O campeão de Fórmula 2 da FIA, Felipe Drugovich, estabeleceu o tempo mais rápido no Berlin Rookie Test, a apenas dois décimos de segundo do melhor tempo estabelecido na prática por Maximilian Günther no fim de semana de corrida dupla do SABIC Berlin E-Prix de 2023 - no mesmo carro.
O novo carro de corrida GEN3 já entregou a volta mais rápida da história da Fórmula E no início desta temporada, enquanto a multidão de Berlim no fim de semana testemunhou mais recordes quebrados com um total de 362 ultrapassagens em 83 voltas de corrida.
Ontem foi a vez de 23 novatos da Fórmula E – nenhum com experiência em corridas na categoria – colocarem o GEN3 à prova no Circuito Tempelhof de Berlim. Eles aproveitaram a oportunidade para mostrar do que a próxima geração de pilotos é capaz no carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
O brasileiro Drugovich estabeleceu o padrão com uma volta de 1.05.509 no final da segunda sessão do dia, apenas 0,208 atrás do tempo de Maximilian Günther no fim de semana do SABIC Berlin E-Prix, estabelecido no mesmo carro.
Os novatos não tiveram que levar em consideração o gerenciamento de energia, permitindo que levassem suas capacidades de direção e novas embarcações de corrida ao limite absoluto.
O atual campeão do DTM e piloto de carros esportivos Sheldon van der Linde conquistou o primeiro lugar na corrida matinal com uma volta de 300kW, não os 350kW de potência total disponíveis.
Luca Ghiotto (Nissan Formula E Team) terminou em segundo, apenas 0,073s atrás. A melhor volta do ex-piloto de Fórmula 2 da FIA na sessão da manhã foi definida no modo 350kW, assim como o piloto reserva e Mahindra Racing Test Jehan Daruvala em terceiro e o ex-piloto de Fórmula 1 Daniil Kvyat em quarto lugar.
Felipe Drugovich saltou para a equipe da Maserati MSG Racing durante o dia e ficou em 12º na corrida da manhã, 0,765s atrás do ritmo final.
O atual campeão da Fórmula 3 da FIA, Victor Martins, se saiu melhor no Nissan - terminando em oitavo, a meio segundo do benchmark de Sheldon van der Linde.
A corrida da tarde foi mais rápida do que a da manhã com Felipe Drugovich, Victor Martins e Luca Ghiotto da Nissan e Zane Maloney (Avalanche Andretti Formula E Team) todos dentro do tempo de Sheldon van der Linde desde a sessão de abertura.
Van der Linde não conseguiu replicar seu ritmo anterior e terminou sua segunda sessão mais cedo, depois que um incidente na curva do avião deixou o canto dianteiro direito e a asa dianteira de seu Jaguar I-PACE 6 faltando. Ele acabou em 16º desta vez.
O atual campeão da Fórmula 3 da FIA, Victor Martins, ficou a um décimo de segundo de Drugovich na segunda sessão, com o Estreante do Ano da FIA e atual piloto da F2 Zane Maloney em terceiro na bandeira quadriculada.
O ex-piloto de F2 Ghiotto somou o quarto tempo mais rápido da tarde ao segundo tempo mais rápido que ele selou na corrida da manhã, enquanto o piloto reserva da Scuderia Ferrari, Robert Schwarzman , e o reserva da Mahindra Racing, Jehan Daruvala, completaram os seis primeiros colocados.
Sheldon van der Linde, Rookie Test Driver, Jaguar TCS Racing, disse
“Experimentando diferentes categorias para mim, vendo o que combina com meu estilo e experimentando coisas novas, fico muito agradecido por essa chance. É muito bom estar aqui, e os carros de fórmula não são muito naturais para mim.”
Victor Martins, Rookie Test Driver, Avalanche Andretti, disse:
“Foi uma manhã de aprendizado para mim, fiquei bastante surpreso com a potência e é estranho não ter barulho do motor e ouvir os pneus derrapando, então você sente mais o limite mas eu estava tendo prazer em empurrar o carro e brigar com ele requer mais movimento em comparação com um carro de F2.”
A segunda metade da 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA de 2023 começa no sábado, 6 de maio, com a 9ª rodada no lar espiritual do automobilismo - as ruas da cidade de Mônaco.
Comments