As equipes tiveram apenas 90 minutos de treinos representativos para ajustar suas máquinas na sexta-feira, depois que problemas de CFTV na pista limitaram o FP1 para o Grande Prêmio do Canadá. Aqui estão as principais conclusões…
Mercedes tem trabalho a fazer, apesar do ritmo no topo da tabela Lewis Hamilton estabeleceu o ritmo na sexta-feira, uma fração à frente do companheiro de equipe George Russell, quando a Mercedes começou sua campanha no GP do Canadá de forma encorajadora.
No entanto, embora Hamilton e Russell tenham ficado razoavelmente felizes com seus esforços, eles sabem que os tempos favoreceram seu desempenho final e precisam fazer alguns ajustes durante a noite - especialmente em torno de encontrar uma configuração que proporcione uma traseira mais estável - se estiverem para lutar na frente. Nossa equipe de dados calcula que houve cerca de 0,65s de evolução da pista entre o momento em que Carlos Sainz, da Ferrari, estabeleceu o ritmo inicial e quando a dupla da Mercedes estabeleceu seus tempos de volta mais rápidos muito mais tarde na sessão. É por isso que eles são os terceiros mais rápidos em nossas classificações de simulação de qualificação, alguns décimos de segundo atrás do ritmo final. Eles estão ainda mais atrás quando usam mais combustível, mas apenas uma fração atrás da Aston Martin.
Red Bull continuam a ser os únicos a bater A Red Bull era a grande favorita indo para o Circuito Gilles Villeneuve e, embora não tenha incomodado o topo das tabelas de tempos, nossos dados mostram que o ritmo inerente do RB19 os torna mais rápidos em corridas curtas e longas.
Max Verstappen e Sergio Perez optaram por fazer suas simulações de qualificação no início da sessão, quando a pista estava mais lenta e, portanto, não foi surpresa vê-los em sexto e oitavo, respectivamente, já que outros se beneficiaram de mais borracha sendo colocadas para ir mais rápido. .
Eles enfrentam uma luta pela pole da Ferrari – como fizeram durante toda a temporada – mas parecem muito confortáveis quando se trata de ritmo de corrida, liderando o caminho por 0,24s.
Precisamos fazer a ressalva de que, como a evolução da pista foi alta e todos rodaram com diferentes cargas de combustível em momentos diferentes, é complicado saber onde cada um se compara. Mas os primeiros sinais são de que a Red Bull será muito difícil de vencer – em um fim de semana em que a vitória seria a 100ª na F1.
Ferrari desfruta de forte início de fim de semana em Montreal A Ferrari não teve muitas sextas-feiras tranquilas em 2023, mas esta foi certamente uma delas, com Charles Leclerc tendo confiança no carro desde o início, tanto em corridas com pouco como com muito combustível.
Seu companheiro de equipe, Sainz, não estava tão feliz, pois lutou com a frenagem - um grande problema em uma pista que tem muitas paradas - mas ele diz que a equipe começou a entender o problema e começou a trabalhar em correções. A Ferrari está muito em busca da pole, continuando sua longa temporada de ser rápida com pneus novos e pouco combustível.
Eles também parecem ser os rivais mais próximos da Red Bull em termos de ritmo de corrida. No entanto, a ressalva aqui é que a Ferrari muitas vezes parece bem com combustível alto na sexta-feira, apenas para falhar no domingo, enquanto luta com o gerenciamento de pneus.
Aston Martin não tem dados sobre sua atualização A Aston Martin - como a rival Williams - trouxe um enorme pacote de atualização para o Canadá e esperava registrar uma grande quantidade de quilometragem para ajudá-los a avaliar as novas peças.
No entanto, Fernando Alonso disse que não conseguiu fazer uma leitura adequada sobre se as atualizações foram um passo à frente por causa da falta de corrida. Seu companheiro de equipe, Lance Stroll, dirigindo na frente de seus torcedores, disse que estava feliz com o carro e achou que era bom - já que eles procuram se recuperar de uma corrida sem brilho na Espanha.
Nossos dados sugerem o quarto lugar geral na qualificação e o terceiro melhor em termos de ritmo de corrida, embora um pouco atrás da Red Bull e da Ferrari.
No entanto, com a previsão de chuva constante ao longo do sábado, impactando tanto o TL3 quanto a qualificação, podemos ter um grid confuso e uma corrida fascinante no domingo.
Dados e analise da F1.com
Comments