A dez dias da data que marca os 30 anos do acidente do ídolo, Costa participa de prova do WEC pela McLaren, equipe mais icônica da carreira de Senna
Neste domingo, 21 de abril, o carioca Nicolas Costa disputará a segunda etapa do Mundial de Endurance da FIA, que acontece no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. O brasileiro estará no volante do McLaren 720S GT3 EVO preparado pela McLaren Automotive e United Autosports, contando com o patrocínio da PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil.
Após a estreia no Catar, que teve vitórias da Porsche com hypercar da Porsche Penske, pilotado pelo francês Kévin Estre, o alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor; e nos LMGT3 com a Manthey Purerxcing e o trio formado pelo bielorusso Aliaksandr Malykhin, o alemão Joel Burn e o austríaco Klaus Bachler, o campeonato faz a sua estreia no circuito de Ímola.
Para a etapa na Itália, que prevê seis horas de ação, Nicolas, que pilota o carro #59 da United Autosports ao lado do suíço Gregóire Saucy e do britânico James Cottingham, comenta que a experiência prévia no traçado de 4909 metros é um diferencial para ele.
"A expectativa para a prova é a melhor possível. A gente vai ter relativamente pouco tempo de treino, mas Ímola é uma pista em que eu já corri antes, então tenho uma noção. Vamos torcer para o carro sair já 'bem-nascido' do caminhão e fazer uma boa corrida”, diz Costa, que estará ao lado de Gregoire Saucy e James Cottingham na disputa da classe LMGT3.
Carta para um ídolo - A prova no traçado italiano acontece dez dias antes da data que marca os 30 anos desde que Ayrton Senna sofreu o acidente fatal na curva Tamburello. Disputar uma prova importante perto do dia 1º de maio traz emoções mistas para o carioca.
“É um lugar tão marcante para nós brasileiros... Nem sempre pelos motivos certos, mas, independentemente disso, faz a gente refletir, continua sendo um local mítico. Então será uma corrida bem emocionante para mim”, declarou Nicolas Costa.
Como forma de homenagem, usará um capacete com design assinado por Alan Mosca, filho de Sid Mosca, responsável pela pintura dos capacetes de Senna. Alan continua a tradição do pai no mesmo estúdio em São Paulo. Nicolas também deixará uma carta na estátua em homenagem ao ídolo, que fica em uma parte acessível ao público e é um lembrete da importância que Senna teve para os fãs brasileiros e para o cenário do automobilismo mundial.
“Planejei escrever uma carta para poder falar tudo que Senna representou para mim, é uma forma de agradecer toda a inspiração e legado. O capacete também foi desenvolvido com esse sentimento de emoção e gratidão – e a Prio, minha patrocinadora, viabilizou esse projeto. Tenho muito orgulho de representar o Brasil. O Senna foi a pessoa em quem eu me inspirei como pessoa e competidor, então vai ser muito emocionante carregar um pouco dele comigo durante toda a etapa”, completou o piloto.
A segunda etapa do Mundial de Endurance da FIA começa na sexta-feira, 19, com treinos livres durante a manhã. Já a classificação é no sábado, 20, às 09h45. No domingo, a prova terá largada às 08h00, com transmissão em janelas durante a programação do BandSports e na íntegra nos canais de YouTube Esporte na Band, BandSports e Grande Prêmio.
Comments