Max Verstappen e sua equipe Red Bull superaram um fim de semana desafiador em Cingapura ao conquistar a pole position para o Grande Prêmio do Japão, levando a melhor sobre a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, durante a sessão de qualificação de sábado em Suzuka.
Verstappen registrou o tempo de 1m 29,012s nos primeiros minutos do Q3 e melhorou para 1m 28,877s em sua segunda volta, um desempenho dominante que o colocou com mais de meio segundo de vantagem sobre Piastri e Norris – que não conseguiram melhorar suas voltas iniciais. – quando a bandeira quadriculada caiu.
Charles Leclerc ultrapassou o outro Red Bull de Sergio Perez para a quarta posição, com o companheiro de equipe Carlos Sainz completando as seis primeiras posições, os dois pilotos da Ferrari completando apenas uma volta cada na disputa da pole depois de usarem mais pneus macios anteriormente.
Após o complicado primeiro dia de treinos, a Mercedes teve que se contentar com o sétimo e o oitavo lugar na qualificação, com o heptacampeão mundial Lewis Hamilton à frente de George Russell, que foi outro a ser limitado a apenas uma tentativa no Q3.
O favorito da casa, Yuki Tsunoda, recém-anunciado no AlphaTauri ao lado de Daniel Ricciardo para a temporada de 2024 , fez uma boa corrida para a nona posição, com Fernando Alonso como o último dos corredores do Q3 – também cumprindo uma volta – e caindo em 10º no grid. .
O estreante na F1, Liam Lawson, chegou agonizantemente perto de outra partida no Q3, mas teve que se contentar com a 11ª posição, seguido pelos Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon, que foram divididos pela Williams de Alex Albon, e pelo líder Haas de Kevin Magnussen.
A Alfa Romeo perdeu ambos os carros na barreira do Q1, com Valtteri Bottas a falhar o corte na 16ª posição e Zhou Guanyu a ficar em 19º, com o piloto chinês a ser visto a correr descontroladamente e a perder a última volta por ultrapassar os limites da pista, ao mesmo tempo que reportava tráfego.
Lance Stroll e Nico Hulkenberg seguiram nas outras máquinas Aston Martin e Haas, com o estreante da Williams, Logan Sargeant, na retaguarda, atrás do mencionado Zhou, depois de cair no meio da fase de abertura.
Sargeant entrou no fim de semana com mais perguntas sobre seu futuro na F1 e, tendo prometido evitar erros, perdeu dramaticamente o controle de sua Williams na curva final, deu uma volta pelo cascalho e bateu nas barreiras, trazendo um vermelho bandeira.
Ainda pode haver uma reviravolta na história antes da corrida de domingo, com Leclerc, Zhou e Bottas sob investigação após a sessão por supostamente não seguirem as instruções do Diretor de Corrida em relação ao tempo máximo de volta.
Citação chave
“Tem sido um fim de semana incrível até agora, especialmente na qualificação, onde você pode realmente levar ao limite, foi muito, muito bom”, disse o pole Verstappen.
“Tivemos um fim de semana ruim em Cingapura. Já senti pela preparação que tivemos que esta seria uma boa pista, mas nunca se sabe o quão boa será. Desde a primeira volta tem sido muito, muito bom. Claro, você tenta encontrar pequenas melhorias aqui e ali, e acho que conseguimos. Estar na pole aqui é fantástico.”
Qual será o horário do GP
O Grande Prêmio do Japão de 2023 está programado para começar às 02h, horário de Brasília, no domingo com transmissão pela BandTV e pelo app do F1TV
Comments