Max Verstappen marcou o tempo mais rápido na classificação para o Grande Prêmio da Bélgica, mas o holandês largará em 11º devido a uma penalidade de 10 posições no grid por fazer uma troca de unidade de potência, o que significa que Charles Leclerc herdará a pole position.
Verstappen pareceu impressionantemente rápido conforme a sessão progrediu e marcou uma volta imbatível de 1m 53.159s no Red Bull, meio segundo à frente de Leclerc, da Ferrari. Sergio Perez também teve uma melhor qualificação ao colocar seu Red Bull em P3, à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes, em P4.
Lando Norris e Oscar Piastri ficaram em quinto e sexto, respectivamente, pela McLaren, com a Mercedes de George Russell em sétimo.
Carlos Sainz ficou em 8º com a Ferrari, enquanto seu compatriota Fernando Alonso ficou em 9º com a Aston Martin e Esteban Ocon completou o top 10 com a Alpine.
Alex Albon perdeu por pouco o Q3 por apenas três milésimos de segundo na Williams, ficando em 11º, e Pierre Gasly seguiu pela Alpine em 12º.
Daniel Ricciardo ficou em 13º lugar na RB, ficando à frente de Valtteri Bottas, da Kick Sauber, em 14º, e de Lance Stroll – cujo Aston Martin foi consertado a tempo de participar após seu acidente no TL3 – em 15º.
A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, teve um dia decepcionante, tendo ambos saído no Q1 em 16º e 17º, enquanto Yuki Tsunoda também foi eliminado em 18º, embora o piloto da RB já tivesse sido escalado para largar atrás devido a uma penalidade de motor.
Logan Sargeant terminou o dia em 19º para a Williams, enquanto o Kick Sauber de Zhou Guanyu seguiu em 20º lugar.
A Fórmula 1 volta à pista de Spa-Francorchamps no domingo para o GP da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2024. A largada está marcada para 10h, horário de Brasília, com transmissão da Band e da F1TV Pro.
Comments