Max Verstappen conquistou uma emocionante pole position para o Grande Prêmio da Bélgica de domingo, mas uma penalidade de cinco posições no grid o faz cair na ordem com Charles Leclerc, da Ferrari, definido para começar em P1.
Com corrida limitada na única sessão de treinos no início do dia em Spa devido à forte chuva, havia muitas incógnitas sobre a hierarquia antes da qualificação - mas foi Verstappen quem acabou brilhando mais.
Nas primeiras corridas do Q3, foi Leclerc quem foi o mais rápido com o tempo de 1m 47,931s, liderando Verstappen em segundo por mais de um décimo. Seu companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, completou os três primeiros, embora a quatro décimos do monegasco.
No entanto, depois que Leclerc mais uma vez melhorou seu tempo, Verstappen cruzou a linha de chegada para conquistar a pole position a oito décimos do piloto da Ferrari - embora Leclerc herde a pole após a queda de cinco lugares no grid de Verstappen - com seu companheiro de equipe Sergio Perez, em terceiro, embora a nove décimos do ritmo.
O pole position da semana passada em Budapeste, Lewis Hamilton, conseguiu um setor final brilhante para subir para o quarto lugar, empurrando a Ferrari de Sainz para o quinto lugar.
Recém-saídos de pódios consecutivos, não era a posição que a McLaren estava acostumada com Oscar Piastri e Lando Norris em sexto e sétimo, respectivamente, à frente da Mercedes de George Russell.
A Aston Martin admitiu que era a quinta equipe mais rápida do grid, e as planilhas de tempos refletiam isso, com Fernando Alonso e Lance Stroll em nono e 10º, respectivamente.
Yuki Tsunoda – que liderou brevemente as tabelas de tempos no Q2 – perdeu por pouco um lugar entre os 10 primeiros para AlphaTauri e, em vez disso, largou em 11º, à frente do Alpine de Pierre Gasly e do Haas de Kevin Magnussen – que rodou no cascalho em Curva 9 no Q2.
Valtteri Bottas foi o 14º mais rápido para a Alfa Romeo, com Esteban Ocon não conseguindo chegar ao Q3 pela quarta corrida consecutiva depois de também bater na barreira na Curva 9, danificando sua asa dianteira, deixando-o incapaz de definir o tempo da volta final em Q2, e para baixo em 15º.
Alex Albon não conseguiu sair do Q1, depois de correr ao lado em sua última volta, e vai começar a corrida de domingo em 16º, enquanto seu companheiro de equipe na Williams, Logan Sargeant – que deixou o pit lane tarde depois de trocar a caixa de câmbio – foi deixado em 18º. , com o Alfa Romeo de Zhou Guanyu imprensado entre os dois.
Também foi uma má notícia para Daniel Ricciardo. Enquanto o tempo mais rápido do piloto da AlphaTauri o levou para o sexto lugar, seu tempo foi excluído por ultrapassar os limites da pista, deixando-o em 19º, à frente do segundo Haas de Nico Hulkenberg, que fechou a retaguarda.
Confira como ficou o grid
Citação do Mais rápido
“Foi muito apertado”, disse o pole position Max Verstappen. “É claro que as condições eram muito complicadas. A pista estava secando muito rápido, e na minha volta final, eu simplesmente não tinha tanta confiança no Q2 para forçar mais e tive muita sorte de estar em 10º.
“Mas é claro que no Q3, você tem dois jogos de pneus, sabe que pode forçar um pouco mais, pode arriscar um pouco mais, e foi isso que fizemos na última volta. Sei que tenho que recuar novamente no domingo com o pênalti que recebi, mas foi o melhor que pude fazer hoje”.
Qual é o próximo
O próximo passo para os pilotos é uma enxurrada de ação Sprint em Spa, com o Sprint Shootout (07h00, hora de Brasília) e a corrida Sprint (11h30) no sábado, seguido pelo Grande Prêmio principal às 10h00 no domingo.
Comments