Max Verstappen converteu com confiança a pole position em vitória durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerrou a temporada no domingo à noite, somando 19 vitórias em 22 corridas no que foi um ano notável para o holandês e sua equipe Red Bull.
Verstappen defendeu de Charles Leclerc na corrida para a primeira curva e na primeira volta antes de consolidar sua liderança e gradualmente se afastar, levando a bandeira quadriculada confortavelmente à frente do pelotão perseguidor enquanto o sol se punha na campanha de 2023.
Sergio Perez cruzou a linha na segunda posição para a Red Bull, mas uma penalidade de cinco segundos por um confronto com Lando Norris, da McLaren, o rebaixou para quarto quando os resultados foram confirmados, deixando Leclerc em segundo e a Mercedes de George Russell em terceiro.
Leclerc estava em segundo na estrada até as últimas voltas, quando decidiu deixar Perez ultrapassá-lo e tentar gerar uma diferença suficiente entre a Red Bull e Russell para aumentar as chances da Ferrari de vencer a Mercedes para o segundo lugar na classificação de construtores, mas isso não era para ser.
Norris teve que se contentar com o quinto lugar após seu encontro com Perez, posição que ele iniciou graças ao seu caro erro na qualificação, com o companheiro de equipe Oscar Piastri conquistando o sexto lugar do Aston Martin de Fernando Alonso e Yuki Tsunoda da AlphaTauri.
Lewis Hamilton e Lance Stroll conseguiram o dobro de pontos para suas respectivas equipes Mercedes e Aston Martin, com Daniel Ricciardo perdendo por meio segundo na última corrida do chefe da equipe, Franz Tost, supervisionando a equipe AlphaTauri.
A dupla alpina Esteban Ocon e Pierre Gasly não foi recompensada na corrida final da temporada, este último tendo se envolvido em uma briga de carroceria com Hamilton no meio do processo, seguido pelo líder Williams de Alex Albon.
Nico Hulkenberg não conseguiu converter sua aparição no Q3 em pontos para a Haas, caindo para a 15ª posição em outra corrida desafiadora, com o estreante da Williams Logan Sargeant e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu voltando para casa em 16º e 17º, respectivamente.
Carlos Sainz vinha marcando pontos nos momentos finais, mas sua estratégia alternativa exigiu um pit stop tardio e o deixou em 18º lugar, com Valtteri Bottas e Kevin Magnussen completando a ordem para Alfa Romeo e Haas.
PROXIMA ATIVIDADE
À medida que uma temporada cheia de ação chega ao fim, as equipes e os pilotos irão agora para as férias de inverno antes de se prepararem para a campanha de 2024 , que começa com o Grande Prêmio do Bahrein, de 29 de fevereiro a 2 de março.
Comments