Max Verstappen aumentou sua contagem de vitórias na corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo, depois de tirar o P1 de Lando Norris da linha.
O holandês lançou-se na frente no início do encontro de 24 voltas e permaneceu praticamente incontestado durante todo o tempo, apesar de Norris ter aumentado a pressão por vezes.
Com o formato Sprint oferecendo livre escolha de pneus, a maior parte do grid optou por começar a corrida com pneus macios, já que apenas Logan Sargeant na traseira e a dupla Haas selecionaram os médios. Foi uma boa largada para Norris, mas Verstappen logo passou para a liderança na Curva 1, enquanto George Russell conquistou o P3 de Sergio Perez. Lewis Hamilton foi rápido em se juntar à luta com Perez e saiu por cima para reivindicar o P4.
Norris então foi vítima de Russell quando este mergulhou por dentro da McLaren na Curva 10. Mais atrás, a dupla AlphaTauri de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo perdeu para a dupla da Ferrari, enquanto Oscar Piastri fez uma excursão fora da pista.
Quatro voltas depois, Perez parecia atrevido, com o mexicano superando Hamilton na Curva 1, antes de Leclerc se aproximar para tentar avançar sobre o heptacampeão mundial, mas acabou tendo que recuar.
Parecia ser um momento difícil para a Mercedes, já que Russell também perdeu uma posição à frente depois que Norris utilizou o DRS para passar para segundo. Enquanto isso, Fernando Alonso – que sofreu uma saída precoce no Sprint Shootout após uma colisão com Esteban Ocon, colocando-o em 15º no grid – fazia movimentos, ultrapassando Kevin Magnussen para o 12º lugar.
Enquanto os quatro primeiros colocados, Verstappen, Norris, Russell e Perez, pareciam ter se afastado ligeiramente na frente na volta 7, um trem DRS estava começando a se formar mais atrás. Os problemas pareciam continuar para os Silver Arrows enquanto Perez se aproximava de Russell. Inicialmente, a Red Bull parecia ter avançado na Curva 1, antes de Russell voltar para a Curva 4.
No entanto, na volta 10, Perez conseguiu a ultrapassagem, tendo novamente ultrapassado na Curva 1 antes de segurá-la na Curva 4 desta vez. Em outros lugares, Ricciardo enfrentou Carlos Sainz na luta pelo P8 e manteve-se à frente até a Curva 4, onde Sainz recuperou a posição.
Na frente, Norris continuava a diminuir a diferença para Verstappen, reduzindo-a para 1,3s na volta 13. Muitas batalhas estavam acontecendo em todo o campo, com a dupla Aston Martin avançando. Lance Stroll derrotou Ocon para o P13, enquanto Alonso, que o perseguia, tentava encontrar uma maneira de ultrapassar Pierre Gasly na disputa pelo P11.
As coisas estavam começando a dar errado para Ricciardo, que perdeu uma vaga para o também australiano Piastri, enquanto Alonso duelava incansavelmente com Gasly atrás deles. Alonso finalmente saiu por cima após uma batalha muito acirrada.
À medida que a corrida se aproximava da volta 17, Verstappen e Norris pareciam estar numa corrida própria, embora a diferença entre eles permanecesse em pouco menos de dois segundos. Entretanto, os pilotos da Haas pareciam estar a ter uma tarde de pesadelo, tendo caído para 16º e 17º depois de largarem de 11º e 12º na grelha.
Os carros Alpine também pareciam estar lutando, com Stroll capitalizando as aparentes dificuldades de pneus de Gasly para arrebatar o P12. Mais adiante, Piastri – em P9 – tinha Ricciardo, Alonso e Stroll logo atrás.
A apenas quatro voltas do final, Ricciardo tentou uma ultrapassagem na Curva 1 em Piastri, mas a McLaren continuou a manter a posição. Mais à frente, Charles Leclerc se aproximou de Hamilton antes de passar para o P5 na Curva 1, antes de Tsunoda tentar fazer o mesmo. A Mercedes manteve-se à frente depois que a dupla se envolveu em uma corrida de arrancada na reta.
Uma volta depois, Tsunoda usou o DRS para ultrapassar Hamilton para o P6, enquanto Ricciardo ultrapassou Piastri para o P9. O determinado Alonso logo perseguiu Piastri pelo P10, enquanto três pilotos – Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas – estavam brigando pelo P17.
Alonso parecia ter levado a melhor sobre Piastri nos momentos finais da corrida na Curva 1, mas Piastri recuperou o lugar.
No entanto, foi mais tranquilo para Verstappen, que cruzou a linha de chegada para conquistar sua quarta vitória no Sprint da temporada, com Norris em segundo e Perez em terceiro.
Russell seguiu em quarto, enquanto Leclerc terminou a prova em P5, apenas seis décimos à frente de Tsunoda em P6. Hamilton manteve-se em sétimo, enquanto Sainz conquistou o ponto final em P8.
Ricciardo e Piastri completaram o top 10, com a dupla da Aston Martin formada por Alonso e Stroll em 11º e 12º. Dois Alpines, Gasly e Ocon, seguiram em 13º e 14º, enquanto Alex Albon conquistou o P15.
Kevin Magnussen ficou em 16º na corrida de 100 quilômetros, com Zhou, Nico Hulkenberg, Bottas e Sargeant completando a ordem de 17º a 20º, respectivamente.
Qual é a próxima atividade
Os pilotos retorna as atividade para o evento principal amanhã ás 14h00, hora local para as 71 voltas do GP de São Paulo.
Comments