Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio da Hungria após um drama interno da equipe, com seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, respondendo tardiamente a uma ordem para devolver a liderança ao australiano que havia perdido devido à estratégia de pit stop da equipe.
Depois que a dupla foi três a três com Max Verstappen da Red Bull na largada, Piastri emergiu como líder na Curva 1 e de lá liderou boa parte do Grand Prix. No entanto, quando Norris foi para os boxes primeiro durante a segunda rodada de paradas – aparentemente para cobrir Lewis Hamilton atrás – o britânico foi quem emergiu na frente.
Isso levou a equipe a fazer várias ligações para Norris para devolver a posição ao seu companheiro piloto da McLaren, uma ordem que ele pareceu relutante em seguir por muitas voltas. No entanto, na volta 68 de 70, Norris diminuiu a velocidade e permitiu que Piastri passasse.
O jovem de 23 anos seguiu para vencer, dois segundos à frente de Norris. Lewis Hamilton, enquanto isso, conquistou a posição final do pódio em terceiro para a Mercedes, tendo enfrentado seu próprio drama após contato com Max Verstappen durante uma batalha no final da corrida.
Charles Leclerc foi o quarto pela Ferrari, enquanto Verstappen caiu para o quinto e também será investigado pelos comissários por seu incidente com Hamilton. Carlos Sainz, da Ferrari, seguiu em sexto, à frente da Red Bull de Sergio Perez, que ganhou terreno de sua posição inicial P16.
George Russell também somou pontos após largar em 17º, tendo cruzado a linha em 8º, enquanto Yuki Tsunoda, da RB, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram o top 10.
Fernando Alonso ficou em 11º lugar pela Aston Martin, à frente de Daniel Ricciardo, que teve um dia um tanto decepcionante na RB após largar em 9º no grid.
Nico Hulkenberg ficou em 13º lugar com a Haas, enquanto Alex Albon seguiu pela Williams em 14º e Kevin Magnussen colocou sua Haas em 15º lugar.
A busca da Kick Sauber por pontos continua, com Valtteri Bottas terminando o dia em 16º, com Logan Sargeant, da Williams, atrás, em 17º.
O difícil fim de semana da Alpine também continuou, com Esteban Ocon ficando em 18º, enquanto Zhou Guanyu, da Kick Sauber, foi o último corredor classificado, em 19º.
Pierre Gasly se tornou o único aposentado após sofrer um suposto vazamento hidráulico no Alpine.
Citação chave
"[É] muito, muito especial", disse Piastri. "Este é realmente o dia que eu sonhava quando criança, de pé no degrau mais alto de um pódio de F1. Obviamente um pouco complicado no final, mas me coloquei na posição certa no começo, e obrigado à equipe por um esforço incrível e um carro incrível. É muito divertido correr pela McLaren, então não posso agradecer o suficiente por me darem a oportunidade de estar na F1, e ser capaz de vencer juntos 18 meses depois é uma sensação incrível."
Qual é o próximo
A próxima parada no calendário de F1 de 2024 será o Grande Prêmio da Bélgica, com o paddock indo direto para Spa-Francorchamps para a segunda rodada desta rodada dupla de 26 a 28 de julho.
Comments