Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Hungria após uma sessão de qualificação dramática, que contou com condições de chuva e seco, duas bandeiras vermelhas e uma corrida final frenética até a linha de chegada.
Depois que o homem da McLaren estabeleceu um impressionante tempo de pole provisório de 1m 15.227s durante as corridas de abertura do Q3, a ação foi interrompida quando Yuki Tsunoda sofreu um forte acidente no RB. Como tal, a sessão foi retomada com pouco mais de dois minutos restantes no relógio.
Dadas as mudanças nas condições climáticas, a maioria do grid não conseguiu melhorar e Norris manteve a P1, à frente do companheiro de equipe Oscar Piastri por 0,022s. Max Verstappen – que optou por não dar outra volta nos momentos finais – ficou em terceiro pela Red Bull, com Carlos Sainz da Ferrari em quarto e Lewis Hamilton completando os cinco primeiros pela Mercedes.
Charles Leclerc ficou em P6 para a Ferrari, enquanto a Aston Martin teve um desempenho decente, com Fernando Alonso e Lance Stroll ficando em P7 e P8, respectivamente. Daniel Ricciardo, da RB, também teve um dia sólido em P9, à frente do já mencionado Tsunoda em P10.
Nico Hulkenberg perdeu por pouco a chance de avançar para o Q3 por um centésimo de segundo na Haas, enquanto Valtteri Bottas, da Kick Sauber, também não conseguiu passar, na 12ª posição.
Apesar de uma performance promissora no início, a dupla da Williams, Alex Albon e Logan Sargeant, saiu do Q2 em 13º e 14º lugares, junto com Kevin Magnussen, da Haas, em 15º.
Houve um drama significativo no Q1, com Sergio Perez trazendo as bandeiras vermelhas após bater nas barreiras na Red Bull. Não tendo conseguido continuar, o mexicano terminou o dia em P16. Também foi eliminado George Russell em P17, com o homem da Mercedes aparentemente tendo dado sua volta muito cedo.
Zhou Guanyu ficou em 18º lugar com a Kick Sauber, enquanto a decisão da Alpine de não dar mais uma volta nos minutos finais saiu pela culatra, com Esteban Ocon e Pierre Gasly saindo em 19º e 20º, respectivamente.
O Grande Prêmio da Hungria de 2024 está marcado para começar às 10h00, horário de Brasília, no domingo.
Comments