top of page
Foto do escritorRedação

Sainz avança para a vitória em meio ao drama na Austrália

O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, conquistou a primeira vitória da temporada fora da Red Bull com uma exibição impressionante durante o Grande Prêmio da Austrália de domingo, aproveitando os problemas técnicos de Max Verstappen nas primeiras voltas que forçaram o atual campeão mundial a se retirar.


Buscando a décima vitória consecutiva, igualando o recorde, Verstappen converteu sua vantagem na pole position no início da corrida, mas logo relatou problemas ao volante, com uma segunda volta comprometida abrindo a porta para Sainz correr sobre ele e fazer um movimento para a liderança.



A partir daí, os problemas relacionados aos freios de Verstappen pioraram e, com nuvens de fumaça saindo pela traseira de seu RB20, ele saiu da linha de corrida para deixar o resto do pelotão ultrapassá-lo antes de retornar aos boxes e se retirar pela primeira vez em dois anos.

Sainz cresceu cada vez mais na ausência de Verstappen, construindo uma vantagem sólida sobre Lando Norris, seu companheiro de equipe Charles Leclerc e o favorito da casa, Oscar Piastri, à medida que a corrida avançava, eventualmente levando a bandeira quadriculada para o terceiro triunfo de sua carreira na F1.


Leclerc completou um undercut sobre Norris nos estágios iniciais da corrida para subir para um segundo lugar e apoiar Sainz para a primeira dobradinha da Ferrari desde a abertura de 2022, mas o britânico mesmo assim registrou um primeiro pódio da temporada para si mesmo e McLaren.


Piastri também saltou sobre Norris durante a rodada inicial de pit stops, apenas para ser solicitado a se afastar para seu companheiro de equipe e depois perder mais algum tempo com uma excursão fora da pista, deixando-o em um solitário quarto lugar no final, seguido pela Red Bull de Sergio Perez.


George Russell estava se esforçando para completar uma manobra tardia sobre Fernando Alonso para a sexta posição quando ele caiu dramaticamente no complexo de alta velocidade da curva 6/7, causando grandes danos ao seu Mercedes e trazendo um Safety Car virtual até o final.


Mais tarde, os comissários consideraram que Alonso desempenhou um papel “potencialmente perigoso” no incidente, deixando o espanhol cair do P6 para o P8 com uma penalidade de 20 segundos após a corrida. Essa decisão levou o companheiro de equipe Lance Stroll para o sexto lugar e Yuki Tsunoda do RB para o P7 – dando ao RB sua primeira recompensa da campanha – enquanto Haas conquistava pontos bem-vindos com Nico Hulkenberg em nono e Kevin Magnussen em 10º.


A decisão da Williams de colocar Alex Albon no carro de Logan Sargeant não resultou em pontos, já que ele ficou em 11º, seguido pelo outro piloto da casa em ação, Daniel Ricciardo da RB, e o Alpine de Pierre Gasly, que foi atingido por cinco segundos. penalidade por violação da saída do pit.


A Kick Sauber enfrentou ainda mais problemas de pit stop em seu caminho para 14º e 15º com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu respectivamente, enquanto Esteban Ocon foi o finalista no outro Alpine após a aposentadoria precoce de Verstappen, a queda tardia de Russell e um problema de motor no meio da corrida para Lewis hamilton.


Hamilton estava assistindo da garagem da Mercedes quando seu companheiro de equipe Russell sofreu seu acidente, com este último – cujo carro caiu de lado no meio da pista depois que o dianteiro esquerdo desmoronou – relatando rapidamente pelo rádio que estava “bem”.



Com os pilotos cientes da condição de Russell, as comemorações começaram na Ferrari enquanto Sainz se deleitava com sua jornada de uma cama de hospital até o degrau mais alto do pódio em apenas duas semanas – gritando sua marca registrada de “operador suave” enquanto se dirigia para o parque fechado.



A próxima parada no calendário da F1 de 2024 será o Grande Prêmio do Japão, com o paddock indo para o circuito de Suzuka de 5 a 7 de abril.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page