top of page

Pourchaire é coroado campeão de 2023 enquanto Doohan domina a corrida na F2

Jack Doohan teve um desempenho dominante no Circuito de Yas Marina para terminar 2023 com uma vitória, mas o dia pertenceu a Theo Pourchaire, que foi coroado Campeão de Pilotos de Fórmula 2.

O companheiro de equipe do ART Grand Prix, Victor Martins, terminou no pódio em segundo, o que significa que a equipe francesa garantiu a dobradinha do título no processo.


Pourchaire terminou em quinto no final, mais do que suficiente para manter o rival pelo título Frederik Vesti para trás, apesar da tentativa de recuperação do piloto da PREMA Racing. O piloto da Mercedes Junior Team terminou em terceiro, ficando 11 pontos abaixo do campeonato.

Doohan manteve a liderança desde a pole position com as luzes apagadas, enquanto Vesti tentou progredir cedo depois de começar com pneus médios. Ele teve que esperar que os que estavam à frente com os macios fossem para os boxes antes de poder aproveitar o ar livre, enquanto mais atrás, Pourchaire optou pelos macios. Ele estava na volta 7 para sua parada obrigatória e mudança para médios.


Doohan cedeu a liderança na volta 10 para seu próprio pit stop para colocar os mesmos pneus, enquanto Vesti, que subiu para o segundo lugar graças aos pit stops dos que estavam à frente, começou a perseguir o novo líder Martins, que estava correndo o mesmo estratégia alternativa.


O piloto da PREMA Racing estava prestes a mudar para os macios na volta 23, voltando logo atrás do rival pelo título, Pourchaire, em nono, enquanto Martins esperou mais uma volta para voltar à frente, em terceiro.


Rodando roda a roda, Pourchaire conseguiu atrasar o ataque de Vesti por várias voltas, antes que o homem da PREMA pudesse usar o DRS para reivindicar a vaga na Curva 9.


O dinamarquês usou os pneus macios para ganhar mais posições, alcançando Zane Maloney (Rodin Carlin) em terceiro na última volta. Indo lado a lado na curva 9, Vesti deu a volta por fora, mas a dupla tocou nas rodas na saída da curva, fazendo Maloney girar enquanto Vesti saltava para terceiro.


Doohan não se preocupou o tempo todo, pois conquistou a terceira vitória da temporada na Feature Race. P2 para Martins foi suficiente para receber o prêmio de estreante do ano, enquanto Vesti saiu da luta pelo título em uma dura terceira posição.


Ayumu Iwasa encerrou sua última corrida de F2 com o quarto lugar para a DAMS, com Pourchaire conquistando o P5 e o título com ele.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page