O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco com uma impressionante exibição de qualificação em casa, levando a melhor sobre o rival da McLaren, Oscar Piastri, e o companheiro de equipe da Ferrari, Carlos Sainz, na importante sessão de decisão do grid de sábado.
Leclerc evitou qualquer deslize para passar com segurança pelo Q1 e Q2 antes de liberar todo o seu potencial no Q3, onde registrou provisoriamente um tempo de 1m 10,418s e depois melhorou com um elétrico 1m 10,270s – um alvo que nenhum de seus rivais conseguiu bater.
Piastri chegou mais perto de colocar sua McLaren em segundo lugar, à frente de Sainz e seu companheiro de equipe Lando Norris, enquanto o atual campeão mundial Max Verstappen teve que se contentar com o sexto lugar depois de bater no muro em Sainte Devote em sua última volta de qualificação.
Isso significa que a série de pole positions consecutivas do holandês chega ao fim – tendo conquistado as últimas oito consecutivas e empatado com Ayrton Senna na lista de todos os tempos – e deixa-o com muito trabalho para fazer no dia da corrida.
Os pilotos da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, colocarão Verstappen no grid em quinto e sétimo, respectivamente, enquanto Yuki Tsunoda da RB, Alex Albon da Williams e Pierre Gasly da Alpine estrelaram para chegar ao Q3.
Esteban Ocon não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe Gasly, pois perdeu por pouco o corte do Q2 a caminho do 11º lugar na segunda das máquinas Alpine, enquanto a recente estrela da qualificação Nico Hulkenberg teve que se contentar com o 12º depois de liderar brevemente nos primeiros minutos. do primeiro trimestre.
Espelhando a experiência de Ocon, Daniel Ricciardo não conseguiu passar do 13º lugar e teve que assistir Tsunoda liderar o ataque de RB na disputa do poste, enquanto Lance Stroll da Aston Martin e os outros Haas de Kevin Magnussen completavam a ordem do Q2.
Uma primeira fase de qualificação dramática, que trouxe vários incidentes relacionados com o trânsito e muitas disputas pela posição na pista, reivindicou dois grandes nomes: Fernando Alonso e Perez, que voltarão a alinhar em 16º e 18º, respectivamente, para o Grande Prémio de domingo.
Logan Sargeant está definido para começar entre os já mencionados pilotos da Aston Martin e da Red Bull em sua Williams, enquanto o fim de semana de Kick Sauber na retaguarda continuou com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu terminando a qualificação como os corredores mais lentos.
Citação chave
“Foi bom”, disse Leclerc. “A sensação depois de uma volta de qualificação é sempre muito especial aqui. Muito, muito feliz com a volta, a emoção é tão grande. É uma sensação muito boa, mas agora sei com mais frequência do que no passado que a qualificação não é tudo. Por mais que ajude muito para a corrida de domingo, precisamos juntar tudo chegando no domingo.
“Nos últimos anos não conseguimos fazer isso. Mas somos uma equipa mais forte, estamos numa posição mais forte e tenho a certeza que podemos alcançar grandes coisas amanhã e, obviamente, a vitória é o objetivo.”
Que venha a corrida!!!
O Grande Prêmio de Mônaco de 2024 está programado para começar às 10h, horário de Brasília, no domingo.
Comentarios