Depois de alguns meses de folga, chegou a hora de uma nova temporada de F1, com equipes e pilotos se preparando para correr no Circuito Internacional do Bahrein.
Após três dias de testes de pré-temporada, a campanha de 2024 começará oficialmente com duas sessões de treinos livres na quinta-feira, 29 de fevereiro, seguidas pelos treinos finais e qualificação na sexta-feira, 1º de março, e pela corrida no sábado, 2 de março.
Estatísticas vitais
Primeiro Grande Prêmio – 2004
Comprimento da pista – 5.412km
Recorde de volta – 1m 31.447s, Pedro de la Rosa, McLaren MP4-20, 2005
Maior número de pole positions – Lewis Hamilton e Sebastian Vettel (3)
Mais vitórias – Lewis Hamilton (5)
Curiosidades – Curva 1, ‘Michael Schumacher’, é a única curva do circuito com nome
Pole run até o ponto de frenagem da Curva 1 – 353 metros
Ultrapassagens concluídas em 2023 – 80
Probabilidade do Safety Car – 63%*
Probabilidade do Safety Car Virtual – 50%*
Perda de tempo de pit stop – 23,2 segundos (incluindo 2,5s parado)
* Dos últimos oito eventos no Bahrein
O veredicto do motorista:
Jolyon Palmer, ex-piloto de F1 da Renault: A parte mais desafiadora da pista do Bahrein é provavelmente frear na curva 10, porque você está se aproximando dela com uma boa velocidade desde o gancho da curva 8 até a curva 9, e você descarrega o pneu dianteiro esquerdo ao virar à esquerda. É fácil trancar, já vimos isso tantas vezes.
A curva 11 também é crucial porque é rápida; lá também pode ser bastante afetado pelo vento, a rajada pode aumentar e você está passando por um longo raio, então acho que é particularmente complicado conseguir o equilíbrio certo.
Se você estiver empurrando com subviragem, não conseguirá acelerar; se você está lutando contra a sobreviragem, é difícil porque você está atacando com muita velocidade e depois também superaquece os pneus traseiros em alta velocidade.
As oportunidades de ultrapassagem são claras aqui: na curva 1 e na curva 4, onde terminam as duas zonas DRS. Mas há outro desafio na transição do dia para a noite. A pista ganha vida à noite, o carro funciona muito melhor – e uma volta de qualificação sob as luzes é incrível.
Este recurso não está disponível no momento porque você precisa fornecer consentimento para cookies funcionais.
Últimos 5 pole-sitters do GP do Bahrein
2023 – Max Verstappen (Red Bull)
2022 – Charles Leclerc (Ferrari)
2021 – Max Verstappen (Red Bull)
2020 – Lewis Hamilton (Mercedes)
2019 – Charles Leclerc (Ferrari)
Últimos 5 vencedores do GP do Bahrein
2023 – Max Verstappen (Red Bull)
2022 – Charles Leclerc (Ferrari)
2021 – Lewis Hamilton (Mercedes)
2020 – Lewis Hamilton (Mercedes)
2019 – Lewis Hamilton (Mercedes)
Chaves de estratégia e configuração
Bernie Collins, ex-estrategista da Aston Martin F1: O Bahrein normalmente combina condições muito quentes com uma superfície de pista muito irregular. Isso significa alta degradação dos pneus e é por isso que os compostos duros são fornecidos pela Pirelli – o C1, C2 e C3 foram selecionados para 2024.
O outro grande efeito dos pneus em Sakhir é que as sessões da manhã e da tarde conduzem frequentemente a situações muito diferentes em termos de gestão. Suas sessões mais quentes – TL1 e TL3 – precisarão de voltas de resfriamento mais lentas e voltas de saída mais lentas em comparação com o TL2 crepuscular e a qualificação.
Nas voltas rápidas, os pilotos podem muitas vezes ter um Setor 1 muito bom, porque eles pressionam muito no início, mas isso leva a um Setor 3 muito ruim, então eles precisam tentar equilibrar a volta com base nos pneus. e não tirar tudo deles imediatamente.
Outro fator no Bahrein é que muitas vezes há uma mudança de vento durante o dia. Vimos isso acontecer no teste de pré-temporada, com ventos contrários se transformando em ventos favoráveis. A curva 12 é um bom exemplo de onde os motoristas podem ser pegos de surpresa; é uma subida e então, quando eles contornam, haverá uma rajada de vento e o carro ficará pesado.
Existem outras pequenas coisas, como diferentes configurações do painel do volante ou brilho diferente para as luzes de mudança de marcha, e os motoristas às vezes terão um visor diurno e noturno.
Grid Atual
Muito tem sido escrito sobre a maneira como Verstappen e Red Bull conquistaram títulos mundiais consecutivos em 2023, com o holandês vencendo 19 das 22 corridas e a equipe triunfando em todas, exceto uma.
Mas qualquer um que pensasse que o RB19 seria levemente evoluído para formar o RB20 teve um choque na pré-temporada quando uma criação revisada de Adrian Newey, Pierre Wache e o resto da equipe de design de Milton Keynes apareceu.
E, após três dias de testes no Bahrein, o sentimento geral é que a Red Bull continua sendo a equipe a ser batida, com a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, acreditando que estão “um pedaço atrás” dos atuais campeões mundiais e da Ferrari, que também impressionou.
Na verdade, nossos dados mostram que na classificação, a Red Bull está cerca de dois décimos à frente da Ferrari, com a McLaren alguns décimos atrás, a Mercedes em quarto e o pacote surpresa RB um nariz à frente da Aston Martin.
A situação parece um pouco diferente em termos de ritmo de corrida, pois enquanto a Red Bull ainda está na liderança de acordo com os nossos números, a Mercedes é desta vez a segunda melhor, logo à frente da Ferrari, com McLaren, Aston Martin e RB em seguida.
Mas dada a variedade de planos de corrida em jogo, incluindo diferentes cargas de combustível, diferentes durações de pneus e tempos publicados em diferentes horas do dia, é impossível saber exatamente como é a hierarquia.
Isso significa que ainda há muita emoção e intriga na ação desta semana no Circuito Internacional do Bahrein, onde a corrida pela glória de 2024 começa oficialmente...
Comments