top of page
Foto do escritorRedação

MSL Rally encara edição comemorativa do Erechim Rally Brasil

Será a primeira vez que os UTVs estarão no grid da tradicional etapa do rali de velocidade brasileiro, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio.

Mais um desafio chegando para a equipe MSL Rally. Nesta semana, entre quinta-feira (18) e domingo (21), Gunter Hinkelmann terá a companhia do navegador Enio Bozzano Jr a bordo do UTV Polaris Pro R. A dupla vai disputar o Erechim Rally Brasil (ERB), que é disputado na cidade que dá nome ao evento, no Rio Grande do Sul. Além do frio, que deve ser intenso, Hinkelmann e Bozzano vão enfrentar um outro fator ao qual terão que se adaptar. O ERB é uma prova de velocidade, diferente do que a MSL Rally está acostumada que é o Cross Country.


No rali de velocidade as duplas podem fazer um reconhecimento das especiais a bordo de um carro de passeio e fazer o seu próprio levantamento de obstáculos e desafios durante o percurso. Para Gunter, que já disputou o campeonato em Erechim no ano passado a bordo de um carro, os UTVs têm tudo para chamar a atenção no evento.

“Nas provas de velocidade são os próprios competidores que fazem o levantamento do percurso, então na quinta e na sexta nós vamos fazer o reconhecimento das especiais. São provas rápidas e com um terreno diferente do Cross Country. Normalmente é um piso mais liso e sem muitas pedras e buracos, porque a suspensão dos carros é muito sensível”, explica Gunter, que recentemente ao lado de Filipe Bianchini ficou com quarta colocação no Morocco Desert Challenge.
“Os UTVs têm tudo para dar show no evento, vamos fazer um acerto de suspensão, vamos usar um pneu com mais grip do que os que a gente usa no Cross Country. Tudo indica que os UTVs tenham um desempenho próximo aos ponteiros dos carros. O Polaris Pro R, que vamos usar, por ser maior e mais largo ele é praticamente um carro nas curvas”, completou.

O navegador Bozzano Jr fez um estudo intensivo sobre o rali nesta semana.

“É um rali de velocidade, é diferente. O Gunter já correu no ano passado, mas será a minha primeira vez. Eu me preparei pesquisando bastante coisa, vendo muitas onboards... estudando do mesmo jeito que estudei quando fui para o Cross Country. Por mais que seja um rali, é bem diferente do que estamos acostumados no Cross Country. Será a minha primeira vez andando com o Gunter, estou muito feliz em ter essa oportunidade. É uma das maiores provas de velocidade e vai ser bacana estar presente”, disse Bozzano Jr.
“Tive um bate-papo de duas horas com o navegador Armando Miranda, que é uma referência nesse tipo de prova e que me passou muitas dicas”, completou.

Para quem está acostumado com as longas distâncias do Cross Country, o tamanho das especiais do Velocidade pode não chamar tanta atenção, mas são trechos muito mais intensos e de pé no acelerador quase durante o tempo todo.


Serão disputados cinco estágios, três no sábado e dois no domingo, totalizando 66,5 Km. Na quinta-feira (18), os competidores terão contato com o público na largada promocional, que normalmente reúne uma multidão em Erechim.


A MSL Rally representa a MSL Corporate. Para saber mais acesse www.mslcorporate.com. A equipe conta com apoio de Sparco e Motul.


Guia das especiais do Rally Erechim 2023

Sábado, dia 20 de maio

1. SS Pro Tune Distância: 10,03 Km Larga do Cemitério de Santa Ana, segue em sentido a pedreira da Kerbermix, faz o gancho da comunidade São Roque em sentido invertido e termina na RS-331. 2. Cristalina Distância: 11,08 km Especial totalmente nova, com uma das paisagens mais bonitas desta edição, chega a entrar no município de Gaurama e termina na antiga estrada de Áurea. 3. Cavaletti Distância: 20,02 km Maior trecho da edição 2023, larga na Comunidade São Luíz Rio Poço, segue para São João da Cascata, passa pela 1ª vez no município de Áurea e volta em direção à Cascata. Une velocidade à técnica: Miolo bem técnico, com início e fim rápidos.


Domingo, dia 21 de maior

4. Perfil Metais Distância: 10,35 km Larga no município de Barão do Cotegipe, vem sentido Linha Gramado, no Município de Paulo Bento. Tradicional região de realização de Shakedowns e largadas de especiais. Termina próximo ao Pesque-e-pague do Basílio. 5. SS Astrus Digital Distância: 15,07 km Larga próximo ao Pesque-e-pague do Basílio, com vários pontos tradicionais dos 25 anos do Rally Erechim. Seu final conta com o Salto dos Verdureiros, mas em sentido invertido.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page