de Daniel Ricciardo.
O Q1 já havia trazido um choque quando Sainz – após seu forte acidente no FP2 – desistiu em um humilde P16, o que significa que o piloto da Ferrari enfrenta outra recuperação no dia da corrida depois que uma penalidade de motor em Las Vegas da última vez forçou uma largada no meio do pelotão.
Kevin Magnussen terminou em 17º na outra máquina Haas, a Alfa Romeo perdeu ambos os carros, já que Valtteri Bottas e Zhou Guanyu não conseguiram fazer mais do que 18º e 19º, e Logan Sargeant, da Williams, ficou na retaguarda depois que ambos os seus tempos de volta no Q1 foram excluídos para ultrapassando os limites da pista.
CONFIRA O GRID COMPLETO AQUI
Próxima atividade
O Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2023, que encerra a temporada, está programado para começar às 10h, horário de Brasília, no domingo.
Kommentare