George Russell, da Mercedes, conquistou uma vitória um tanto inesperada no Grande Prêmio da Áustria depois que um final extremamente dramático da corrida viu Max Verstappen e Lando Norris colidirem na batalha pela liderança, derrubando Verstappen na ordem e forçando Norris a abandonar.
Embora Verstappen tenha feito uma largada forte na pole position para manter a P1 durante boa parte da corrida, um duelo emocionante com o piloto da McLaren, Norris, aconteceu quando ambos fizeram seus pit stops finais na volta 52 de 71, onde a Red Bull sofreu uma rara parada mais lenta devido a um problema na roda traseira esquerda.
Com a diferença entre eles de menos de dois segundos, Norris estava atrás do rival e fez mais de uma tentativa de arrebatar o P1. Mas tudo veio à tona na volta 64, quando a dupla fez contato, fazendo com que ambos mancassem de volta aos boxes com furos.
Isso permitiu que Russell – que estava em terceiro há muito tempo – passasse para assumir a liderança da Mercedes, que manteve até a bandeira quadriculada para conquistar a segunda vitória de sua carreira na F1.
No que pode ter sido um pequeno consolo para a McLaren, Oscar Piastri ficou em P2 à frente da Ferrari líder de Carlos Sainz em terceiro. Houve então uma lacuna considerável para a máquina Silver Arrows de Lewis Hamilton em quarto, enquanto Verstappen cruzou a linha em quinto, uma posição que ele manteve apesar de ter recebido uma penalidade de 10 segundos pelo incidente com Norris.
Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen marcaram um forte desempenho para Haas ao terminar em sexto e oitavo, respectivamente, com o Red Bull de Sergio Perez imprensado entre eles em sétimo. Daniel Ricciardo conquistou dois pontos para o RB em nono, e o Alpine de Pierre Gasly completou o top 10.
Foi um dia agitado para Charles Leclerc, que se recuperou de um incidente na primeira volta com Piastri para chegar ao P11 através de quatro pit stops na Ferrari. Esteban Ocon, da Alpine, seguiu em P12, tendo anteriormente desfrutado de uma batalha acirrada com seu companheiro de equipe Gasly.
Lance Stroll era o líder da Aston Martin na P13, no que provou ser outro dia difícil para a equipe, à frente do RB Yuki Tsunoda na P14 e da Williams de Alex Albon na P15.
A espera da Kick Sauber pelos pontos de estreia em 2024 continua, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu cruzando a linha em 16º e 17º, respectivamente.
Fernando Alonso fez a volta mais rápida em sua última volta, mas terminou o dia em P18, depois de ter lutado para manter o ritmo no Aston Martin durante todo o evento, além de ter sido punido por empurrar Zhou para fora da pista no início da tarde.
Logan Sargeant foi o último classificado da Williams em 19º, enquanto Norris - sofrendo uma penalidade de cinco segundos por exceder os limites da pista - finalmente se retirou nos boxes após os danos sofridos em seu confronto com Verstappen, encerrando um dia repleto de promessa de uma forma infeliz.
A próxima parada no calendário de F1 de 2024 será o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com o paddock indo direto para Silverstone para a terceira corrida desta rodada tripla.
Comments