Oscar Piastri saiu na frente no final de uma frenética sessão de Sprint Shootout no Grande Prêmio do Qatar, levando a melhor sobre o companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris, e Max Verstappen, da Red Bull, para uma pole position histórica.
Piastri, que nunca havia liderado uma sessão de qualificação na F1 antes, produziu um tempo impressionante de 1m24.454s quando o Shootout chegou ao fim para terminar com pouco menos de um décimo de vantagem sobre Norris, cujo tempo de volta final foi excluído por exceder os limites da pista.
Max Verstappen, tendo perdido seu tempo inicial acima dos limites da pista, conseguiu um remate na prancha na bandeira quadriculada, mas não foi suficiente para negar Piastri e Norris, que formarão a primeira primeira fila totalmente McLaren de qualquer tipo desde então. o Grande Prêmio do Brasil de 2012.
Depois de uma saída surpresa de Lewis Hamilton no SQ2, outra a perder tempos de volta em uma sessão dominada pelos limites da pista, foi George Russell quem liderou o ataque da Mercedes em quarto lugar, seguido pelas Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Leclerc teve suas próprias voltas excluídas na fase SQ3, mas conseguiu se recuperar e vencer o atraente Haas de Nico Hulkenberg, que conquistou o sétimo lugar, com Sergio Perez (Red Bull), Fernando Alonso (Aston Martin) e Esteban Ocon (Alpine ) todos violando os limites da pista em P8 a P10.
Enquanto Ocon avançava para o SQ3, o companheiro de equipe Pierre Gasly ficou de fora em 11º, com Hamilton apenas em 12º depois de suas violações dos limites da pista durante a fase intermediária. A dupla da Alfa Romeo, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, foi dividida pelo AlphaTauri de Liam Lawson (os dois últimos apanhados pelos limites da pista) no final da ordem SQ2.
Lance Stroll seguiu sua saída do Q1 na sexta-feira com uma eliminação no SQ1, depois de correr largo na Curva 5 quando a primeira fase chegava ao fim, deixando o homem da Aston Martin em 16º no grid, atrás do piloto da Williams, Alex Albon, que perdeu seu melhor tempo de volta. por exceder os limites da pista.
Yuki Tsunoda da AlphaTauri, o outro Haas de Kevin Magnussen e o segundo Williams de Logan Sargeant viram seus tempos de volta apagados por ultrapassarem a linha branca que define a pista, deixando-os em 18º, 19º e 20º, respectivamente, para a corrida Sprint de 100 quilômetros mais tarde. Sábado.
A próxima atividade?
Os pilotos agora farão uma pausa antes de se alinharem no grid para a corrida Sprint de 100 quilômetros ás 14h30, horário de brasília.
Matéria traduzida do F1.com
Comments