top of page

Tudo que aconteceu nesta Sexta em Baku

A Red Bull nunca conquistou a pole position em Baku – e Charles Leclerc garantiu que a espera continuaria enquanto ele inesperadamente ditava o ritmo na qualificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão. Mas o piloto da Ferrari pode ser um candidato pelo resto do fim de semana? E onde seus rivais se sentam?

Leclerc domina Baku mais uma vez para dar esperança à Ferrari Há algo nas ruas de Baku que traz o melhor de Leclerc, o monegasco garantindo sua primeira pole do ano e a terceira consecutiva em Baku com um desempenho estelar na qualificação. Foi ainda mais surpreendente, já que Leclerc disse na quinta-feira que esperava que este fosse um dos finais de semana mais desafiadores do ano para a equipe.

De acordo com nossos dados de volta ideal, mesmo que todos colocassem seus melhores mini setores juntos, Leclerc ainda teria terminado no topo da pilha, embora Sergio Perez e Max Verstappen estivessem mais próximos.

A Ferrari foi a mais rápida de todas nas curvas mais lentas e apenas uma fração atrás da Red Bull nas curvas médias e nas longas retas que dominam a pista de rua do Azerbaijão. Não há dúvida de que os carros vermelhos vão lutar para manter os Red Bulls afastados no domingo, especialmente Carlos Sainz, que tem lutado para igualar seu companheiro de equipe na Ferrari em ritmo no fim de semana.

Mas nossos dados de simulação de corrida (uma combinação de simulações pré-evento e as pequenas voltas múltiplas que os pilotos fizeram na única sessão de treinos do dia) sugerem que pode ser mais próximo do que durante toda a temporada.

Red Bull continua sendo uma força a ser reconhecida Pela primeira vez em 2023, um Red Bull não largará da pole position, mas tamanha é a confiança da equipe no RB19, que não se perturbou ao ficar apenas em segundo e terceiro. Verstappen aludiu a colocar maior foco na preparação do carro para corrida, com o F1 Sprint - apresentando um formato revisado - e o Grande Prêmio em mente, enquanto ele também apontou que a Red Bull tende a ter um carro melhor com combustível alto do que todos de seus rivais. A Red Bull foi mais rápida nas curvas de velocidade média - mas apenas por uma fração - e foi derrotada apenas pela Aston Martin em termos de velocidade em linha reta. Perez é um especialista em Baku e imagina suas chances de um grande resultado neste fim de semana, enquanto Verstappen mantém a confiança de que está em boa forma para lutar por vitórias em todas as frentes.

Eles vão levar uma surra – mas com base no que vimos na sexta-feira em Baku, é uma vantagem menor do que a que eles tiveram na maior parte do ano, sugerindo que eles podem ter um pouco de luta em suas mãos.

Mercedes recua do ritmo da Austrália A Mercedes não conseguiu replicar o ritmo de choque que exibiu na Austrália, onde os Silver Arrows fizeram uma dobradinha brevemente, com Lewis Hamilton terminando em segundo em Baku.

O chefe de engenharia da pista, Andrew Shovlin, admitiu que não conseguiu encontrar um bom acerto inicial para a única sessão de treinos do fim de semana - e isso os prejudicou. Tanto Hamilton quanto George Russell lutaram com a direção e o equilíbrio, tendo superado pequenos problemas de freio no início do fim de semana.

Os dados mostram que eles estavam perdendo para Ferrari, Red Bull e McLaren nas curvas lentas. Contra a Ferrari, essa diferença foi de quase um segundo. No entanto, eles se recuperaram para ainda estar muito na mistura com nomes como Aston Martin e uma das Ferraris - e a volta de Hamilton no Q2 o agarrou em P5, o que teria sido um lugar abaixo se Fernando Alonso tivesse acertado sua volta.

A atualização da McLaren parece decente Enquanto a Alpine não conseguiu ler sua atualização significativa para o fim de semana de Baku, os rivais McLaren marcaram as voltas – e geraram um ritmo muito emocionante com seu tão esperado pacote.

Este é o carro que a equipe esperava entregar a tempo para o início da temporada, mas uma mudança tardia na direção do desenvolvimento tornou essa meta impossível de alcançar. Nossos dados sugerem que a atualização, que inclui um piso fortemente revisado, deu a eles entre 0,2 e 0,3 segundos por volta - e em um meio-campo muito apertado, explica por que eles conseguiram colocar dois carros no Q3 pela primeira vez nesta temporada . Seu ritmo nas curvas lentas foi particularmente impressionante - apenas Ferrari e Red Bull foram melhores, enquanto eles eram muito concorrentes nas velocidades médias, compensando o desempenho medíocre nas retas.

Como era de se esperar, a equipe não está se empolgando – mas não há dúvida de que a operação britânica deu um passo à frente – e deve ser um fator muito importante no resto do fim de semana em termos de pontos.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page