Ernani Kuhn gabaritou na categoria A com seis vitórias no fim de semana, sendo duas neste domingo, que também teve triunfos de Célio Vinícius e Augusto Freitas na B
A Turismo Nacional concluiu neste domingo (24) a quinta e penúltima etapa da temporada 2023. O Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, foi o palco de mais duas corridas e muitas batalhas, que aconteceram com pista molhada no traçado gaúcho de 2.278 metros. Ernani Kuhn sacramentou um fim de semana soberano na categoria A e alcançou mais duas vitórias ao longo do dia, uma delas na classificação geral, totalizando seis primeiros lugares na etapa.
Célio Vinícius foi o vencedor na divisão B na prova disputada nesta manhã, enquanto no período da tarde, já sem chuva, Augusto Freitas faturou um triunfo no geral e também na B.
A primeira prova do domingo foi iniciada com safety-car em razão do temporal que desabou no Velopark. A direção de prova liberou a corrida com bandeira verde tão logo a intensidade da chuva diminuiu. A bordo do seu Chevrolet New Onix, Ernani Kuhn partiu para mais uma vitória de ponta a ponta no fim de semana.
Foi uma corrida de belíssimos embates. O principal deles envolveu três pilotos da categoria B: Dudu Moratelli, Augusto Freitas e Célio Vinícius chegaram a andar lado a lado, em disputa que acabou em incidente no fim da reta. Outra grande batalha foi protagonizada por Juninho Berlanda e Pablo Alves, que se destacou com a ultrapassagem em cima do líder do campeonato.
Augusto Freitas foi punido após incidente e perdeu o triunfo obtido na categoria B. A vitória na classe então ficou com Célio Vinícius, que neste fim de semana correu com Chevrolet New Onix, acirrando assim a luta pelo título com Freitas.
A última prova do fim de semana aconteceu sem chuva, mas com a pista molhada em alguns trechos. Augusto Freitas largou na frente como pole no geral e na categoria B, com Célio Vinicius em segundo. Pela primeira vez, Arthur Scherer saiu na ponta da divisão A, seguido por Edu de Paula e Ernani Kuhn.
A corrida teve muitas disputas roda a roda, algumas delas protagonizadas por Pablo Alves, que lutou com Edu Cavalli e Dudu Moratelli. Rafael Corrêa e Wanderson Freitas também travaram animada batalha em Nova Santa Rita. Lá na frente, Ernani Kuhn abriu caminho e alcançou a primeira posição na categoria A e a segunda no geral, ficando somente atrás de Freitas, vencedor na divisão B e overall. Os protagonistas do domingo — Com seis vitórias no Velopark, o mato-grossense Ernani Kuhn reafirmou sua condição de candidato ao título da Turismo Nacional na categoria A em luta direta com o líder do campeonato, Juninho Berlanda. “Foi um fim de semana maravilhoso, com 100% de aproveitamento e seis vitórias na categoria A. Tiramos um pouco da diferença para o Juninho Berlanda e ainda temos chance, considerando que a pontuação da última etapa é dobrada. Tudo pode acontecer, e vamos apostar nisso para tentar buscar esse título”.
Augusto Freitas e Célio Vinícius compartilharam as honras na categoria B, em embate pelo título que promete emoções até a última corrida da temporada. O goiano Célio Vinícius, também multicampeão mundial de jet-ski, comemorou a conquista e o fato de seguir na luta pelo campeonato. “Foi uma prova desafiadora, com muita chuva pela manhã, e foi bom. Somei muitos pontos e agora já estou focado na última etapa. Sigo com chances, então vou lutar até o fim”.
Freitas exaltou as conquistas alcançadas neste fim de semana, mas alertou para o crescimento do amigo e grande adversário na luta pelo título da categoria B. “Estou muito feliz. Cheguei aqui um pouco angustiado por conta da chuva. Acho que todos nós vivemos isso. Mas realizado com essas vitórias, e agora vou para a última etapa um pouco mais tranquilo. O Celinho [Vinícius] está muito bem e é uma preocupação para essa decisão, mas vamos com tudo”, disse o catarinense.
A sexta e última etapa da temporada, com a coroação dos campeões da Turismo Nacional 2023, está marcada para os dias 2 e 3 de dezembro.
Comments