Carlos Sainz cumpriu a promessa feita pela Ferrari durante todo o fim de semana de conquistar uma dramática pole position em Cingapura. Já na pole provisória, o espanhol melhorou em sua corrida final para vencer por pouco o rival George Russell e seu companheiro de equipe Charles Leclerc, selando a largada no P1.
Foi uma sessão frenética, que verá vários pilotos investigados por impedimentos após a qualificação e que recebeu bandeira vermelha após a forte queda de Lance Stroll nos estágios finais do Q1.
Mas Sainz ficou longe de problemas e continuou a definir o ritmo, com um rápido setor final fazendo com que ele melhorasse sua pole provisória em mais de quatro décimos, com um tempo de 1m30.984s bom o suficiente para conquistar sua segunda largada consecutiva na P1. Em segundo ficou Russell, que perdeu a pole por pouco por apenas 0,072s.
Um frustrado Leclerc qualificou-se em terceiro mais rápido pela Ferrari, à frente da McLaren de Lando Norris em quarto, da Mercedes de Lewis Hamilton em quinto e da Haas de Kevin Magnussen em sexto.
Fernando Alonso foi o sétimo mais rápido pela Aston Martin, enquanto Esteban Ocon impressionou pela Alpine ao terminar em oitavo, à frente do outro Haas de Nico Hulkenberg, com o AlphaTauri de Liam Lawson – que chegou ao Q3 pela primeira vez em sua curta carreira na F1 – completando o top 10.
A vaga de Lawson no Q3 veio às custas de uma Red Bull, com Max Verstappen sendo uma vítima surpresa na barreira do Q2. O piloto holandês qualificou-se em 11º e não ficou nada satisfeito com o desempenho do seu carro, enquanto o seu companheiro de equipa Sergio Perez também foi eliminado em 13º.
Entre a dupla da Red Bull está Pierre Gasly, da Alpine, em 12º, enquanto Alex Albon caiu em 14º para a Williams, com Yuki Tsunoda em 15º, depois de não conseguir marcar tempo para AlphaTauri no Q2.
Devido à queda de Stroll no final do Q1, vários pilotos não conseguiram completar as voltas finais. Mas os poucos azarados que foram eliminados cedo incluíram o Alfa Romeo de Valtteri Bottas em 16º, bem como a McLaren de Oscar Piastri, que estava logo atrás de Stroll quando caiu, em 17º.
Logan Sargeant fez mais uma corrida sem conseguir superar seu companheiro de equipe Williams, Albon, já que o estreante terminou em 18º, à frente do segundo Alfa Romeo de Zhou Guanyu, com Stroll na retaguarda do grid.
Confira o resultado da classificação aqui
Matéria fornecida pela F1.com
Comments