Charles Leclerc conquistou uma surpreendente pole position para o Grande Prêmio da Cidade do México, com Carlos Sainz em segundo, dando à Ferrari um notável bloqueio na primeira linha, já que o atual campeão mundial Max Verstappen conseguiu apenas o terceiro lugar.
Verstappen foi a classe do campo durante os treinos, superando todas as três sessões com Leclerc fora dos 10 primeiros no TL3, enquanto a Ferrari parecia ser a quarta mais rápida, na melhor das hipóteses.
Mas a Ferrari saiu do mato no Q3, com Leclerc bombeando um sensacional 1m 17,166, apenas 0,067s à frente de Sainz nas primeiras voltas, com Verstappen um décimo atrás, em terceiro.
O trio voltou aos boxes para comprar pneus macios novos, mas, incomumente, nenhuma das Ferrari conseguiu melhorar na segunda volta. Verstappen foi mais rápido, mas ainda não foi o suficiente para arrebatar a pole, o que significa que Leclerc conquistou poles consecutivas.
Logo atrás deles estava Daniel Ricciardo, que apresentou seu melhor desempenho em anos e ficou em quarto lugar.
O australiano foi rápido durante todo o fim de semana no AlphaTauri – e aproveitou ao máximo o reboque do companheiro de equipe Yuki Tsunoda nos dois primeiros segmentos da qualificação.
Mas quando ele fez tudo sozinho no Q3 – com Tsunoda saindo no Q2 sabendo que largaria de trás por causa de uma série de penalidades por mudanças de motor e caixa de câmbio – ele ainda fez o trabalho, dando à AlphaTauri sua melhor posição no grid. Do ano.
O favorito da casa, Sergio Perez, melhorou em sua segunda volta para ficar em quinto, um quarto de segundo atrás do ritmo, com Lewis Hamilton, o Mercedes líder, em sexto.
Oscar Piastri foi o único representante da McLaren na disputa de pênaltis entre os 10 primeiros, após a saída surpresa de Lando Norris no Q1, e terminou em sétimo, uma fração à frente de George Russell.
Isso deixou a Alfa Romeo fechando o top 10, com Valtteri Bottas ultrapassando o companheiro de equipe Zhou Guanyu para nono. Houve desgosto para Alex Albon, que estrelou os treinos e parecia estar no Q3, apenas para ter seu tempo excluído por causa dos limites da pista.
Confira o grid completo: click aqui
A próxima atividade
O Grande Prêmio da Cidade do México de 2023 começa às 17h, horário de Brasilia, no domingo. Leclerc conseguirá segurar Sainz e Verstappen, que serão rebocados no longo percurso até a Curva 4 na largada?
Comments