Arvid Lindblad e PREMA Racing conquistaram a primeira vitória na Sprint Race da nova temporada, com o Jovem de 16 anos vencendo saindo do quarto lugar no grid. O britânico administrou bem os pneus e fez valer as ultrapassagens para vencer o ART Grand Prix.
COMO ACONTECEU
Van Hoepen encobriu o companheiro de equipe Nikola Tsolov na corrida para a primeira curva, mas o búlgaro conseguiu contornar o lado de fora e assumir a liderança. Mais atrás, o vencedor da pole na quinta-feira, Dino Beganovic, sofreu danos nas trocas iniciais após contato com Santiago Ramos, da Trident, na Curva 1.
O mexicano caiu para o final do pelotão enquanto o piloto da PREMA Racing fazia reparos no final da primeira volta. Mais tarde, Beganovic recebeu uma penalidade de 10 segundos pelo incidente.
Depois de perder a liderança na pole reversa, van Hoepen conseguiu ficar com seu companheiro de equipe ART e com DRS, o holandês voltou na volta 4 na primeira curva para retomar o primeiro lugar. A batalha continuou colina acima e o búlgaro abriu caminho para voltar a passar para a liderança. A batalha permitiu que Max Esteson se aproximasse dos dois em terceiro.
O companheiro de equipe da ART, Christian Mansell, lutou muito com Sami Meguetounif na volta 5 e, depois de inicialmente perder uma vaga para o piloto da Trident, o australiano abriu caminho para a Curva 1 para o sétimo lugar.
Isso permitiu a Luke Browning, da Hitech Pulse-Eight, o impulso subindo a colina na Curva 4 para fazer uma ultrapassagem por fora dos dois e assumir o P7. Infelizmente para o britânico, a mudança foi concluída fora da estrada e ele recebeu uma penalidade de 10 segundos por sair da pista e ganhar vantagem.
Mais à frente, a batalha principal tornou-se uma luta de cinco carros, com Lindblad e Fornaroli alcançando Esteson. O primeiro conseguiu ultrapassar o piloto da Jenzer Motorsport na volta 9 para o terceiro lugar, e a perda de impulso do americano na primeira curva permitiu ao piloto do Trident passar na saída da curva.
Quando a corrida chegou à metade, van Hoepen retomou a liderança com uma passagem para T1 sobre Tsolov. Mais uma vez, porém, o búlgaro reagiu e ultrapassou seu companheiro de equipe na Curva 8 enquanto lutavam lado a lado.
Na volta 13 e depois de ser rastreado de perto por Lindblad durante várias voltas, van Hoepen se alargou um pouco na Curva 11, abrindo a porta para o piloto da PREMA assumir a segunda posição.
Lindblad ainda não havia terminado e assumiu a liderança da corrida na volta 15 com uma passagem do DRS na primeira curva. Mas Tsolov reagiu imediatamente, retomando a liderança na corrida para a Curva 4 novamente.
Uma volta depois, desta vez o piloto da PREMA fez a manobra na primeira curva, deixando Tsolov com pouca esperança de reagir na saída da curva.
Com uma volta forte, Lindblad saiu do alcance do DRS para o piloto búlgaro, deixando-o para lutar contra os que estavam atrás. Van Hoepen aproveitou ao máximo e passou para segundo a três voltas do fim.
Fornaroli foi o próximo a ocupar o lugar do piloto da ART, ultrapassando Tsolov para a terceira posição na volta 18 na curva 1 durante a travagem.
Depois que Lindblad assumiu a liderança e escapou, não houve como alcançá-lo e ele conquistou a primeira vitória da temporada de F3 de 2024 para a PREMA como o piloto mais jovem do grid de 2024. Van Hoepen também garantiu um pódio para ART em sua estreia, enquanto Fornaroli completou o pódio para Trident em terceiro.
Tsolov terminou em quarto lugar, colocando dois ARTs entre os cinco primeiros, enquanto Tim Tramnitz garantiu o P5 para a MP Motorsport. Gabriele Minì fez um forte avanço até às posições de pontuação e lutou com Esteson pelo sexto lugar na última volta. O piloto americano aguentou apenas 0,004s em uma arrancada na última curva.
Mari Boya, Oliver Goethe e Sami Meguetounif completaram os pontos em oitavo, nono e 10º, respectivamente.
A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
Com a sua vitória na corrida, Arvid Lindblad assume a liderança do Campeonato de Pilotos com 10 pontos, no entanto Laurens van Hoepen está em P2, igual ao vencedor da corrida, graças a garantir o ponto da volta mais rápida. Leonardo Fornaroli está em terceiro no sábado com oito pontos, à frente de Nikola Tsolov, que está em quarto com sete pontos, e Tim Tramnitz em quinto com seis pontos.
Na classificação por equipes, o ART Grand Prix leva a vantagem inicial, com a dupla pontuação valendo-lhes 17 pontos. A PREMA Racing também teve dois de seus três pilotos pontuados e entrou na Feature Race com 14 pontos no P2. Trident está em terceiro, com Fornaroli e Meguetounif somando nove pontos.
A PRÓXIMA ATIVIDADE
A corrida especial de Fórmula 3 está marcada para começar às 12h, horário de Brasília, no Circuito Internacional do Bahrein, no sábado, com Dino Beganovic, da PREMA Racing, saindo da pole.
Comments