George Russell conquistou uma impressionante pole position na classificação para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com a equipe Mercedes garantindo a primeira fila depois que Lewis Hamilton ficou em segundo lugar.
Tendo definido o ritmo inicial durante as primeiras corridas do Q3, Russell melhorou ainda mais seu esforço final ao marcar um tempo de 1m 25.819s, ficando 0.171s à frente de Hamilton, enquanto Lando Norris seguiu em terceiro pela McLaren para completar um top 3 totalmente britânico.
Max Verstappen conseguiu apenas o quarto lugar na Red Bull, tendo sido aparentemente prejudicado por uma viagem anterior pelo cascalho em Copse, e Oscar Piastri ficou em quinto pela McLaren. Nico Hulkenberg, enquanto isso, chamou a atenção ao ir em sexto na Haas, à frente de Carlos Sainz, da Ferrari.
Lance Stroll e Fernando Alonso tiveram um dia melhor pela Aston Martin do que nos últimos fins de semana, tendo garantido P8 e P10 no grid, respectivamente, com Alex Albon, da Williams, ficando entre eles em P9.
Foi um dia decepcionante para Charles Leclerc, a Ferrari sendo empurrada para a zona de eliminação do Q2 para terminar a sessão em P11. Ele começará ao lado da Williams de Logan Sargeant em P12, marcando o melhor desempenho de qualificação do americano no ano.
A dupla de RB Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo saiu em 13º e 15º, respectivamente, com o Kick Sauber de Zhou Guanyu entre eles na 14ª posição.
Valtteri Bottas quase avançou para o Q2 com o Kick Sauber, ficando em 16º, enquanto o Haas de Kevin Magnussen seguiu em 17º após uma excursão em Copse nos minutos finais do segmento.
Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, ficaram em decepcionantes P18 e P20 – embora Gasly já estivesse definido para começar atrás devido a uma penalidade por assumir novos elementos da unidade de potência – enquanto Sergio Perez teve um desastre após ficar preso na brita nos minutos iniciais da sessão. Não tendo conseguido retornar, o piloto da Red Bull alinha em P19.
O Grande Prêmio Britânico de 2024 está marcado para começar às 11h00, horário de Brasília, no domingo.
Commentaires