Max Verstappen selou uma vitória garantida no Grande Prêmio da Espanha ao resistir ao desafio do pole position Lando Norris para conquistar sua sétima vitória da temporada.
O homem da Red Bull assumiu a liderança da corrida pela primeira vez na volta 3, depois que a Mercedes de George Russell, largando em quarto lugar, aproveitou ao máximo sua partida elétrica quando as luzes se apagaram para liderar logo no início.
Com Verstappen menos que feliz depois de parecer pressionado por Norris na largada, o tricampeão mundial se acalmou depois de ultrapassar o homem da McLaren antes de ultrapassar Russell na liderança com uma manobra por fora da Curva 1.
O pole Norris, que ontem elogiava a sua "volta perfeita" na qualificação, passaria as fases iniciais cruciais da corrida atrás de Russell, custando-lhe tempo na eventual luta pela liderança.
Com a liderança mudando de mãos várias vezes enquanto os pilotos faziam seus pit stops, Verstappen continuaria a controlar a corrida e manteria sua liderança enquanto a bandeira quadriculada se aproximava, o homem da Red Bull manteve um conjunto de novos macios de lado para seu última etapa do Grande Prêmio.
Com Norris em segundo, seus esforços para se aproximar do holandês para lutar pela vitória foram úteis, apesar das dificuldades de Verstappen no final, prejudicadas por seu segundo pit stop, que também foi um lento esforço de 3,6 segundos.
Lewis Hamilton, da Mercedes, conseguiu garantir seu primeiro pódio em Grande Prêmio da temporada, depois de ter desfrutado de algumas batalhas dramáticas na pista com a Ferrari de Carlos Sainz, enquanto Russell voltaria para casa em P4 – reclamando que seu pneu duro “não parecia bom” em sua passagem final.
As Ferraris de Charles Leclerc e Sainz voltariam para casa em P5 e P6, respectivamente, com qualquer esperança de um desafio da Scuderia não se materializar no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Pierre Gasly conquistou um merecido nono lugar para a Alpine, com seu companheiro de equipe Esteban Ocon somando pontos duplos para a equipe graças ao seu resultado P10.
Sergio Perez conseguiu desfazer alguns dos danos causados pela penalidade de três posições no grid sofrida na última vez no Canadá, com o homem da Red Bull começando inicialmente em 11º, ao ultrapassar Gasly para oitavo.
A Haas de Nico Hulkenberg ficaria em 11º, prejudicado por uma penalidade de cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane, com o desempenho de Fernando Alonso apenas bom o suficiente para o 12º lugar no que foi um fim de semana difícil para a Aston Martin.
Zhou Guanyu, da Kick Sauber, voltaria para casa em 13º, à frente do companheiro de equipe de Alonso, Stroll, enquanto Daniel Ricciardo ficou em 15º, enquanto a RB ficou coçando a cabeça depois de um fim de semana difícil, onde introduziu uma nova atualização importante.
Essa dificuldade foi agravada com Yuki Tsunoda em 19º – num dia em que não houve bandeiras amarelas ou desistências – enquanto Bottas, Magnussen e Albon terminariam em 16º, 17º e 18º, respetivamente. A Williams de Logan Sargeant foi o último carro a terminar na 20ª colocação.
Com Verstappen radiante com o seu último triunfo em Espanha, o terceiro consecutivo neste evento, Norris lamentou uma oportunidade perdida, admitindo no rádio no final que tinha estragado a sua largada.
A próxima parada no calendário da F1 de 2024 será o Grande Prêmio da Áustria, com o paddock indo direto para o Red Bull Ring em Spielberg para a segunda corrida desta tripla corrida.
Comments