top of page
Foto do escritorRedação

Lundqvist reina conquistando a primeira pole em Road America

Linus Lundqvist alcançou um hat-trick de primeiros em sua jovem carreira na NTT INDYCAR SERIES durante uma sessão de qualificação frenética e úmida do NTT P1 Award no sábado para o XPEL Grand Prix em Road America.


Primeira vez no grupo dos 12 melhores da qualificação. Primeira vez no Firestone Fast Six. Primeiro pole da carreira.


O campeão do 2022 INDY NXT by Firestone, Lundqvist, conquistou o primeiro lugar na corrida de 55 voltas no domingo, com uma melhor volta de 1 minuto e 45,1519 segundos na 8ª posição da American Legion Chip Ganassi Racing Honda. A melhor largada anterior de Lundqvist para uma corrida que rendeu pontos em sua temporada de estreia de 2024 foi em 17º no Acura Grand Prix de Long Beach, em abril.


Lundqvist, da Suécia, se tornou o primeiro estreante da NTT INDYCAR SERIES a conquistar uma pole desde Romain Grosjean em maio de 2021 no percurso rodoviário do Indianapolis Motor Speedway. Ele entrou nesta corrida com três resultados consecutivos em 24º ou pior, depois de conquistar seu primeiro pódio na carreira com um terceiro lugar no final de abril em Barber Motorsports Park.



“Obrigado à tripulação 8 por ficar comigo”, disse Lundqvist. “Foram algumas corridas difíceis. Então, poder se recuperar assim, é bom. Não há melhor maneira de reconstruir a confiança do que com minha primeira pole na INDYCAR, também nessas condições.”


A cobertura ao vivo da corrida de 55 voltas começará às 16h30 de domingo na TV Cultura, ESPN 4 e Star +


Colton Herta se juntará a Lundqvist na primeira fila após sua volta máxima de 1m45s2913 na Gainbridge Honda nº 26, pilotada por Andretti Global com Curb-Agajanian. Herta foi o mais rápido nos dois primeiros grupos de qualificação antes de ficar atrás de Lundqvist no Firestone Fast Six.


Marcus Armstrong foi o segundo jovem piloto da Chip Ganassi Racing a se qualificar nas duas primeiras filas, terceiro em 1: 45,6592 na 11ª Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda. Kyle Kirkwood largará em quarto lugar em 1m46s4498 na AutoNation Honda nº 27 da Andretti Global.



Os companheiros de equipe da Penske, Will Power e Josef Newgarden, largarão em quinto e sexto, respectivamente. Ambos os pilotos perderam suas duas melhores voltas no Firestone Fast Six devido ao acionamento de bandeiras vermelhas e não registraram tempo de qualificação, com suas posições de largada determinadas por suas melhores voltas na sessão do Top 12.


Power girou na Curva 12, conhecida como Canada Corner, em seu número 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet. Newgarden saiu da pista imediatamente na seção “The Kink” das costas e fez forte contato lateral com a barreira SAFER no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet em sua última volta rápida. Newgarden saiu ileso.


Os pilotos usaram pneus de chuva Firestone Firehawk nas duas primeiras sessões de qualificação, já que a chuva torrencial no início do dia se dissipou em aguaceiros leves. Mas a chuva parou no final da sessão de qualificação do Top 12, com uma linha seca começando a se formar antes do Firestone Fast Six.


Cinco dos seis pilotos na rodada final da qualificação começaram a sessão e permaneceram com pneus slicks alternativos Firestone Firehawk, sendo Lundqvist o único piloto optando por largar com pneus de chuva. Mas os dirigentes da Lundqvist e da Chip Ganassi Racing rapidamente perceberam que essa era a escolha errada e disputaram slicks alternativos após uma volta de saída.


“Foi muito complicado começar com pneus molhados e passar para pneus secos”, disse Lundqvist. “Acho que também fomos os únicos a largar nos pneus de chuva, por isso tive de fazer uma mudança tardia. Mas no final fizemos funcionar e, cara, estou super, super feliz.”


A bandeira vermelha acionada por Power transformou o Firestone Fast Six em uma corrida de uma volta para a pole, enquanto a pista continuava a secar e a ficar mais rápida a cada volta. Lundqvist saltou para o topo e Herta cruzou a linha de tempo para assumir a segunda posição no momento em que a queda assustadora de Newgarden se desenrolava e a subsequente bandeira vermelha encerrava a sessão.



O líder do campeonato, Scott Dixon, largará em 10º após sua melhor volta de 2m01s2671 no 9º PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda na rodada dos 12 primeiros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page