top of page

Quais são as possíveis estratégias de corrida para o GP do Japão de 2023?

A Red Bull estava na pole novamente, mas a McLaren está em uma posição forte, e a degradação dos pneus deu dor de cabeça às equipes até agora neste fim de semana. Vamos dar uma olhada em algumas das opções estratégicas que provavelmente estarão abertas aos pilotos no dia da corrida no Japão…

Qual é a estratégia mais rápida? Após os testes iniciais, ficou claro que os pneus estavam enfrentando dificuldades com as condições neste fim de semana, já que a Pirelli descobriu que a pista estava um pouco mais lisa do que no passado, apesar de não ter havido recapeamento ou tratamentos especiais aplicados.

É uma situação um pouco incomum e surpreendeu algumas equipes, pois significava que os níveis de aderência estavam um pouco mais baixos, já que o pneu lutava para penetrar na superfície tão facilmente quanto o esperado. Por sua vez, isso significou mais deslizamento, o que leva ao superaquecimento da superfície do pneu – e então a degradação térmica se torna um problema. Portanto, duas paragens são definitivamente o caminho a percorrer com base em todos os dados que foram recolhidos até agora, e é o composto duro que é o pneu de corrida preferido. Para tentar ganhar posição na pista, seria melhor começar com pneus macios, se estiver alinhado perto da frente, e correr entre as voltas 13 e 19 antes de mudar para um conjunto de duros. A partir daí, duas passagens relativamente iguais seriam planejadas, com uma segunda janela de pit stop entre as voltas 31 e 37.

Mas... há um mas! Nem toda equipe tem dois jogos de pneus duros disponíveis para executar esta estratégia. Na verdade, Max Verstappen, que ocupa a pole, tem apenas um conjunto de pneus duros, enquanto os dois pilotos da McLaren logo atrás dele no grid têm dois cada. Também com dois conjuntos disponíveis estão os pilotos da Mercedes, Fernando Alonso, a dupla Alpine e Kevin Magnussen (veja o gráfico mais abaixo).

Que tal uma opção diferente para o top 10? Excepcionalmente, estou incluindo o piloto que partiu da pole position nesta seção, mas como apontado, Verstappen não pode usar o composto duro duas vezes.

Isso não quer dizer que ele esteja em apuros, já que a Red Bull tem sido particularmente boa com seus pneus durante toda a temporada, então é mais provável que ele consiga fazer um composto mais macio funcionar em uma estratégia de duas paradas. Semelhante ao cenário acima, a largada nos macios seria seguida por um pit stop entre as voltas 13 e 19 – portanto, a mesma janela de pit – e o trecho intermediário também seria nos duros.

Este seria um período que Verstappen (ou qualquer outro piloto que adotasse esta abordagem) tentaria estender entre as voltas 37 e 41, permitindo um retorno ao composto macio para o trecho final.

Você pode pensar que isso parece ambicioso, mas a pista estará mais emborrachada nessa fase, então oferecerá melhores níveis de aderência para reduzir o deslizamento que provoca o superaquecimento - além disso, no final da tarde as temperaturas podem começar a esfriar quando o pôr do sol for relativamente cedo em Suzuka nesta época do ano.

Alternativamente, Verstappen poderia muito bem optar por largar com pneus médios, já que guardou todos os três sets para a corrida, e seu primeiro trecho poderia ser um pouco mais longo do que os pilotos ao seu redor. Isso o protegeria de qualquer posição perdida na largada, já que ele teria a chance de ter ar livre em algum momento para usar seu ritmo. Mas também se estima que o pneu médio tenha níveis de degradação semelhantes aos do pneu duro, apenas oferecendo um tempo de volta mais rápido (a desvantagem é a vida útil geral mais curta).

Se começar com os médios, a primeira janela de box será a volta 14-20 – e talvez até um pouco mais tarde – antes de optar novamente por pneus duros no meio da corrida e depois mudar para macios para o sprint final até a bandeira na volta. 37-43.

Quais são as opções para a metade inferior do campo? Há uma chance de alguém tentar uma estratégia de parada única, mas isso exigiria muito gerenciamento de pneus. O médio ou o macio poderiam ser usados ​​no primeiro stint – talvez apostando em um incidente na primeira volta que poderia desencadear um Safety Car – mas o ritmo precisaria ser ligeiramente aumentado para alcançar a janela dos boxes das voltas 18 a 25.

A partir daí é possível tentar chegar ao fim com pisos duros, e a posição na pista ainda seria útil aqui, além de anular uma perda de 22 segundos no pit lane, que está em torno da média da temporada.

Uma parada alternativa seria começar com os duros e correr por muito tempo, na esperança de que haja um Safety Car em algum momento além da metade do caminho – a história recente sugere que há 50% de chance de uma interrupção do Safety Car aqui – e dependendo de quão longe na corrida que um piloto conseguiu, ele pode optar pelos médios ou mesmo pelos macios, se já for tarde o suficiente.

Uma parada de três paradas é altamente improvável, a menos que um piloto esteja seriamente lutando contra a degradação, ou um Safety Car abre a chance de ir para os boxes mais tarde e perder menos tempo, custando apenas cerca de 10 segundos para fazê-lo no Safety Car ou no Virtual Safety Car. condições.

Espere, mas como está o tempo? O tempo certamente esteve em jogo neste fim de semana em Suzuka, depois da chuva torrencial que causou uma corrida mais curta há um ano. Tem estado quente e ensolarado durante grande parte da pista – com chuvas caindo todas as noites – e a umidade também tem sido relativamente alta para fazer com que pareça semelhante a Cingapura.

O dia da corrida parece menos úmido, mas ainda quente, com as altas temperaturas chegando perto da marca dos 30ºC, principalmente quando o sol está alto. Alguma cobertura de nuvens poderia esfriar um pouco, mas a Pirelli viu as temperaturas da pista subirem em torno da marca de 50°C, o que contribuiu para o superaquecimento que tem se mostrado tão desafiador para as equipes e pilotos.

Mais do mesmo é esperado no domingo, e uma variável invisível pode ser o vento, que foi particularmente forte na última curva, quando houve vento favorável em algumas ocasiões na sexta-feira, desestabilizando os carros enquanto tentavam diminuir a potência. Pequenas contrações musculares podem ser punidas em grande escala em Suzuka.



Traduzido do site oficial

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page