top of page

Porque acompanhar a F2 em 2024 ?

É sem dúvida uma das temporadas mais esperadas da história da Fórmula 2, com grandes nomes, perspectivas emocionantes e um calendário renovado formando os ingredientes de uma campanha verdadeiramente imperdível.


Começando neste fim de semana com o projeto de apoio à F1, a F2 retorna com um carro totalmente novo, um grid renovado e grande entusiasmo pelo que pode ser uma campanha verdadeiramente espetacular do início ao fim. Depois que 2023 chegou ao limite em Yas Marina, o que a temporada de 2024 nos reserva?


A turma de 2024

O grid da Fórmula 2 deste ano está repleto de talentos de cima a baixo, criando uma das escalações mais emocionantes da história do campeonato.


Os atuais campeões ART Grand Prix juntaram o piloto da Alpine Academy, Victor Martins, com o talento da Williams Driver Academy, Zak O'Sullivan. O britânico terminou o Campeonato de Fórmula 3 do ano passado em segundo lugar na classificação, conquistando quatro vitórias no percurso.


Victor Martins é um dos primeiros candidatos ao título da F2

Enquanto isso, Martins é um dos primeiros candidatos ao título depois de conquistar a primeira vitória e três pole positions no ano passado. Será que ele irá suceder o compatriota Theo Pourchaire como campeão de pilotos em 2024?


A PREMA Racing nomeou recentemente o piloto reserva da Ferrari, Oliver Bearman, altamente cotado para lutar pela coroa, e a estrela da Mercedes Junior Team, Andrea Kimi Antonelli. O italiano chega à F2 com grandes expectativas e muita atenção depois de dar o salto do Campeonato Europeu de Fórmula Regional, onde conquistou o título em 2023.


O atual campeão da F3, Gabriel Bortoleto, sobe para a Fórmula 2 com a Invicta Racing. O piloto apoiado pela McLaren se junta a Kush Maini, da Alpine Academy, na equipe britânica para a nova campanha.


A Campos Racing tem uma formação totalmente Red Bull Junior Team composta por Isack Hadjar e Josep Maria Marti. Hadjar entra em sua segunda campanha na F2 depois de ganhar experiência na F1 no ano passado testando com a AlphaTauri, enquanto Marti se torna um novato depois de lutar pelo título da Fórmula 3 há um ano.


A MP Motorsport tem Dennis Hauger e o júnior da Williams F1, Franco Colapinto, formando sua formação este ano, enquanto a Rodin Motorsport mantém o piloto da Sauber Academy, Zane Maloney, e faz parceria com o campeão da Super Fórmula de 2023, Ritomo Miyata.


Para onde quer que você olhe, há potencial de vitória em todas as equipes em 2024.


Há grandes esperanças para Andrea Kimi Antonelli na sua primeira temporada na F2

Novas máquinas

Pela primeira vez desde 2018, a Fórmula 2 tem um carro totalmente novo nas pistas, e ele foi redesenhado tendo em mente as batalhas roda a roda. As asas dianteiras e traseiras redesenhadas, juntamente com a nova carroceria em outros lugares, constituem as mudanças mais marcantes.


Mas, tal como os carros de F1 da geração atual, são os pisos redesenhados que deverão fazer a maior diferença, com as corridas a tornarem-se potencialmente mais próximas do que antes, com os carros agora capazes de se seguirem uns aos outros com mais facilidade.


É claro que com a introdução de um novo carro vêm melhorias na segurança do motorista.


Este maquinário mais recente está executando as especificações de segurança atualizadas da FIA 2024, com proteção aprimorada da cabine e estruturas de capotamento implementadas.


O carro de 2024 também é o primeiro a ser desenvolvido pensando em motoristas de todos os portes. A ergonomia do cockpit foi renovada para acomodar motoristas de todos os tamanhos, do mais baixo ao mais alto, enquanto foram feitas melhorias no esforço de direção.


Tal como aconteceu na temporada passada, o carro de F2 funcionará com 55% de combustível sustentável, de origem biológica e conseguido em parceria com a Aramco antes da mudança para combustíveis totalmente sintéticos no futuro.


Depois de um evento de shakedown em Barcelona e de testes de pré-temporada em Sakhir há mais de uma semana, as equipes estarão lutando para entender primeiro o novo carro, a fim de ganhar uma vantagem no início da temporada.


Carro novo e a esperança do Brasil com o Gabriel Bortoleto

14 rodadas de imprevisibilidade

É uma campanha longa e os pilotos de Fórmula 2 começarão ao lado da F1 no Bahrein e terminarão em Yas Marina em dezembro, mas o que acontecerá entre então é uma incógnita.

A última temporada teve 11 vencedores diferentes ao longo da campanha, e a luta pelo título entre Pourchaire e Vesti foi direto ao limite no último dia da temporada. Da mesma forma, na batalha do Campeonato por Equipes, o ART Grand Prix reinou supremo, mas a PREMA Racing lutou até o fim, acabando por ficar aquém no último domingo.


O calendário de 14 corridas deste ano foi reformulado, com a ronda de Baku a decorrer agora em Setembro e a primeira visita ao Circuito Internacional de Lusail, no Qatar, a tornar-se a penúltima prova da campanha.


Na temporada passada, a liderança do Campeonato de Pilotos mudou de mãos seis vezes antes de Pourchaire conseguir manter Vesti sob controle em um dos finais mais tensos de uma temporada de F2 nos últimos anos.

Três estreantes conquistaram as primeiras vitórias em algum momento durante a campanha de 2023, com Martins, Bearman e Jak Crawford subindo ao degrau mais alto pela primeira vez.


Quem pode seguir os passos e garantir o título de F2 como Theo Pourchaire fez em2023

Martins e Bearman também empataram no maior número de pole positions no ano passado, com três cada, embora tenha sido o primeiro que terminou como o melhor estreante e vencedor do Prêmio Anthoine Hubert.


Bearman conseguirá sua redenção desta vez em uma possível luta pelo título com Martins, ou o campeão de pilotos de 2024 virá de outro lugar?


A campanha da F2 começa na quinta-feira, 29 de fevereiro, com treinos livres e qualificação.


Confira a programação completa dos horário aqui



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page