Max Verstappen converteu a pole position em vitória em um Grande Prêmio da China cheio de incidentes e ultrapassagens, liderando Lando Norris, da McLaren, e seu companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, para somar quatro vitórias em cinco corridas até agora nesta temporada.
Verstappen liderou a grande maioria de um encontro estratégico no Circuito Internacional de Xangai que contou com um Safety Car Virtual e dois períodos completos de Safety Car, com o holandês mantendo a calma na frente enquanto o drama se desenrolava atrás dele.
Norris foi um dos três pilotos, junto com a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, a completar apenas um pit stop, aproveitando ao máximo as fases do VSC e do Safety Car para saltar Perez para a segunda posição, que ele conseguiu manter até o final.
Leclerc e Sainz seguiram em quarto e quinto, respectivamente, apesar de algumas preocupações do monegasco nos momentos finais de que seus pneus não conseguiriam chegar ao fim, com George Russell liderando o ataque da Mercedes a caminho do sexto lugar.
Fernando Alonso teve uma estratégia de compensação depois de parar para os macios, em vez dos duros escolhidos pelos pilotos ao seu redor, sob o Safety Car no meio da corrida, forçando-o a uma parada tardia para os médios e depois a uma série de ultrapassagens para se recuperar do 12º para o sétimo – Oscar Piastri da McLaren, sua última vítima.
Após sua saída do Q1 e algumas dificuldades relacionadas aos pneus nas primeiras voltas, Lewis Hamilton subiu na ordem em meio ao drama ao seu redor e, graças a algumas ultrapassagens inteligentes, terminou em nono, com o piloto da Haas, Nico Hulkenberg, conquistando o ponto final em oferecer.
A dupla alpina Esteban Ocon e Pierre Gasly imprensaram as Williams de Alex Albon nas posições 11 a 13, enquanto Zhou Guanyu, da Kick Sauber, cruzou a linha em 14º, fazendo história ao se tornar o primeiro piloto chinês a competir em casa.
Seguiu-se um trio de pilotos sancionados, com Lance Stroll classificando-se em 15º, à frente dos finalistas Kevin Magnussen e Logan Sargeant, após receber uma penalidade de 10 segundos por sua participação em uma colisão com Daniel Ricciardo sob o Safety Car.
Stroll bateu na traseira de Ricciardo pouco antes do primeiro reinício do Safety Car, quando o pelotão se amontoou no apertado final, e depois que o piloto da RB voltou aos boxes para se retirar com danos significativos, os comissários deram um tapa no canadense com sua sanção.
Magnussen foi 16º em sua Haas depois de derrubar o outro RB de Yuki Tsunoda em um giro – e abandono – na saída da curva fechada da Curva 6 no início da corrida, um movimento que também viu os comissários adicionarem 10 segundos ao seu tempo.
Logan Sargeant terminou em 17º e último na segunda das máquinas Williams para concluir mais um fim de semana difícil, depois de ter sido atingido com sua própria penalidade de 10 segundos por uma infração do Safety Car envolvendo Hulkenberg.
Ao lado dos dois RBs, Valtteri Bottas não conseguiu terminar quando seu Kick Sauber desenvolveu um aparente problema de motor e o forçou a sair da pista, com problemas para remover seu carro levando ao primeiro período do Safety Car.
Com os três primeiros colocados subindo ao pódio para comemorar, a última vitória de Verstappen significa que ele agora tem 25 pontos – e uma vitória no Grande Prêmio – à frente do companheiro de equipe Perez na classificação de pilotos , enquanto o campo da F1 se prepara para outro Sprint em Miami daqui a duas semanas.
Citação chave
“Foi incrível”, disse Verstappen. “Durante todo o fim de semana, acho que fomos incrivelmente rápidos. Foi muito agradável pilotar cada composto [do pneu] também. [Nas] reinicializações, acho que sobrevivemos muito bem. O carro estava basicamente sobre trilhos, eu poderia fazer o que quisesse com ele, e esse tipo de fim de semana é, claro, incrível de se sentir. Então, alcançar o que fizemos neste fim de semana é fantástico.”
Qual é o próximo
O próximo evento no calendário da F1 de 2024 será o Grande Prêmio de Miami, no fim de semana de 3 a 5 de maio.
Komentáře