top of page
Foto do escritorRedação

O que esperar de cada equipe em 2024 na F2 ?

Quando todas as 11 equipes se alinharem no Bahrein para a rodada de abertura da temporada de Fórmula 2 da FIA de 2024, cada uma terá suas próprias ambições para os próximos 12 meses, mas quais deveriam ser exatamente?



As equipes no topo terão os olhos postos em levantar os troféus no final do ano, enquanto aquelas que o fizeram, talvez não tenham tido a temporada de 2023 que desejavam, estarão focadas em retornar ao topo do grid.


Aqui está uma prévia do que cada equipe de F2 almejará este ano.


ART GRAND PRIX


A equipa francesa não só conquistou a sua primeira vitória no Campeonato de Equipas na Fórmula 2 no ano passado, como também completou a dobradinha com Théo Pourchaire a conquistar o título de Pilotos. Assim, as expectativas para 2024 serão claras: fazer tudo de novo!


Isto será um pouco mais complicado, dados os elevados padrões estabelecidos no ano passado, já que empataram o recorde da PREMA Racing estabelecido em 2021 ao alcançar 19 pódios. Juntando-se à equipe está Zak O'Sullivan, protegido da Williams na F1, que está saindo da F3 e fará questão de causar uma boa impressão em seu novo ambiente.


Como sempre, quando você está no topo, todos os olhos estarão voltados para você e a ART deve esperar ser pressionada por seus concorrentes, mas dado o que eles alcançaram no ano passado, eles pelo menos tentarão competir em ambas as frentes novamente nesta temporada.


PREMA RACING


A formação italiana é a única equipa desta categoria que conquistou o título mais de uma vez. Mas dados os seus elevados padrões e a sua história de sucesso, alguns podem achar difícil acreditar que a PREMA Racing não tenha conquistado nenhum dos títulos desde 2021.


Eles tiveram um bom desempenho em 2023, com Frederik Vesti e Oliver Bearman ajudando-os a levar o ART até a corrida final, antes de serem forçados a se contentar com o segundo lugar no campeonato. Mas estes estão abaixo dos objectivos que a equipa de René Rosin estabeleceu para si própria.


Para ajudar na busca de retornar ao topo da F2, eles trazem de volta o Bearman, e ele será acompanhado por outro aprendiz da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli.


RODIN MOTORSPORT


A Rodin Motorsport não conquista o título desde 2018, embora tenha chegado perto em 2022, quando perdeu para a MP Motorsport. Mas com um novo nome combinado com um carro totalmente novo, poderia 2024 ser o ano em que eles retornarão ao seu melhor título?


Voltando para uma segunda temporada com a equipe está Zane Maloney, e ele será acompanhado pelo campeão da Super Fórmula de 2023, Ritomo Miyata. Enquanto o ás japonês vai trabalhar na adaptação a uma nova categoria, Maloney vai querer entregar desde o início, com o piloto de Bajan a tentar continuar os seus quatro pódios na sua temporada de estreia.


Se ele conseguir fazer isso, ao lado de Miyata, Rodin poderá mais uma vez desafiar as honras em 2024.


DAMS


Outra equipe ex-campeã que busca retornar à glória é o DAMS, que depois de conquistar o título em 2019, terminou em oitavo em 2020. Mas, nas últimas três temporadas, houve uma melhora constante, passando do oitavo em 2021 para o sexto em 2022, antes de terminar em quarto lugar no ano passado.


Com base nisso, um mínimo de três primeiros será o objetivo para eles, com Ayumu Iwasa – que conquistou todas as cinco vitórias nos últimos dois anos – mostrando que são capazes de lutar na ponta do campo.


Eles trazem uma formação totalmente americana para o grid este ano com Jak Crawford, que buscará aproveitar uma temporada de estreia que o viu se tornar um vencedor de corridas de F2 em 2023, e o experiente Juan Manuel Correa que espera levar a DAMS ainda mais subir na classificação.


INVICTA RACING


Não faz muito tempo que a nova garotada do bloco, a Invicta Racing, chamou a atenção do paddock ao terminar em segundo lugar no Campeonato em seu ano de estreia em 2019 e nas duas temporadas que se seguiram. Os dois anos seguintes foram um pouco menos bem-sucedidos, embora tenham ajudado Jack Doohan a terminar em terceiro no campeonato em 2023.


O seu objetivo será simplesmente aproveitar o impulso que iniciaram na segunda metade da campanha de 2023, com Doohan a conquistar vitórias em três das cinco rondas finais da corrida – que incluíram duas pole positions em Budapeste e na Ilha Yas.


Procurando melhorar essa forma e fazer com que a Invicta volte a competir pelo título estará o pódio da F2 Kush Maini, retornando para sua segunda temporada na categoria, assim como o atual campeão de F3 de 2023, Gabriel Bortoleto.


MP MOTORSPORT


Depois de experimentar o duplo sucesso no Campeonato em 2022, a temporada passada provou ser difícil para a equipe holandesa, que ficou em sexto lugar. Eles passaram de vencer cinco corridas no ano anterior para subir ao degrau mais alto do pódio em apenas duas ocasiões em 2023.


Assim, no ano em que completam 30 anos, a MP Motorsport vai querer regressar à forma de conquistar o título de 2022. Dennis Hauger mostrou do que era capaz no ano passado ao conseguir duas vitórias na Sprint Race, e estará de volta para uma terceira F2. temporada, enquanto o veloz piloto da Williams Academy, Franco Colapinto, passa da F3.


VAN AMERSFOORT RACING


A Van Amersfoort Racing regressa para a sua terceira temporada na Fórmula 2 e com o objetivo de continuar o progresso que tem mostrado desde que entrou no Campeonato. Eles terminaram em 10º em 2022 e em sétimo no ano passado, depois de vencer sua primeira corrida – feita por Richard Verschoor na Spielberg Feature Race.


A expectativa da equipe é subir ainda mais na hierarquia do Campeonato, com os olhos postos nos cinco primeiros. Para aumentar suas chances, eles contrataram o vencedor da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi, cuja experiência na categoria pode ser inestimável para a equipe.


HITECH PULSE-EIGHT


A Hitech impressionou imediatamente após sua entrada na Fórmula 2 em 2020, terminando em quarto lugar na classificação. Eles repetiram o mesmo truque em 2021, antes de ficarem em quinto lugar em 2022. No entanto, 2023 os viu cair na ordem para terminar em oitavo, então o que podemos esperar deles este ano?


Eles venceram uma corrida em todas as temporadas em que competiram na F2 e vão tentar continuar essa sequência em 2024, ao mesmo tempo que voltam a terminar entre os cinco primeiros do Campeonato.


Para ajudar nisso, eles retornarão ao grid com uma formação totalmente nova este ano, com o experiente Amaury Cordeel vindo da Invicta Racing. Ele fará dupla com o estreante Paul Aron, que fará questão de impressionar depois de sua forte e solitária temporada na F3 no ano passado – onde terminou em terceiro.


CAMPOS RACING


A campanha de 2023 foi de progresso para a Campos Racing, que conquistou uma vitória – com Ralph Boschung vencendo a corrida Bahrain Sprint – e terminou com 99 pontos, tornando-se o ano de maior sucesso desde a campanha de 2019, quando terminou em quinto lugar no Campeonato.


No entanto, a competição da F2 é tal que terminou em nono em 2023, mas depois de terminar em último em 2022, a equipa espanhola mostrou uma clara melhoria.


Correndo para eles em 2024, estarão dois pilotos juniores da Red Bull, com Isack Hadjar se juntando à equipe em seu segundo ano na F2, enquanto o graduado da F3 Josep María Martí – que faz parte da Campos desde 2021 – dá o passo à frente, com ambos esperando elevar o time na ordem do campeonato.


TRIDENT RACING


A Trident teve mais sucesso na Fórmula 3 – onde venceu o Campeonato de Equipes em 2021 – do que na F2, com apenas duas vitórias em seu nome e seu melhor resultado no Campeonato sendo o nono, o que fez em 2021 e 2022.


Para dar a volta por cima em 2024, a equipe italiana apostou na experiência e familiaridade com o retorno de Richard Verschoor, que conquistou a primeira vitória do Trident na F2 na corrida de abertura de 2022, em Sakhir. À medida que tentam subir ainda mais na classificação, Verschoor – vencedor de várias vezes na F2 – será a chave para suas chances.


PHM AIX RACING



A PHM AIX Racing retorna para uma segunda temporada na Fórmula 2, depois de terminar na última posição no ano passado. Ao ingressar na categoria em 2023, eles sabiam que a F2 seria muito exigente e de difícil adaptação. Mas nos bastidores, a seleção alemã tem trabalhado muito para transformar o conhecimento e a experiência do ano passado em bons resultados em 2024.



Fonte: Site da F2

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page